Pular para o conteúdo principal

AQUIETE-SE

 

No capítulo 14 do Livro de Êxodo encontramos um ensinamento importante, que hoje quero destacar, a respeito de como deve ser nossa postura para ouvir a voz de Deus. A situação do capítulo 14 de Êxodo é a da saída do povo hebreu do Egito. Faraó, após as dez pragas, havia permitido que Moisés saísse do Egito levando seu povo e tudo quanto os pertencia (e até mesmo ouro, prata e vestes dadas pelos egípcios), porém algum tempo depois resolvera voltar atrás e recapturar o povo hebreu.

A perseguição

Nesse momento Deus havia determinado ao povo que parassem em frente ao mar. Quando Faraó e seu exército os alcançou, o povo hebreu se desesperou e passou a clamar ao Senhor, mas também a protestar contra Moisés dizendo: “Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.” (Ex. 14. 11-12).

Nesse momento Moisés inspirado por Deus diz: “Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.” (Ex. 14. 13-14).

Quão grande benção teriam perdido se não aquietassem o coração e se calassem.

Muitas vezes deixamos de ver as maravilhas que o Senhor faz a nosso favor simplesmente porque não nos aquietamos e não nos calamos. Existem muitas vozes no mundo e se não nos calamos e nos aquietamos para deixar Deus agir poderemos nos confundir e seguir o caminho errado.

O povo hebreu se vendo encurralado entre o mar e o exército egípcio angustiou-se e sua reposta à angustia foi desejar ter permanecido no Egito, mas essa não era a resposta correta e muito menos o plano de Deus. O Senhor guardava maravilhas para aquele povo, as quais não seriam percebidas e, talvez, nem recebidas caso eles não aquietassem o coração e permanecessem calados aguardando a orientação divina com fé inabalável.

Ouvir a Deus

Quando Jesus diz que para orar devemos entrar em nosso quarto, fechar a porta e orar em secreto (Mt. 6.6), Ele também está revelando que precisamos nos afastar das distrações do mundo. Deus não precisa do silêncio para ouvir-nos, mas nós muitas vezes sem ele não conseguimos ouvir as orientações do Pai.


No relato da fuga do povo hebreu de Êxodo capítulo 14, de fato, Deus revelou seu poder dizendo a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.”. E o que vemos na sequência do relato é a travessia maravilhosa do povo hebreu pelo meio do Mar Vermelho e a tentativa dos egípcios de fazerem o mesmo, sendo todos eles, porém, engolidos pelas águas.

O que poderia ter acontecido se o povo, não ouvindo as palavras de Moisés, tivessem resolvido se entregar aos egípcios e voltar como escravos? Ou se tivessem resolvido enfrentar seus verdugos em defesa da própria liberdade? Quão grande benção teriam perdido se não aquietassem o coração e se calassem.

Muitas vezes diante de todos os prognósticos contrários o que precisamos fazer é apenas aquietar o coração, calar a nossa voz e esperar o agir de Deus.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe