O apóstolo Tiago em sua epístola afirma que: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tg. 1.27).
Religião
Essa afirmação pode parecer
estranha para nós se imaginarmos o termo religião significando apenas a
dimensão institucionalizada de determinada fé, como por exemplo a religião
protestante ou a religião católica ou a judaica etc. Porém a palavra grega
utilizada nesse texto é: Θρησκεία
(thréskeia), que também significa serviço da divindade, culto da divindade,
culto de Deus. Tal substantivo é derivado do verbo grego Θρησκεύω (thréskeuo) que
significa observar normas religiosas, celebrar com culto, honrar com cerimônias
religiosas.
Dessa forma percebemos que o apóstolo não está se referindo ao aspecto institucionalizado da religião cristã, mas de seu aspecto prático. De fato, isso fica claro se tentarmos substituir no texto a palavra religião por alguma profissão de fé. Por exemplo, a frase “O protestantismo puro e sem mácula para com o nosso Deus e Pai...” ou ainda “O catolicismo puro e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai...” não faria qualquer sentido.
No entanto se entendermos a
palavra Θρησκεία (thréskeia)
como culto (religioso), ou seja, como a prática religiosa, apreenderemos o que
de fato o apóstolo queria expor.
Honrar a Deus
Tiago está afirmando que para
honrarmos a Deus, para O cultuarmos de forma pura é preciso irmos além da
liturgia, é preciso romper os muros de nossa igreja e agirmos em favor das
pessoas, das comunidades, da sociedade, daqueles que sofrem. O próprio apóstolo
escreve no capítulo 2 da mesma epístola: “Meus irmãos, qual é o proveito, se
alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé
salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados
do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz,
aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual
é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está
morta.” (Tg. 2. 14-17).
Os ritos litúrgicos têm sua importância, mas se seu viver religioso se resume a eles você não está cultuando ao Senhor de forma pura...
A mensagem se refere então a
necessária prática cristã, pois naquela época (como ocorre ainda hoje) alguns
achavam que bastava cumprir certos rituais para se dizer cristão. Entravam e
saiam da igreja vivendo nos mesmos pecados, mas se achavam “quites” com Deus
pelo fato de cumprirem determinada liturgia.
O cristianismo é a religião do
amor e este só existe na prática de amar a Deus e ao outro, de ajudar, de
cooperar com o bem do próximo, de abandonar o egoísmo de pensar só em si, de
clamar só por si.
Os ritos litúrgicos têm sua
importância, mas se seu viver religioso se resume a eles você não está
cultuando ao Senhor de forma pura, não importa com que perfeição e respeito
você os execute.
Tiago completa sua descrição do
culto puro e sem mácula dizendo que devemos nos manter “incontaminados do
mundo”, ou seja, livres das concupiscências, do pecado, do egoísmo. É
importante notarmos que manter-se incontaminados do mundo não é suficiente, e
na verdade nem possível, para honrar a Deus de forma pura, pois sem a prática
do amor ao próximo, obra necessariamente consequente da fé, é impossível
agradar a Deus (Hb. 11.6).
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