Pular para o conteúdo principal

QUEM AINDA PODE VER JESUS


Um fato interessante ocorre nos relatos dos evangelistas a respeito das aparições de Jesus após ser crucificado: Ele só apareceu para aqueles que O seguiam.
Antes da crucificação Jesus esteve em muitas cidades anunciando a chegada do Reino de Deus, ensinando, pregando o arrependimento, curando corpos e almas em todos os lugares, porém após ressuscitar apenas seus seguidores tiveram a benção de vê-lo outra vez.
Esse fato pode sugerir aos incrédulos que os relatos das aparições de Cristo após sua morte na cruz tenham sido criados de maneira fantasiosa por alguns de seus discípulos, no entanto a própria história da Bíblia, a tradição cristã, a coincidência entre os relatos e tantos outros fatores revelam que tudo de fato aconteceu.

Para ver a Glória de Deus

Ap.3.20
A verdade é que para ver o Filho de Deus em Sua Glória é preciso querer vê-lo verdadeiramente, pois Ele está a porta e bate (Ap. 3.20) mas é preciso querermos ouvir a Sua voz e abrir a porta do nosso coração.
O texto grego do versículo 14 do capítulo 1 do evangelho de João demonstra sutilmente esse fato através da voz verbal utilizada quando o evangelista escreve: “e vimos a sua glória”. O texto diz o seguinte: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. ” (Jo.1.14).
Na língua grega antiga havia três vozes verbais, a voz ativa e a voz passiva (como na língua portuguesa) e a voz média. As vozes ativa e passiva na língua grega antiga possuem propriedades semelhantes às da língua portuguesa, porém a voz média embora, assim como a voz ativa, indique que o sujeito é o agente da ação, inclui o componente da vontade do sujeito, ou seja, na voz média o sujeito não executa a ação do verbo apenas por executar, ele não faz por fazer, ele pratica a ação do verbo porque teve vontade de fazer, desejou fazer aquilo.

O texto grego de João

No caso do texto de João o verbo utilizado é ἐθεασάμεθα (Etheassámetha - ver – na voz média) indicando que aqueles que viram a glória do unigênito do Pai não foram aqueles que estavam lá eventualmente, aqueles que estavam na terra quando Jesus esteve entre nós, ou aqueles que ouviram falar dos milagres e apenas por curiosidade foram até onde Cristo estava. Os que viram a Glória de Deus em Cristo foram o que creram e desejaram verdadeira e ativamente ver a Sua Glória.

Jesus ainda pode surgir em nossa vida, basta para isso querermos verdadeiramente a Sua presença.

O texto de João então ficaria assim se expressássemos o sentido do verbo grego utilizado pelo evangelista: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos (porque quisemos, desejamos verdadeiramente ver) a sua glória, glória como do unigênito do Pai. ”
Buscai e achareis (Mt. 7.7), disse Jesus. Buscai o SENHOR enquanto se pode achar (Is. 55.6), alertou o profeta Isaías. Ainda podemos encontrar a Cristo. Jesus ainda pode surgir em nossa vida, basta para isso querermos verdadeiramente a Sua presença. Não apenas O louvamos com lábios mantendo longe dEle nosso coração (Is. 29.13), mas nos tornando amigos de Cristo buscando fazer sempre a Sua vontade (Jo. 15.14).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

Compartilhe