Pular para o conteúdo principal

OS DOIS SERÃO UM


Aqueles que se dedicam ao estudo das Escrituras sabem que no relato da criação que encontramos em Gênesis, ao se referir à criação do homem e da mulher no capítulo 2, há no versículo 24 um princípio que diz respeito a como deve ser a relação conjugal dos seres humanos que agrada a Deus. O texto diz: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. ” (Gn. 2.24).

O esclarecimento de Paulo

Gn. 2.24
Porém o apóstolo Paulo, escrevendo aos Coríntios, analisa esse princípio estabelecido pelo Senhor através de outra perspectiva. No capítulo 6, versículos 15 e 16 Paulo escreve: “Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ou não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne. ” (1Co. 6. 15-16).
é vontade do Senhor que homem e mulher se unam em matrimônio e que vivam um para o outro em harmonia e em amor entre si 
Percebamos que, conforme nos esclarece o apóstolo, o princípio do Senhor dado em Gênesis capítulo 2, versículo 24 não funciona apenas em sua face positiva, mas também na negativa, ou seja no descumprimento desse princípio. Isso quer dizer que ao deixarmos de cumprir a vontade de Deus quanto a união entre homem e mulher dentro de um casamento idealizada por Ele, não apenas impede a consumação nossa como completa imagem e semelhança do Senhor (Gn. 1.27) como também nos torna unos com o sujeito da nossa união.

Por que nos comprometermos com alguém que não é aquele ou aquela que vai nos complementar como imagem e semelhança de Deus? 

Ao nos entregarmos aos prazeres sexuais fora de uma relação comprometida com o Senhor de acordo com a Sua vontade, estamos nos tornando uma só carne com a prostituição e com a lascívia, e, por evidente consequência, com o inimigo de Deus, Satanás.
O texto de Gênesis 2, versículo 24 nos deixa compreender que é vontade do Senhor que homem e mulher se unam em matrimônio e que vivam um para o outro em harmonia e em amor entre si e a Deus, porém nos coloca também que as uniões, ainda que passageiras, e justamente por esse fato, que forem realizadas em desconformidade com a vontade do Senhor traz como consequência o comprometimento dos envolvidos não apenas entre si, mas também com aquele que faz oposição a Deus.

O texto grego

É bom lembrar que o texto de Paulo embora se refira a prostituta, meretriz, não se resume às relações realizadas apenas com as chamadas profissionais do sexo, mas a palavra grega πορνεία (pornéia) que dá origem a palavra traduzida por prostituta e meretriz significa prostituição, fornicação, adultério e até mesmo idolatria.
Então perguntemos nós: por que entregarmos em uma relação sexual nosso corpo onde habita o Espírito Santo (1Co.6.19) a outro ser que não seja aquele que é osso de meus ossos e carne da minha carne (Gn. 2.23)? Por que nos comprometermos com alguém que não é aquele ou aquela que vai nos complementar como imagem e semelhança de Deus? Por que nos escravizarmos no pecado (Jo. 8.34) criando uma aliança com quem não caminhará conosco as veredas da justiça? (Sl. 23.3) e lembremos que nesse mundo estará diante de nós a benção e a maldição para nossa própria escolha e devemos escolher a benção para que estejamos sempre bem (Dt. 30.19).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

  1. Alguém que se prostitutuiu e está arrependido,pode se casar?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe