Pular para o conteúdo principal

O ÚNICO QUE PODE LEVAR O HOMEM AO INFERNO

Se alguém perguntar quem é o único ser que pode levar o homem ao inferno, algumas pessoas provavelmente responderão que esse ser é Satanás, porém posso afirmar que essa resposta não está fundamentada na bíblia e, portanto, está incorreta.

É certo que a bíblia afirma que o inimigo anda em derredor como leão procurando alguém para devorar (1Pe. 5.8) no entanto essa afirmação se refere às artimanhas do diabo para nos derrubar e não que ele tenha de fato poder para irresistivelmente fazê-lo.

O Pecado Original

1Jo. 1.9

Vejamos primeiramente a descrição do pecado original nas escrituras. Adão foi advertido por Deus para que não comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn. 2.17). A serpente (o Ser maligno) usou do desejo de Eva, que conhecia a determinação dada por Deus, e de argumentos maliciosamente articulados para convencê-la a desobedecer ao Senhor e ela, por sua vez ofereceu o fruto ao marido que também comeu (Gn. 3.6).

Percebamos que embora Satanás tenha usado de malícia para persuadir Eva, ele não a obrigou a fazer coisa alguma. A decisão de preferir as palavras do Diabo às determinações de Deus foi exclusivamente dela e posteriormente também de Adão. No relato bíblico a mulher foi iludida por alguém astuto (Satanás) que se utilizou de desejos lícitos dela (o desejo de se alimentar, desejo pelo belo e o de buscar entendimento) distorcendo-os em concupiscências (Gn. 3.6) e de meias verdades (Gn. 3.5) para fazê-la pecar. Aliás, sobre tais desejos adulterados o evangelista João afirma que de modo algum vêm do Senhor (1Jo. 2.16).

O apóstolo Tiago é muito claro quando nos esclarece o processo do pecado deixando evidente que não podemos creditar a outrem a nossa queda, quando diz: “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg. 1. 14-15).

A Condição Humana

É fato que o pecado gera a morte eterna (o inferno) e que muitas vezes precisamos presenciar uma luta entre nosso espírito e nossa carne (Gl. 5.17) e que algumas vezes não saímos vencedores nessa luta (Rm. 7.19) porém Deus nunca nos deixa desamparados pois nas tentações Deus sempre nos proverá livramento (1Co. 10.13) de forma que possamos resistir ao Diabo (Tg. 4.7). Ao tomarmos o relato de Caim, por exemplo, percebemos que Ele sempre nos avisa do perigo da queda antes que ela de fato aconteça. (Gn. 4.7). Porém, ainda que caiamos, se nos arrependermos e confessarmos Ele nos perdoará, nos livrando da morte eterna (1Jo. 1.9).

Ao consentirmos com o pecado e nos comprazermos nele estaremos nós, e não Satanás, decidindo o nosso destino eterno...

Portanto, percebemos que Satanás pode sugerir ideias pecaminosas, ofertar oportunidades para o erro, criar condições propícias à queda, ele pode até nos levar à beira do precipício, mas ele nunca nos poderá empurrar para baixo, do contrário ele nos estaria tirando uma condição que Deus nos deu: a condição de seres humanos racionais e, portanto, com a capacidade de fazer escolhas baseadas em consequências possíveis.  Se Satanás pudesse fazer isso estaria nos eximindo da responsabilidade do ato mal e, consequentemente, nos livrando da condenação.

Deus nos fez humanos ao nos dar de forma especial o Seu Espírito (Gn. 2.7) e só Ele poderia nos tirar essa condição, por isso nos diz que não devemos temer àquele que pode matar o corpo (Mt. 10.28).

Dessa forma é fácil perceber que apenas um ser pode nos levar ao inferno: nós mesmos. Ao consentirmos com o pecado e nos comprazermos nele estaremos nós, e não Satanás, decidindo o nosso destino eterno no inferno. Portanto evitemos a justificativa simplória de culparmos outros (inclusive o Diabo) pelos nossos erros e assumamos nossos pecados nos arrependendo e confessando-os à Deus porque assim, em comunhão com Cristo, seremos salvos.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe