Pular para o conteúdo principal

DEUS CAPACITA MESMO OS ESCOLHIDOS?

Muito provavelmente você já ouviu a frase “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”. Já ouvi muitas vezes essa afirmação sendo dita como se fosse uma verdade bíblica dentro das igrejas. No entanto, talvez você não saiba, essa frase não está nas Sagras Escrituras, isso mesmo, essa frase não está em nenhum versículo bíblico.
Na verdade, ela é uma das muitas frases criadas por alguém e que por algum motivo começou a circular no meio cristão e, em virtude do desconhecimento e falta de leitura da Palavra de Deus por parte de um grande número de irmãos nas igrejas, passou a ser considerada, por muitos, como uma verdade bíblica.
A frase em questão é atribuída, por alguns, a Albert Einstein, no entanto, também não é uma autoria comprovada.

O desconhecimento da Bíblia

Ef. 4.14
O fato é que, infelizmente, por não conhecermos a bíblia profundamente e não nos dedicarmos a estuda-la com frequência e seriedade estamos sujeitos a crer em “falsos versículos bíblicos” que podem ser inseridos no meio cristão, inclusive, com o propósito de desviar as ovelhas ou justificar comportamentos mundanos. Não foi por acaso que Paulo, escrevendo aos efésios, alertou sobre os riscos de sermos “levados por todo vento de doutrina”. (Ef. 4.14).
No entanto, podemos pensar que, embora a afirmação não esteja contida em nenhum versículo bíblico, ela encerra uma verdade, afinal, em muitas histórias das Sagradas Escrituras vemos personagens importantes da narrativa sagrada sendo usados por Deus, mesmo sem serem doutores da lei ou providos de grande capacidade intelectual, física, financeira ou militar.
Moisés tinha dificuldades em falar, Salomão assumiu o reino muito novo, Davi era, dos filhos de Jessé, aquele que ninguém esperava que fosse ungido Rei, Jesus escolheu para seus discípulos gente do povo e não da nobreza.
Todos esses exemplos e muitos outros que encontramos na Bíblia parecem corroborar com a afirmação de que Deus não escolhe capacitados e sim capacita escolhidos.
No entanto, nossa concordância com essa afirmação se dá pelo fato de que não compreendemos que o homem olha a aparência, mas Deus sonda os corações (1Sm.16.7).
Notemos que concordar com essa assertiva significa acreditar que Deus escolhe alguns para ter êxito na obra de Deus e outros para ter fracasso, uns para ser felizes e outros para sofrer e, como decorrência desse raciocínio, que Deus escolhe uns para ser salvos e outros para perecer no fogo eterno, e essa ideia é antibíblica e uma aberração teológica.

Precisamos entender que todos nós já estamos capacitados para fazer a obra de Deus e sermos verdadeiramente Seus filhos, precisamos apenas agir conforme a Sua vontade.

Encontramos nos capítulos 24 e 25 do evangelho de Mateus um relato onde Jesus estava anunciando a Sua segunda vinda, contando algumas parábolas, dentre elas a parábola dos talentos. Ao contar que um homem que iria se ausentar do país chamou seus servos para lhes confiar seus bens, Jesus diz: “A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; ” (Mt. 25.15).
Veja, nessa parábola, onde o homem representa o próprio Deus, o Mestre não diz que o Senhor escolheu alguns e os capacitou para administrar seus bens, mas que Ele entregou seus bens de acordo com a capacidade de cada um.
Precisamos entender que todos nós já estamos capacitados para fazer a obra de Deus e sermos verdadeiramente Seus filhos, precisamos apenas agir conforme a Sua vontade.
Alguns terão mais recursos financeiros, outros, melhor retórica, alguns ainda terão maior habilidade técnica, mas cada um de nós, utilizando as ferramentas que Deus nos deu, é capaz de fazer a vontade do Senhor.

Deus não faz acepção de pessoas

Não importa a posição social que temos, o trabalho que exercemos, a cultura que possuímos, cada um de nós, no local que está, interagindo com quem está ao nosso alcance, pode e deve fazer a obra do Senhor.
Deus não cria uma casta de privilegiados nem entre os poderosos da terra nem entre os esquecidos, porque, na verdade Ele não quer que nenhum se perca (2Pe. 3.9)
Deus entrega as oportunidades a cada um segundo a sua própria capacidade, segundo a realidade de cada um, mas a todos faz surgir seu sol (Mt. 5.45).
O que faz a diferença é como vamos receber a oferta de Deus, se vamos endurecer o coração (Hb. 3.8) ou se vamos abrir a porta quando ouvirmos a Sua voz (Ap. 3.20).
Na parábola dos talentos aquele servo que menos recebeu preferiu esconder seu talento em vez de fazê-lo multiplicar e, por sua atitude, foi chamado de servo inútil e lançado nas trevas exteriores (Mt. 25. 24-30).
Deus capacita a todos nós, conforme a Sua soberana vontade e de acordo com Seus planos que são bem mais altos dos que os nossos (Is. 55.9), cabe a nós utilizarmos a nossa capacitação para fazermos a obra do Senhor aonde quer que formos.
Se aceitarmos a missão do Senhor e nos dispusermos a usar as ferramentas que Ele já nos deu, o próprio Deus, tal qual fez com Moisés e tantos outros heróis da fé (Hb. 11), nos guiará pelas veredas da justiça (Sl. 23.3) e Seu espírito Santo nos ensinará todas as coisas (Jo. 14.26).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. Muito bom irmão, belo texto!
    Vejo que estais firme no propósito.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Amém. Obrigado irmã, toda honra e toda glória ao Senhor. Sim, continuo na caminhada. Que Deus continue te cobrindo de bênçãos abundantemente.

    ResponderExcluir
  3. Seria impossível ser diferente se tratando de ,DEUS. Sempre pensei assim.DEUS ,capacita,fortalece,ilumina, abençoa todos os seus filhos.O que tenho a dizer e:DEUS, obrigada porta tudo🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Que comentário maravilhoso, que Deus continue lhe usando.

    ResponderExcluir
  5. Muinto bom está Revelaçao o povo de Deus pereçe porque lhe falta conhecimento

    ResponderExcluir
  6. Shalom a todos , gostaria de expressar meu pensamento segundo as escrituras sobre a capacitação que significa, apto para algo . Nosso Deus nos escolheu antes da nossa formação no ventre materno e nos designou para algo específico em sua obra jeremias 1: 5 nem todos exerce a mesma profissão, mas podemos alcança -las , não com a excelência daquele que nasceu com esse talento , êxodo 31: 1-6 , nem todos têm o mesmo chamado 1 coríntios 12:27-31 mas todos pertencemos ao corpo cada um com seu propósito como você postou, não devemos deixar de buscar conhecimento nas escrituras para não sermos guiados por ensinamentos falsos , devemos crescer na graça e no conhecimento 2 Pedro 3:18,quero aqui apenas acrescentar pois a sua postagem é edificante. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de ler isso, muito sábio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe