Pular para o conteúdo principal

O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE A POBREZA

Se observarmos a história humana perceberemos que a existência de pessoas pobres no mundo é um fato muito antigo e remonta ao tempo dos patriarcas bíblicos.
A verdade é que a partir do momento que o homem passou a viver em sociedade, a pobreza, de uma forma ou de outra, passou a existir. Antes mesmo de surgir a figura do dinheiro como o conhecemos, ainda antes do tempo do escambo, já havia pessoas menos favorecidas.
A história nos conta que, nos tempos antigos, o homem rapidamente percebeu que era mais prático dominar clãs vizinhos menores e mais frágeis, e tomar-lhes seus alimentos e bens do que andar por vastos caminhos em busca de comida. Com isso, o clã derrotado, quando permanecia vivo, passava a viver em uma situação, guardada as devidas proporções, similar ao que hoje chamamos de pobreza.
Na Bíblia encontramos, no livro de Gênesis, capítulo 10, o relato sobre Ninrode que “começou a ser poderoso na terra” (Gn. 10.8) ele era valente caçador e fundou diversas cidades (Gn. 10. 10-12). O fato das Escrituras destacarem o poder de Ninrode denota que havia na terra pessoas menos poderosas que ele, ou seja, menos abastadas para as condições da época.

A pobreza na sociedade

Dt. 15.11
Os sistemas sociais se sucederam, porém, a distribuição de bens nunca foi igualitária, por vezes mudavam de mãos, mas o poder e as riquezas, de alguma forma, sempre estiveram concentradas em torno de alguns em detrimento de muitos.
Alguns pensadores antigos como Karl Marx, talvez até bem-intencionados, imaginaram um sistema social supostamente capaz de enxergar todos como iguais, mas o que aconteceu no comunismo foi o surgimento daqueles que eram considerados “mais iguais”.
O sistema social em que hoje vivemos, chamado por alguns de “capitalismo selvagem” é, de fato, tão cruel que sua lógica fundante inclui absurdos como a necessidade da existência de guerras sazonais para que vastas regiões possam ser destruídas afim de que a sua reconstrução sirva como ponto de sustentação de corporações que movimentam e alimentam o capital.

A origem da pobreza

Mas de onde surgiu a pobreza? Por que, apesar de tamanho desenvolvimento das tecnologias, da medicina, da ciência, do conhecimento e da produção de bens e alimentos ainda observamos em pleno século XXI tantas desigualdades? Por que, não obstante a existência de incontáveis organizações de assistência social no mundo, a miséria humana ainda é tão facilmente encontrada?
A resposta está na Palavra de Deus que nos esclarece que foi o pecado o produtor dessa degradação da criação na terra. (Gn. 3.17-19).
Percebamos que o relato bíblico nos demonstra que a criação na terra, após o pecado, entra em um processo de deterioração, o homem se afasta de Deus (Gn. 3.10), tem reduzida a sua expectativa de vida (Gn. 6.3) e passa a comer carne (Gn. 9.3).

A pobreza e as desigualdades sociais existem porque são consequências da deterioração da criação na terra causada pelo pecado...

Uma vez que o pecado foi o que gerou as grandes desigualdades sociais e a miséria, fica fácil perceber que tais desigualdades só serão extirpadas por completo da vida humana quando o Senhor voltar para governar sobre nós. Antes da volta de Cristo sempre conviveremos com dor e sofrimento, com miséria e exploração, porque, como bem sabemos, o mundo jaz no maligno (1Jo. 5.19).
O Senhor nos revela essa verdade no capítulo 15 do livro Deuteronômio, quando diz: “Pois nunca deixará de haver pobres na terra” (Dt. 15.11).
Jesus, ao ouvir a indignação dos discípulos contra Maria que havia lhe ungido a cabeça com óleo fino disse-lhes: “os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes” (Mt. 26.11).
A pobreza e as desigualdades sociais existem porque são consequências da deterioração da criação na terra causada pelo pecado, dessa forma, não obstante a boa intenção das organizações sociais, dos voluntários e de doadores de recursos ela não será eliminada por completo antes da volta de Jesus, pois sabemos que assim como o pecado veio por um homem (Adão), também por um homem (Jesus) vem a salvação (Rm. 5.15).

É inútil tentar ajudar?

Isso significa que não devemos nos importar com a miséria alheia? Que devemos ignorar a pobreza? Que não devemos praticar a caridade? Que devemos tão somente aguardar que Jesus venha e tire os sofredores da dor? Que qualquer ajuda nossa é inútil?
De forma nenhuma, se voltarmos ao mesmo capítulo 15 de Deuteronômio veremos que, após dizer que sempre existirão pobres na terra, a Palavra de Deus diz: “eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra” (Dt. 15.11).
Deixar de ajudar ao irmão, quando podemos, é não amar, e quem não ama não conhece a Deus (1Jo. 4.8).
A Palavra de Deus é uma palavra de esperança, portanto, mesmo sabendo que seremos constantemente afligidos por testemunharmos a dor alheia sem, por vezes, podermos aliviá-la, ela nos dá a garantia de que quando o Senhor voltar e nos resgatar não haverá mais pecado, nem dor, nem sofrimento, nem miséria (Ap. 21.1-5).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe