Pular para o conteúdo principal

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SER USADO POR DEUS

A Palavra de Deus relata que, após saírem do Egito, os filhos de Israel se acamparam nas campinas de Moabe. (Nu. 22.1). Balaque, rei dos moabitas (Nu.22.4) temeu ao povo de Israel e mandou chamar Balaão para que amaldiçoasse aquele povo (Nu. 22.5-6).
Quando os mensageiros de Balaque chegaram a Balaão, este pediu para que eles dormissem aquela noite ali, pois Balaão esperaria ouvir a voz do Senhor e os diria o que o Senhor lhe orientasse. (Nu. 22.8)
O Senhor fala com Balaão e diz para ele não ir com os mensageiros nem amaldiçoar o povo de Israel, porque “é povo abençoado” (Nu. 22.12). Os mensageiros, então retornam a Balaque que inconformado, manda outros mensageiros, agora com ofertas de honrarias, em Busca de Balaão. (Nu. 22.15-17)
O profeta, da mesma forma que da primeira vez, pede que os mensageiros pernoitem ali. (Nu. 22.19) Durante a noite Deus novamente fala com Balaão, desta vez dizendo para ele os acompanhar, porém deveria fazer apenas o que o Senhor dissesse. (Nu. 22.20).
Balaão, então acompanha os mensageiros em sua jumenta e no caminho o Anjo do Senhor aparece para aquele animal por três vezes e o animal tenta desviar o caminho, mas Balaão, espancando a jumenta, a obriga a continuar no caminho que levava a Balaque (Nu.22.23-27).
Então o Senhor fez falar a jumenta, que disse à Balaão: “Que te fiz eu, que me espancastes já três vezes?” (Nu. 22.28).

Ser usado por Deus

Irmãos, esse relato bíblico é um bom alerta para àqueles que confundem “ser usado por Deus” e “ser aprovado por Deus”. Bem sabemos que todo aquele que é aprovado por Deus, seguindo sua Palavra e buscando andar como Jesus andou (1Jo.2.6), certamente é usado pelo Altíssimo, no entanto nem todos que são usados por Deus são aprovados pelo Senhor.
Mt. 3.9
Nesse texto, Deus usou uma jumenta para mostrar a Balaão que a escolha que ele fizera não agradava ao Senhor.
As Escrituras afirmam que até das pedras Deus pode dar filhos a Abraão (Mt. 3.9). O Senhor é soberano e por isso pode usar quem Ele quiser e da forma que desejar para que Sua vontade seja cumprida, porém naquele dia Ele separará o joio do trigo (Mt. 13.24-30) aqueles que tem Seus preceitos nos lábios mas não cumprem Suas palavras (Sl. 50. 16-17) daqueles que verdadeiramente o amam (Jo. 14.21).
O fato de Deus nos usar para dar uma palavra a alguém, para evangelizar um irmão, para ajudar de alguma forma, para profetizar ou até mesmo para realizar uma cura não significa que Deus aprova nosso comportamento, não significa que somos aprovados por Ele. O Senhor Jesus alerta-nos que naquele dia muitos dirão que em Seu nome profetizaram, expulsaram demônios e operaram milagres, mas Jesus dirá que nunca os conheceu. (Mt. 7.22-23).

Obra de Deus

Alguém pode argumentar que Deus usou de fato a Jumenta, mas que foi apenas para falar a Balaão que ele não estava sendo correto ao espanca-la, portanto Deus não teria usado a jumenta para fazer uma obra propriamente dEle, não havia nas palavras da jumenta, por exemplo, uma pregação.
Devemos lembrar que a Obra de Deus não se resume aquilo que está diretamente relacionado a Sua Palavra, não se resume a evangelizar, curar, fazer milagres ou algo semelhante. Sua vontade e, portanto Sua Obra, está presente em cada segundo de nossa vida e em tudo que Ele criou.

...lembremos que o apóstolo João nos afirmou que aqueles que O conhecem são os cumprem Seus mandamentos...

No caso específico daquela jumenta, a “fala dela” estava diretamente ligada àquilo que o Senhor queria mostrar a Balaão.
No entanto, se não quisermos usar o exemplo da jumenta para afirmar que Deus usa quem e o que Ele quiser para que Sua vontade seja feita, tomemos o exemplo do próprio Balaão.
Aquele profeta que ouviu a voz do Senhor (Nu.22.9), mas que sucumbiu as ofertas de Balaque (Nu. 22.17) e zombou do Senhor ao desejar que Ele mudasse de opinião (Nu.22.19), indo então ao encontro do rei dos amonitas para amaldiçoar o povo de Israel, foi usado por Deus para abençoar o Seu povo (Nu. 24.2).
Embora tenha sido usado pelo Senhor para profetizar bênçãos sobre os israelitas, a Palavra de Deus revela que, mais tarde Balaão foi morto pelo Seu povo, pois ele tinha amado mais o prêmio da injustiça (2Pe.2.15) e ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem a prostituição. (Ap. 2.14).

Portanto, irmãos não creiam que ser eventualmente usado por Deus é garantia absoluta de que o Senhor aprova sua vida, lembremos que o apóstolo João nos afirmou que aqueles que O conhecem são os cumprem Seus mandamentos (1Jo.2.3). Cuidemos, então, de nos apresentarmos sempre como obreiros aprovados que não tem do que se envergonhar. (2Tm.2.15). 
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe