Pular para o conteúdo principal

USOS E COSTUMES - PARTE 2

Na Primeira Parte deste estudo descobrimos que a cidade de Corinto era uma cidade repleta de ideias pagãs e que Paulo escreve àquela Igreja com o intuito de esclarecer dúvidas e de orientar o comportamento. Neste post buscaremos entender qual o valor para os dias atuais das orientações paulinas acerca de comportamento dadas aos irmãos de Corinto.

O Contexto

É fácil perceber que Paulo está tratando de costumes locais e de nenhum modo os relacionando como se fossem critérios universais e muito menos como exigências para a salvação. Veja, o apóstolo escreve: “Portanto, se a mulher não usa véu, nesse caso, que rape o cabelo. Mas, se lhe é vergonhoso o tosquiar-se ou rapar-se, cumpre-lhe usar véu.” (1Co. 11.6). Porém encontramos no livro de Gênesis o seguinte texto: “Então, ela despiu as vestes de sua viuvez, e, cobrindo-se com um véu, se disfarçou, e se assentou à entrada de Enaim, no caminho de Timna; pois via que Selá já era homem, e ela não lhe fora dada por mulher. Vendo-a Judá, teve-a por meretriz; pois ela havia coberto o rosto.” (Gn. 38. 14-15).

Percebemos que se a mulher usar o véu em Corinto demonstrava respeito e santidade, em Enaim a caracterizava como prostituta cultual do paganismo.  

O costume a respeito de como se vestir, na história da humanidade, sempre esteve relacionado à cultura local, à época, por vezes à posição social, dentre outros determinantes, e no caso da carta de Paulo não era diferente.

Uma igreja recém nascida não poderia sobreviver se não fossem estabelecidos marcos, padrões que seus membros deveriam seguir e Paulo tratou de estabelece-los, evidentemente sob a inspiração do Senhor que sabia das necessidades daquele povo. Ainda hoje é assim. Infelizmente a falta de orientação de algumas igrejas cristãs hodiernas tem feitos surgirem verdadeiras aberrações bíblicas.

...o princípio ético da necessidade de ordem e decência dentro da igreja, que estava contido nas orientações paulinas aos coríntios, esses devem permanecer até os dias atuais.

Na época dos apóstolos, em virtude da influência helenista dentro da recém surgida igreja, despontaram diversas heresias que negavam por vezes a própria essência do cristianismo. Nessa época foram escritos muitos livros apócrifos repletos de contos mágicos a respeito de Jesus. A prioridade então era se estabelecer a unidade da igreja e a distinção entre o que era a fé cristã e o que era o paganismo.

É com esse objetivo que Paulo estabelece critérios como: “No caso de alguém falar em outra língua, que não sejam mais do que dois ou quando muito três, e isto sucessivamente, e haja quem interprete.” (1Co. 14.27) ou como “conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina.” (1Co. 14. 34)

A Ética

Não podemos considerar certas orientações que se aplicavam ao caso específico da igreja de Corinto como regra de fé para todos os cristãos da época e muito menos para cristãos de épocas e regiões completamente diversas daquela. Quanto a isso o próprio apóstolo nos esclarece quando escreve: “Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.” (1Co. 11.16).

1Co. 11.16

As Escrituras Sagradas são repletas de normas jurídicas, rituais e morais, porém todas elas são fundamentadas em um princípio ético, a ética do Senhor, e esse é imutável, como o próprio Deus (Ml. 3.6). Porém a forma não é o fundo e por isso algumas dessas normas, desde que não neguem sua essência, podem e devem ser atualizadas.

No entanto é evidente que o princípio ético da necessidade de ordem e decência dentro da igreja, que estava contido nas orientações paulinas aos coríntios, esses devem permanecer até os dias atuais. É indiscutível que não se pode realizar uma celebração religiosa sem o mínimo de organização e é necessário que usemos sempre de bom senso no vestir, no falar e na forma de se portar dentro da Casa de Deus.

Encerramos aqui este rápido estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe