Pular para o conteúdo principal

XEQUE-MATE


Muitas vezes, diante das dificuldades da vida, queremos nos apegar a coisas ou pessoas e utilizarmos isso como nosso objeto de segurança. Alguns, temendo dificuldades futuras ou perda do atual padrão de vida, caem na ilusão de que caso se tornem sempre disponíveis a determinadas pessoas, seja um amigo, um chefe, um político, um pastor etc, terão um porto seguro em caso de alguma tribulação. Com essa ideia, por vezes, se submetem às situações mais humilhantes e usam dos artifícios mais duvidosos para não perder a companhia daquele que de algum modo pode os socorrer no futuro.
Outros, creem que o acúmulo de bens pode lhes garantir segurança futura e, por vezes, deixam de usufruir de uma vida em paz para se precaverem para um imaginário futuro de dificuldades seja para eles mesmos ou para seus descendentes.

O porto seguro

Sl.20.7
É evidente que devemos ter precauções na vida e vive-la de forma sóbria e não há mal algum em fazer planos e se programar para executá-los, porém por mais sábios e precavidos que possamos ser não temos o controle de todas as variáveis da nossa existência.
Davi, no Salmo 20, alerta que “Uns confiam em carros, outros, em cavalos” mas ensina que nós, os filhos de Deus, “nos gloriaremos em o nome do SENHOR, nosso Deus. ”. (Sl. 20.7).
O profeta Jeremias, falando da parte de Deus, é ainda mais incisivo quando diz: “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! ” (Jr.17.5).

Se queres se humilhar, se humilhe diante de Deus, se queres pedir socorro, pede a Deus, se queres agradar, agrada a Deus...

O fato é que aquele que não tem Deus como seu Salvador, seu porto seguro, estará sempre sujeito às intempéries da vida e, por mais que lute e seja vitorioso em algumas batalhas, viverá numa constante gangorra, sempre flertando com o sofrimento e a dor presente ou futura.
Quanto aos que confiam em Deus e o temem verdadeiramente, é preciso ter em mente que nenhum de nós, salvo quando recebe revelação do próprio Deus, pode antecipar o seu agir e saber de antemão como Ele nos ajudará nos momentos difíceis.

Xadrez

Se podemos comparar, grosso modo, a vida se apresenta como um jogo de xadrez onde observamos um exímio enxadrista movendo suas peças. Por mais que tentemos imaginar como aquele especialista fará o próximo movimento seremos incapazes de prever sua ação, por mais que nos concentremos em determinada peça do tabuleiro, ele poderá mover outra que sequer tínhamos notado sua presença à mesa.
Não temos como saber, por nós mesmos, quem ou o que Deus levantará em nosso auxílio. É inútil tentarmos nos prevenir ou buscarmos alcançar alguma vitória confiando apenas nas nossas capacidades estratégicas ou nos apegando a coisas ou pessoas que supostamente podem nos fortalecer. Confia tão somente em Deus.
Se queres se humilhar, se humilhe diante de Deus, se queres pedir socorro, pede a Deus, se queres agradar, agrada a Deus, pois Ele e só Ele é o nosso porto seguro e no momento certo te indicará o caminho da vitória que pode até passar por outro alguém, mas nesse caso o movimento será determinado por Ele, Aquele que criou o “jogo da vida”, o “exímio enxadrista” que escolherá a peça certa que decretará o “xeque-mate” da sua vitória.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

  1. Muito boa mensagem! Seu texto, de forma clara e concisa estimula a confiança em Deus e nos faz refletir que a única coisa que temos controle é a ilusão de que temos controle de alguma coisa...O melhor é descansar em Deus, sabendo que Ele tem o controle das próximas jogadas da vida! Agradeço por compartilhar conosco, o que tem sido ministrado ao seu coração. Fica na paz. Deyse LSP;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã. Obrigado. Toda honra e toda glória ao Senhor. De fato, como você bem colocou, sempre é melhor descansar em Deus. Que o Senhor continue te dando sabedoria, te guardando em Seu caminho e te abençoando. Fique na Paz.

      Excluir

Postar um comentário

Compartilhe