Pular para o conteúdo principal

A VIDA POR DESPOJO

Se alguém lhe perguntasse hoje sobre o que você gostaria de receber de Deus, o que responderia? Você seria capaz de relacionar, neste momento, as bênçãos que gostaria de receber do Senhor?
Algumas pessoas talvez não soubessem responder de imediato a essa pergunta, outras, talvez, timidamente, pediriam recursos financeiros para se manter e um pouco de paz familiar, alguns buscariam respostas genéricas e subjetivas como felicidade, amor e sucesso, outros, ainda, poderiam ser mais específicos e pedir sucesso na profissão, uma casa, o casamento com determinada pessoa etc. algumas respostas poderiam ser mesmo bem criativas.
Jr. 45.5
Naturalmente, todos temos sonhos, desejos, uns talvez mais ambiciosos, outros mais modestos, mas até mesmo o conceito de o que é um plano ambicioso e o que é um plano modesto tem muito maior relação com a cultura em que vivemos, com o contexto em que nos encontramos e com nossos paradigmas, do que com a realidade.
Se tenho uma vida sedentária e sonho em ser campeão de uma maratona internacional daqui a seis meses, posso considerar esse desejo ambicioso e ousado, no entanto, se esse sonho povoa a mente de um atleta, a sua concretização deixa de parecer tão espetacular.

Podemos pedir qualquer coisa a Deus?

Se lembrarmo-nos que Deus é o criador dos céus e da terra (Gn. 1.1) que é dEle todo ouro e toda a prata (Ag. 2.8) e tudo o que a terra contém (Sl. 24.1) e que ao Senhor Jesus foi dado todo o poder nos céus e na terra (Mt. 28.18) e ainda que somos feitos filhos de Deus (Jo. 1.12) e que Ele jamais nega o melhor a seus filhos (Mt. 7. 7-11), fica fácil perceber que podemos pedir ao Senhor o que for de melhor, porque não há limites para Deus, pois para Ele nada é impossível (Lc. 1.37) e agindo Ele, quem O impedirá? (Is. 43.13).
Porém, não obstante, o poder e o amor infinito de Deus, isso não significa, de fato, que basta pedirmos ao Altíssimo o que quisermos para sermos prontamente atendidos. Em alguns casos não somos atendidos porque pedimos mal (Tg. 4.3), outros, porque é Ele quem sabe os planos que tem para nós e são todos planos de bem e não de mal (Jr. 29.11).
Se nada do que pedíssemos a Deus nos fosse concedido poderíamos mesmo reclamar? Se a única benção que nos tocasse fosse a vida eterna, poderíamos nos considerar injustiçados?
As Escrituras nos contam sobre um homem, um escrivão (Jr. 36.26), que acompanhava o profeta Jeremias e por meio de quem o profeta escreveu em um livro as profecias contra Israel, Judá e todas as nações (Jr. 36.2 - 4). Baruque era seu nome. Ele foi enviado pelo profeta para ler as profecias no templo (Jr. 36.10) e perante os príncipes (Jr. 36.14-15). Quando perseguido juntamente com Jeremias, foi escondido por Deus (Jr. 36.26). Porém Baruque era um homem e, como qualquer homem, tinha sonhos e projetos que desejava ver realizados.
Baruque dominava a difícil e dispendiosa arte de escrever daquela época e, certamente, ansiava pelo reconhecimento de seus esforços, buscava o sucesso em sua profissão.
Porém, talvez aquele homem não tenha atentado para a gravidade daquelas palavras que ele mesmo escrevera no livro que o profeta ditara, talvez ele não tenha percebido a grandeza da benção que o Senhor já lhe dera e, para que não se perdesse em sonhos e devaneios, o próprio Deus, por intermédio do profeta Jeremias o esclareceu dizendo: “Assim diz o SENHOR, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque: Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o SENHOR tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso. Assim lhe dirás: Isto diz o SENHOR: Eis que estou demolindo o que edifiquei e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra. E procuras tu grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda carne, diz o SENHOR; a ti, porém, eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para onde fores. ” (Jr. 45.2-5).

O resgate da vida de Baruque

Aqueles tempos eram difíceis, Deus executava seu juízo sobre toda a terra, dor e sofrimento se espalhavam por todos os lugares e, nesse contexto, ter a própria vida preservada, onde quer que estivesse, era uma benção incomensurável dada a Baruque. Não apenas porque era a garantia que permaneceria vivo durante toda aquela tribulação, mas, principalmente, porque era o próprio Deus que estava cuidando de sua vida, era o Senhor que guardaria a sua vida.
Que benção maior poderia ter aquele homem do que ter a sua vida guardada por Deus, nas mãos do Senhor? Porque quem permanece nas mãos de Deus não se perde e não encontra a morte.
A palavra despojo significa conjunto de coisas tomadas do inimigo durante uma guerra, no original hebraico a palavra utilizada é שלל (shâlâl) que significa, literalmente, presa de guerra, ou seja, provavelmente, Deus está revelando que a vida de Baruque estava entregue ao inimigo, a Satanás, para a morte, mas o Senhor a estava resgatando e dando-a a Baruque de volta, como despojo da guerra que já estava vencida por Deus contra Satanás que, naquele tempo, dominava sobre toda a terra.

...de tudo que possamos almejar e alcançar o que mais importa, e o único bem realmente durável, é a nossa vida, porque ela nos foi dada por Deus, a cedemos ao inimigo quando consentimos em pecar

Como vemos, Deus estava dando a Baruque (cujo nome em hebraico é ברוך  (bârukh) e significa bem-vindo, abençoado) muito mais do que a manutenção da sua vida biológica, mas lhe garantia a vida eterna.
Se observarmos o contexto atual de nosso mundo que jaz no maligno (1Jo. 5.19) e em que toda a criação sofre um profundo processo de deterioração em virtude do pecado (Gn. 3. 17-18) é perfeitamente plausível nos perguntarmos se não nos encontramos em situação semelhante à de Baruque.
O fato é que em qualquer contexto termos a nossa vida nos devolvida por Deus como despojo da grande guerra entre Deus e Satanás é uma benção indescritível, pois bem sabemos que todos pecamos e carecemos da glória de Deus (Rm. 3.23).

Por isso, ao formularmos nossos planos percebamos que Deus não é contra planejarmos, sonharmos e desejarmos êxito, no entanto, lembremos que de tudo que possamos almejar e alcançar o que mais importa, e o único bem realmente durável, é a nossa vida, porque ela nos foi dada por Deus, a cedemos ao inimigo quando consentimos em pecar, mas podemos tê-la de volta, feito um despojo, se buscarmos de todo o coração (Jr. 29.13) aquele que a pode nos devolver. 
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

  1. Comentário muito esclarecedor a cerca da PALAVRA DE DEUS. Abriu a visão para uma nova perspectiva de ler e entender A PALAVRA.

    ResponderExcluir
  2. palavra que nos alimenta e nos disperta para vida eterna .

    ResponderExcluir
  3. A paz gostei a palavra de Deus e incondicional tremenda eu amooo a palavra do Senhor que Ele continue dando sabedorias a cada um de vcs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me trouxe paz ao coração pedi a Deus uma resposta,e uma forma pra entender e Deus me deu atravéz dessa palavra...

      Excluir
    2. Eu estava tentando entender essa palavra que recebi pela manhã e o comentário explicou tudo. Foi muito esclarecedor. Tenho sonhos e ambições mas a vida eterna, Jesus é o suficiente!!

      Excluir
  4. Que belo esclarecimento dessa passagem. Estava com dificuldades para entender. Muitíssimo obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Que bençao ,gratidao a Deus por nos dar entendimento da sua palavra

    ResponderExcluir
  6. Deus abençoe, estava orando de madrugada e pedi uma palavra e tirei a de Jeremias 39:18 em não entedia a palavra despojo. Muito obrigado graças e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também parei aqui pela palavra despojo . Glória a Deus

      Excluir
  7. Eu estava muito triste e orei a Deus, abri nesta palavra ...e aqui entendi perfeitamente o que Deus quer me dizer, obrigada ❤️

    ResponderExcluir
  8. Nara Pinheiro 19 junho 2020
    Estava passando uma luta uma enfermidade com meu esposo pedi a direção deDeus todo poderoso Ele me respondeu que daria a vida do meu esposo como despojo.Obrigada Senhor. Agora entendi.

    ResponderExcluir
  9. Muito explicado tirou minhas dúvidas sobre essa palavra

    ResponderExcluir
  10. Estou passando por dificuldades,mais minhas dificuldades jamais serao maiores que o nosso Deus que nos guia ...
    Por isso digo.. Confiem em Deus de toso seu coracao seja qual for sua dificuldade ele os atendera ..
    Nossa vida e maravilhosa

    ResponderExcluir
  11. OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS.

    ResponderExcluir
  12. Glória a Deus que maravilhosa interpretação dessa passagem do livro de Jeremias eu estou ainda mais maravilhada com esse Deus lindo 🙏🏽🙌🏽🕊

    ResponderExcluir
  13. MEU DEUS QUE BENÇÃO ESSE TEXTO, MUITO EXCLARECEDOR. E EU ACHANDO Q DEUS TERIA SIDO DURO COM BARUQUE, LHE DANDO ESSAS PALAVRAS, + A MAIOR BENÇÃO FOI TER A VIDA PRESERVADA. ASSIM É NOS NOSSOS DIAS Q ESTÃO TÃO DIFÍCEIS ESTÁ VIVO, ACORDAR PELA MANHÃ É A MAIOR BENÇÃO. OBG PELO EXCLARECIMENTO Q EU TANTO ESTAVA ALMEJANDO ENCONTRAR, E ENCONTREI AQUI. DEUS ABENÇOE 🙏 !!!

    ResponderExcluir
  14. Glória a Deus, que esclarecimento revelado por Deus, maravilhoso que Deus abençoe, mais e mais

    ResponderExcluir
  15. Esta muito bem explicado, me ajudou bastante ☺

    ResponderExcluir
  16. Maravilha de explicação, respondeu minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  17. Amém, Deus é Bom o tempo todo 🙏

    ResponderExcluir
  18. Obrigada por ter escrito estas palavras de esclarecimento, iluminadas por Deus. Pois Ele sabia que muitas pessoas, assim como eu, teriam dúvidas a respeito dessa passagem. Realmente Deus sempre nos esclarece quando buscamos respostas. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  19. Deus falou grandemente comigo hoje

    ResponderExcluir
  20. Deus acaba de mudar toda minha visão é vida! Glória a Deus.

    ResponderExcluir
  21. Meu Jesus essa palavra falou mt comigo na minha meditação da madrugada , obrigada !! Hoje é 03.08.2023!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe