Pular para o conteúdo principal

DAVI, SALOMÃO, JESUS E O TEMPLO - PARTE 4

Na Primeira Parte deste estudo afirmamos que o texto que encontramos em 1 Crônicas, capítulo 17, versículos 1 a 15 relatam a aliança que Deus fez com Davi a respeito da construção do Templo, mas também revela algo a respeito de Jesus Cristo e percebemos uma relação entre os versículos 9 e 10 do texto de Crônicas com as Palavras de Jesus.
Na Segunda Parte deste estudo buscamos compreender como algumas palavras utilizadas na língua original indicam que o texto não se trata apenas de um relato histórico e como afirmações feitas no versículo 12 apresentam Cristo.
Na Terceira parte deste estudo fizemos uma análise do versículo 13 de 1 Crônicas onde Deus revela que será por Pai do descendente de Davi e buscaremos compreender porque essa afirmação se acomoda mais na pessoa de Jesus do que de Salomão.
Nesta última parte do estudo esclareceremos como o texto contido no versículo 14 se relaciona com o relato do batismo de Jesus, no Novo Testamento, fechando assim essa revelação tipológica a respeito da Jesus Cristo

A confirmação do Filho

Mt. 3.16
No versículo 14, diz Deus: “Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre. ” (1Cr. 17.14).
Nesse versículo Deus diz que vai confirmar Seu filho na Sua casa e no Seu reino e observamos essa confirmação no relato que encontramos no evangelho de Mateus, Capítulo 3 (e também em Mc.1.9-11; Lc. 3.21-22 e Jo. 1.32-34) que diz: “ Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. ” (Mt. 3.16-17).
O versículo 14 de 1 Crônicas ainda volta a afirmar que o reinado do descendente de Davi (Jesus) seria estabelecido para sempre.
Encerrando o relato histórico o versículo 15 de 1 Crônicas diz: “Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi. ”. (1Cr. 17.15).

O Plano de Deus

Todo o plano de Deus para a nossa salvação já estava elaborado desde o princípio, a vinda de Jesus não foi um “plano B” de Deus elaborado após o pecado. No seu infinito amor Deus já sabia que entregaria seu filho unigênito por amor a nós (Jo. 3.16).
Partes desse plano é revelado em toda a Escritura, desde o tempo dos Patriarcas até os escritos dos apóstolos. Cabe a nós nos dedicarmos a conhecer e a estudar a Palavra de Deus, rogando ao Senhor que nos dê entendimento para compreender as Suas revelações, Seus juízos, mandamentos e estatutos para que dessa forma possamos conhecer Sua vontade para nós e possamos viver em comunhão com Ele e assim desfrutarmos com Seu filho da eternidade do Reino.
Encerramos aqui este estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe