Pular para o conteúdo principal

OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS


Possivelmente você já ouviu a expressão que diz que a fé vem pelo ouvir. Essa expressão de fato é bíblica e encontra-se na carta de Paulo aos romanos, capítulo 10, versículo 17.
A versão da Bíblia de João Ferreira de Almeida Corrigida e Revisada, Fiel, traz esse versículo da seguinte forma: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. ” (Rm.10.17).
Paulo, no versículo anterior cita um texto de Isaías que se refere à pregação do profeta e, talvez, por esse motivo, a versão da Bíblia de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada traz esse versículo como segue: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. ” (Rm. 10.17).

O  texto grego

Rm. 10.17
Em essência os textos de ambas as versões transmitem a mesma mensagem divina, no entanto no texto do original grego a palavra utilizada é ακοης (akoês) que significa ouvir, conforme foi traduzido na versão Corrigida e Revisada de Ferreira de Almeida.
Porém se observarmos mesmo na versão que traduz a palavra grega ακοης (akoês) por pregação percebermos ao final do versículo que essa pregação é “pela palavra de Cristo” e não da palavra de Cristo, ou seja, o texto não se refere apenas à necessidade de escutarmos a Palavra de Deus, mas de ouvi-la.
Talvez a versão que interpreta a palavra grega como pregação transmita a algumas pessoas a falsa impressão de que a maneira ideal, ou mesmo a única maneira, de obtermos o conhecimento de Deus seja por meio das pregações, por isso se limitam a ir aos cultos nas suas congregações e não dedicam mais nenhum momento de suas vidas ao estudo da Palavra de Deus.
Porém o texto original na verdade nos afirma que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus e não apenas ouvir a Palavra de Deus como se escuta um barulho qualquer.

Escutar e ouvir

Existem ao menos duas diferenças entre escutar e ouvir. A Primeira é que quando escuto algo uso meus órgãos auditivos para perceber algum estímulo do ambiente e percebo o som. Quando ouço, aquele som me diz algo e eu apreendo sua mensagem. A segunda diferença é que posso ouvir mesmo no silêncio. Quando leio, mesmo em silêncio, cada palavra lida se repete em minha mente e estimula as mesmas regiões cerebrais responsáveis por interpretar a mensagem que são estimuladas quando escuto alguém falar. Quando estou lendo a Bíblia com atenção e interesse, mesmo sozinho, em silêncio, estou também ouvindo da Palavra de Deus.

...quando escuto algo uso meus órgãos auditivos para perceber algum estímulo do ambiente e percebo o som. Quando ouço, aquele som me diz algo e eu apreendo sua mensagem

O apóstolo Paulo nos afirma em seu texto que o importante não é escutar alguém pregando a Palavra do Senhor, não é ir apenas a igreja ouvir o pastor falar e depois continuar sua vida normalmente como sempre fez; não é escutar a Palavra de Deus mas ouvir da Palavra de Deus, ouvir dela o que ela tem a lhe dizer, a orientação que ela tem a lhe dar. O importante é ouvir daquela Palavra que é tão poderosa que “penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb. 4.12) e ser transformado por ela.
Se você conheceu a Palavra de Deus e ainda não sentiu um impulso transformador em seu caráter, em sua forma de viver, você pode estar escutando pregações, mas ainda não está verdadeiramente ouvindo da Palavra de Deus.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

  1. uma excelente explanação no que consiste o entendimento da relação entre fé e razão

    ResponderExcluir
  2. Eu amei a explicação. Com ela da para entender plenamente a diferença de ouvir a palavra para ouvir da palavra.

    ResponderExcluir
  3. Otimo texto. A fé que vem pela rhema te faz questionar o porquê tal situação não acontece comigo. Se Deus prometeu, é verdadeiro e tem que se cumprir. Então, isso me leva a buscar colaborar com as promessas, para que Deus cumpra em minha vida todos os seus planos. E então nada me será impossível, porque o próprio Espírito me dirá isso a cada momento, e vou curar doentes, libertar, pregar e viverei por cima das circunstâncias, como águias e não como patos. E manifestarei o evangelho de Jesus, cheio de verdade, fé e poder, para a glória de Deus.
    Uma pessoa que entra nessa linha de fé recebe dons, sabedoria, direcionamento, conforto, porque entende que não há limites para o que crê, e que Deus não tem interesse em limitar nada, dando a cada um conforme a sua sede. Porque os desejos da pessoa que exalta e ama a Deus de todo o coração começam a se fundir com os desejos do próprio Deus, e então dá espaço para que se cumpra a promessa: Deleite-se no Senhor e ele realizará os desejos do seu coração. Vai realizar os desejos dele que ele colocou em seu coração enquanto você o amava de verdade. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Não acho que esse seja o significado da passagem. O texto faz duas afirmações: 1) A fé vem pelo ouvir e 2) O ouvir vem pela Palavra de Cristo. O texto não está dizendo que o ouvir é da Palavra de Cristo. Não se trata de OUVIR A ou OUVIR DA, mas sim OUVIR PELA. Não existe essas ideias de ouvir a Palavra de Cristo ou ouvir da Palavra de Cristo no texto original. O texto original grego utiliza a palavra grega διά (diá). Esta palavra significa "por meio de", "através de" ou "por causa de". Esta palavra grega está presente na palavra DIAGONAL, por exemplo. GONO do grego significa CANTO ou VÉRTICE. DIÁ significa através. DIA+GONAL significa "aquilo que atravessa de um canto a outro". Ou seja, o OUVIR vem POR MEIO da Palavra de Cristo. Ou então, o OUVIR vem ATRAVÉS da Palavra de Cristo. Ou então, o OUVIR vem POR CAUSA da Palavra de Cristo. Para chegarmos a uma interpretação muito melhor, basta tentarmos entender por que o apóstolo estaria dizendo que o ouvir acontece por causa ou por meio da Palavra de Cristo. Por que as pessoas ouvem a mensagem do Evangelho? Por que a mensagem do Evangelho chega até os ouvidos dos descrentes? Simples. Porque Cristo ordenou: ide e pregai a toda criatura. Além disso, é só lembrar daquilo que o apóstolo diz um pouquinho antes no texto da MESMA CARTA: "Como ouvirão se não há quem pregue? Como pregarão se não forem enviados?" Romanos 10:14-15. Ou seja, o apóstolo está repetindo a mesma ideia dita anteriormente. O que São Paulo está dizendo é: para que os descrentes creiam, alguém precisa evangelizá-los (a fé vem pelo ouvir), mas para que alguém evangelize precisa ser enviado (o ouvir, a pregação para os descrentes, se dá através da ordenança da Palavra de Cristo; o ouvir vem pela Palavra de Cristo).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe