Pular para o conteúdo principal

POR QUE DEUS PERMITE AS CALAMIDADES? - PARTE 2

Na Primeira Parte deste estudo lembramos que, muitas vezes, quando surgem as grandes calamidades na história da humanidade, como o holocausto nazista, por exemplo, nos perguntamos onde está Deus, ou, ainda, supomos que o Senhor não está naquele local, ou até mesmo questionamos se Ele existe de fato.
Esclarecemos também que tais questionamentos surgem em virtude da visão antropocêntrica que foi desenvolvida na humanidade no decorrer de sua história.
No estudo de hoje vamos iniciar a analise do que a Palavra de Deus pode nos ensinar sobre esse tema.
Iniciaremos, então, recordando que Deus não é responsável por nenhuma tragédia não natural que acontece à humanidade, e nem por nenhuma injustiça, pois, nEle não há treva alguma(1Jo.1.5).

Do que somos feitos

Ocorre que ao supervalorizarmos a importância do homem em si, deixamos de considerar o que a Palavra de Deus diz sobre nós.
Veja, quando a Bíblia relata que Deus criou o homem usa a palavra hebraica עפר (âphâr), que quer dizer, pó, poeira (Gn, 2.7). O criador nos criou do pó e de um pó que nem era do Jardim do Éden, pois depois de cria-lo foi que Deus o tomou e colocou no Jardim (Gn. 2.15), ou seja Deus criou o homem de um material comum, que já tinha sido criado por Ele. Deus não criou o homem de um material especial, mas do pó da terra, e do homem criou a mulher (Gn. 2.22).
Mt. 7.18
Dessa forma, a Bíblia não corrobora com a ideia de que somos, por nós mesmos, algo especial, que tenhamos algum tipo de nobreza inata frente ao restante da criação.
É evidente que somos especiais para o Senhor, pois só nós podemos ser chamados filhos de Deus (Jo. 1.12), mas somos especiais diante dEle, porque Ele nos amou e nos criou de uma forma particular, com suas próprias mãos (Gn. 1.26) e soprou de Seu Espírito em nossas narinas. Sem o Espírito de Deus, somos apenas pó.
Devemos entender que embora tenhamos sido feitos a imagem de Deus, nós fomos inseridos em um contexto, a criação de Deus, e dela fazemos parte. Lembremos que quando o Senhor faz a primeira aliança, após o pecado, Ele a faz com toda a criação na terra e não apenas com o homem (Gn.9.9-11).

As consequências do pecado

Tenhamos em mente, também, que Deus planejava um mundo ideal para nós, de harmonia, paz e amor. Era o que Ele queria para nós, no entanto, escolhemos a desobediência (Gn. 3.6).
Com nossa escolha, não apenas nos impomos sofrimentos (Gn. 3.16) e fadigas (Gn. 3.17), como também contaminamos toda a criação na terra (Gn. 3. 17-19).
Dessa forma, como fazemos parte do contexto da criação, assim como causamos sofrimentos a ela também sofremos com ela.

As escrituras nos deixam claro que nada no mundo acontece sem a permissão de Deus...

O Senhor criou a terra e deu ao homem para que ele fosse seu administrador, porém o homem transferiu esse direito a Satanás (Gn.3.1-6). Como consequência, até a volta do Senhor e o estabelecimento da Nova Jerusalém (Ap. 21.2), o mundo continuará morto no maligno (1Jo. 5.19).
Ora, como o próprio Mestre disse: uma árvore má não pode dar bons frutos (Mt. 7.18). Se o deus desse século é Satanás (2Co.4.4) é evidente que serão frequentes as calamidades, as injustiças, as tragédias, os sofrimentos, pois o único objetivo dele é matar, roubar e destruir (Jo. 10.10).
Mas, e quanto a questão da permissão de Deus? As escrituras nos deixam claro que nada no mundo acontece sem a permissão de Deus, dessa forma a pergunta permanece: Por que Deus permite que calamidades, injustiças e atrocidades aconteçam?
Na terceira parte do nosso estudo buscaremos compreender nas Escrituras o significado, as implicações e a abrangência da permissão de Deus nos eventos trágicos que acontecem na história da humanidade.
Então aguardo vocês na próxima postagem do blog Preceitos de Fé. Fiquem na Paz.
Um forte abraço.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

  1. "Dessa forma, como fazemos parte do contexto da criação, assim como causamos sofrimentos a ela também sofremos com ela."
    Este parágrafo resume muito bem a essência deste texto. Somos nós mesmos que provocamos as calmidades, pelo desequilibrio que geramos, através das nossas atitudes inresponsáveis.
    É tudo uma questão de causa e efeito.
    Aguardando a próxima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, nossas atitudes geram consequências tanto em nossa vida terrena como na definição de como será nossa vida futura. Fico feliz que a irmã esteja acompanhando as postagens do nosso blog. Que o Senhor continue te guiando e abençoando sempre.

      Excluir
  2. "Dessa forma, como fazemos parte do contexto da criação, assim como causamos sofrimentos a ela também sofremos com ela."
    Este parágrafo resume muito bem a essência deste texto. Somos nós mesmos que provocamos as calmidades, pelo desequilibrio que geramos, através das nossas atitudes inresponsáveis.
    É tudo uma questão de causa e efeito.
    Aguardando a próxima postagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, nossas atitudes geram consequências tanto em nossa vida terrena como na definição de como será nossa vida futura. Fico feliz que a irmã esteja acompanhando as postagens do nosso blog. Que o Senhor continue te guiando e abençoando sempre.

      Excluir

Postar um comentário

Compartilhe