Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO

É provável que todos os irmãos já tenham ouvido, dentro das suas congregações, a palavra ministério.  É comum ouvirmos sobre “assumir ministério”, “aceitar seu ministério” e outras expressões semelhantes.
Normalmente tais expressões, quando ouvidas dentro da igreja, nos traz à mente a ideia dos ministérios pastoral ou levítico, compreendido equivocadamente como única e exclusivamente ligado a cantores e instrumentistas, ou, quando muito, ao ministério de missões.
É evidente que os ministérios citados são abençoados por Deus e fundamentais a Sua igreja, no entanto, serão mesmo estes os únicos existentes na Casa de Deus? Ou, ainda, seriam apenas esses os dignos de nota?

Os levitas

Iniciarei esta reflexão com o versículo 15 do capítulo 35 do segundo Livro das Crônicas que, para mim, é muito esclarecedor a esse respeito. Neste versículo é dito que no momento da celebração da Páscoa, narrada na primeira metade do capítulo 35, os cantores estavam em seus lugares, segundo o mandado de Davi, de Asafe, Hemã e de Jedutum, como também os porteiros não necessitaram de se desviar do seu ministério, porque seus irmãos, os levitas, preparavam o necessário para eles.
Mt. 18.4
Embora a palavra hebraica עבדתם (abhodhâthâm) tenha sua raiz na palavra עבודה )abhodhâh(, que significa trabalho, ela foi apropriadamente traduzida na ARA por ministério, pois de fato o trabalho dos porteiros da Casa de Deus era e continua sendo um ministério, pois assim como cantores, pastores e diáconos eles também estão servindo ao Senhor.
Outro ponto importante é que o texto cita os porteiros e seus irmãos levitas que preparavam o necessário para àqueles. Se lermos o capítulo 23 do Primeiro Livro das Crônicas veremos que o rei Davi quando já “farto em dias” (1Cr. 23.1) ajuntou todos os príncipes de Israel como também os sacerdotes e os levitas (1Cr. 23.2) e dentre estes últimos, foram contados os acima de 30 anos e se achou trinta e oito mil homens (1Cr. 23.3).
Dentre estes levitas contados haviam os superintendentes da Obra da Casa do Senhor, os oficiais e juízes, os porteiros e os que louvavam o Senhor com os instrumentos que Davi fez. Fica muito claro, portanto, que os porteiros e os responsáveis pelas obras também eram levitas e tinham seu ministério.
Encontramos, ainda, no capítulo 6 do Segundo Livro de Samuel o relato de que o Rei Davi juntou o povo de Israel para buscar a Arca de Deus que estava em Baalá, Judá (2Sm. 6. 1-2). No caminho Uzá, filho de Abinabe, que era um dos que trazia a Arca, foi atingido pela Ira do Senhor (2Sm. 6.7) e isso deixou Davi temeroso (2Sm. 6.9) e fez com que o rei desistisse de levar a Arca, naquele momento para Jerusalém, e resolvesse deixar a Arca na casa de Obede-Edom, o heteu (2Sm. 6. 10).

A honra do ministério

O escritor bíblico revela em seguida que a Arca ficou na casa de Obede-Edom por três meses e que o Senhor o abençoou e a toda sua casa (2Sm 6.11) e quando lemos o capítulo 26 do Primeiro Livro de Crônicas ficamos sabendo que Obede-Edom tinha oito filhos e que todos eles, inclusive o próprio Obede-Edom, eram porteiros da Casa de Deus.
Aquele homem recebeu a Arca do Senhor e foi abençoado por Deus, ele e toda a sua casa, e nem por isso deixou de ser porteiro e passou a ser líder, profeta, general, príncipe ou qualquer outra função de destaque. Por que? Simplesmente porque todos são importantes na Casa de Deus (1Co. 12.20). O fato de poder servir ao Senhor que fez os céus e a terra já é uma grande benção e aos olhos do Senhor todos são igualmente importantes.

Lembremos do alerta do Mestre que nos orienta a buscarmos os últimos lugares...

No entanto, sejamos sinceros, quem de nós louvaria a Deus e se sentiria honrado se recebesse de seu pastor o ministério da portaria, da limpeza ou da cozinha?
É necessário fazermos uma reflexão profunda sobre a quem desejamos agradar quando buscamos ministérios na igreja, a Deus ou ao nosso ego? Ao noivo Jesus Cristo ou a nosso orgulho e vaidade? Queremos honrar ao Senhor com o nosso serviço ou queremos ser honrados pela nossa posição?
O ministério pastoral, diaconal, missionário e de louvor são, sem dúvida, importantes, mas, a rigor, todos os ministérios são, pois são dados pelo Senhor, do contrário não serão ministérios, apenas uma função, sem qualquer relação com a verdadeira Igreja.

Lembremos do alerta do Mestre que nos orienta a buscarmos os últimos lugares quando formos convidados àquele casamento (Lc. 14. 8-11) e a nos convertermos e termos a humildade de uma criança, pois do contrário jamais entraremos no Reino dos Céus (Mt. 18.3-4).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. Devemos receber como uma dádiva. Sempre haverá pessoas precisando das nossas orientações, é assim que vejo uma responsabilidade, quando me é entregue.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, é mesmo desta forma que devemos agir com nossas responsabilidades, seja em qual campo da vida for.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Amém!
    O Senhor é nossa primícias
    Temos que fazer o melhor em sua obra!
    E agradecer pelo ministério que Ele nós concedeu!
    E verdade todos os ministérios são importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã. É verdade irmã, devemos sempre louvar ao Senhor pelo Ministério que Ele nos dá, afinal poder participar da Obra de Deus já é uma grande benção. Fique na Paz.

      Excluir

Postar um comentário

Compartilhe