Pular para o conteúdo principal

TER FÉ

Certa vez ouvi alguém comentando que nós temos fé o tempo inteiro: por exemplo – esclarecia a pessoa que comentava – quando passamos de carro sobre uma ponte temos fé de que ela não irá cair com o nosso peso. Essa definição, embora possa parecer atraente na argumentação de que todos nós somos capazes de ter fé em Cristo uma vez que temos fé em tantas coisas banais, na verdade não condiz com o sentido escriturístico de fé.

Para entendermos bem o que a Bíblia Sagrada nos revela a respeito de fé precisamos ver inicialmente a carta aos hebreus em seu capítulo 11, versículo primeiro que diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” (Hb. 11.1). Esse texto já nos esclarece que fé não pode ser simplesmente o ato de acreditar que algo vai ou não vai acontecer.

Fé x Acreditar

Fé, como diz o texto, tem relação com certeza, com convicção, porém certeza e convicção de coisas que não são evidentes ou que ainda não estão visivelmente presentes.

No exemplo da ponte sabemos que esses equipamentos urbanos são construídos sob rígidas leis de segurança e envolve a participação de equipes técnicas capacitadas no seu planejamento e construção, dessa forma a razão nos leva a crer que ela resistirá sem danos ao fluxo de carros sobre ela. Há, portanto, entre a fé descrita nas Escrituras Sagradas e esse tipo de crença na ciência humana certa diferença de forma e de conteúdo.

Não podemos, pois, banalizar a fé de forma a confundi-la com a crença baseada apenas em conhecimentos humanos...

A crença na precisão científica se fundamenta puramente na razão que por meio de processo lógico, baseado em algum conhecimento prévio, chega à determinada conclusão, que pode estar certa ou não. A fé bíblica tem relação com o Espírito Santo de Deus e mesmo que todos os nossos conhecimentos prévios apontem para o resultado oposto do objeto da fé esta permanece inabalável.

Voltando ao exemplo da ponte, desde a infância todos nós vemos, mesmo que somente pela televisão, carros passando sobre pontes e isso nos dá a sensação de que todas as pontes são seguras. O escritor da epístola aos hebreus revela que a fé é a convicção de fatos que não se veem.

A Esperança

Rm. 8.24-25

A fé também tem relação, conforme o texto bíblico, com esperança e a esse respeito o apóstolo Paulo é muito claro quando, escrevendo aos romanos, diz: “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.” (Rm. 8.24-25).

Para termos fé, portanto, necessitamos buscar a comunhão com Deus, para crer precisamos apenas de informações preliminares a respeito de algo. Aliás a esse respeito Tiago nos esclarece que: “Até os demônios creem e tremem.” (Tg. 2.19b).

Não podemos, pois, banalizar a fé de forma a confundi-la com a crença baseada apenas em conhecimentos humanos que, inclusive, nem sempre são verdadeiros. A fé diz respeito a nossa relação com o Senhor e, como bem esclarece o apóstolo Paulo, é apenas mediante a ela que a Graça de Deus nos oferta a salvação. (Ef. 2.8).  

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

  1. Muito bom esse blog ! por favor continue postando !

    ResponderExcluir
  2. Vi um artigo teu de 2015 falando sobre o Baruque em Je 45:5, fiquei muito feliz com o post pois me esclareceu dúvidas que eu tinha. Fui ver se vc atualizava o blog e vi que sim. Muito bom, obrigado, tenha certeza que está ajudando muita gente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe