Pular para o conteúdo principal

O QUENTE, O MORNO E O FRIO - PARTE 2

Na Primeira Parte deste estudo compreendemos as características do quente, do morno e do frio citados na carta à Igreja de Laodiceia que encontramos no capítulo 3 de Apocalipse. Neste post abordaremos os motivos de Deus demonstrar preferência por aqueles que são quentes e os que são frios em detrimento dos que são mornos em sua relação com Ele no texto de Apocalipse.

No que diz respeito aos que são quentes é fácil entender por que o Senhor os prefere no texto de Apocalipse: Deus ama os que O amam (Pv. 8.17)

Os Frios

Quanto ao ser frio, encontramos no texto bíblico diversas afirmações que nos esclarece por que Deus, na carta à igreja de Laodiceia em Apocalipse, não os vomita juntamente com os mornos: Jesus afirma que não veio para os sãos, mas para os doentes (Mc. 2.17); na parábola das bodas são as pessoas que não haviam sido convidadas para festa inicialmente as que desfrutam do banquete (Mt. 22. 1-14); Paulo na carta aos romanos, citando Isaías diz: “E Isaías a mais se atreve e diz: Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim.” (Rm. 10.20); o mesmo apóstolo também pergunta: “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm. 10.14).

Rm. 10.14

Como falado anteriormente os mornos não são os que estão no caminho da comunhão com Deus, esses são os quentes, pois comunhão perfeita, completa, plena só ocorrerá na Glória, após o Dia do Senhor. Os mornos são os que embora tenham conhecido a Deus O rejeitaram. Não se tornam frios porque uma vez tendo conhecido a Deus, a centelha do Espírito sempre estará presente ainda que não se dê ouvidos a Ele.  Os frios são, portanto os que ainda não conhecerem a Deus.

A Diferença

A diferença entre os frios e os mornos é que os frios ainda podem ser tocados pelo Espírito de Deus e terem suas vidas completamente transformadas, podem se arrepender de seus pecados e se entregar inteiramente ao Senhor, porém os mornos já sentiram esse toque, esse chamado, talvez até tenham se empolgado por um tempo, mas como Jesus exemplifica na parábola do semeador (Mt. 13. 1-23) abandonaram a Palavra e se tornaram surdos para a voz de Deus. Os frios talvez ainda não tenham tido a oportunidade de conhecer a Deus, mas ao ouvir a Sua voz poderão dizer: eis-me aqui. Os mornos transformaram o servir a Deus em obras de aparência, em pregação fútil, em comportamento dissimulado, em hipocrisia; nas palavras de Jesus: Sepulcros caiados por fora, mas cheios de imundícia por dentro (Mt. 23.27).

Se você é morno para com Deus ouça Jesus dizendo: “Eis que estou à porta e bato...

Tomando emprestada a lógica aristotélica, o quente seria a mediania, o frio a falta por ainda não conhecer a Deus e o morno o excesso pois, embora tenha conhecido o Senhor, se acha superior a Ele e pensa que qualquer coisa que fizer para Deus é um favor, por isso faz Sua obra relaxadamente (Jr. 48.10). Aliás a soberba de se achar igual a Deus foi o início da queda de Lúcifer.

Sobre o estado daqueles que são vomitados pelo Senhor é que o escritor da Carta os Hebreus diz: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.” (Hb. 6.4-6).

Se você é morno para com Deus ouça Jesus dizendo: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” (Ap. 3.20), arrependa-se dos seus pecados e “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Is. 55.6).

Encerramos aqui este rápido estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe