Pular para o conteúdo principal

A SALVAÇÃO



É bem conhecido no meio cristão o fato de que a salvação de um indivíduo não se dá em virtude de suas obras, de sua bondade, religiosidade, caridade ou de qualquer atitude que possa tomar ou ação que possa executar mas ela vem em virtude da graça de Deus, do Seu infinito amor por nós. Talvez o texto bíblico em que essa verdade está mais explícita encontramos na carta do apóstolo Paulo aos efésios onde ele diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Ef. 2.8-9).

Salvação por meio da fé


Tg. 2.26
No entanto algumas pessoas parecem não atentar para que Paulo afirma que a Graça de Deus nos salva mediante a fé e, portanto, é preciso sim uma atitude nossa para a consumação da nossa salvação. De fato, como vivemos sob uma aliança (a Nova Aliança consumada em Jesus) temos também obrigações a cumprir para que esse compromisso entre Deus e nós continue válido. A respeito das obrigações envolvidas em uma Aliança eu comento na postagem do nosso Blog intitulada ALIANÇA E COMPROMISSO COM DEUS.

Ao entendermos que para nossa salvação nos é requerido que tenhamos fé nos deparamos com o texto de Tiago que afirma: “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”. (Tg. 2.26). 

A fé expressa em obras


Portanto, embora a salvação não se dê em virtude de obras humanas, mas pela exclusiva Graça de Deus, a fé pela qual a salvação é consumada em nossa vida exige a execução das boas obras. Porém, não executamos boas obras para que tenhamos fé, na verdade quando temos a verdadeira fé as boas obras tornam-se uma consequência natural. Ao contrário do que pensaram os primeiros calvinistas que julgaram ser a prosperidade um sinal da eleição do indivíduo por Deus, se há de fato algum sinal da eleição de Deus esse será a execução natural e sincera das boas obras. 

...e compreendemos que a falta da prática do bem nos afasta de Deus e, como consequência, da salvação


A razão clara para esse fato encontramos no capítulo 4 da carta de Tiago onde esse apóstolo afirma: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tg.4.17). Ora, se entendemos que ao deixarmos de fazer o bem quando podemos fazê-lo é pecado então recorremos ao texto de Isaías que diz:” Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is. 59.2) e compreendemos que a falta da prática do bem nos afasta de Deus e, como consequência, da salvação. 

A falsa fé


Dessa forma é fácil entendermos que aquela “fé” que se contenta em sentar no banco da igreja para ouvir a pregação buscando apenas a consolação pessoal ou a “fé” que busca a erudição bíblica apenas pelo prazer do conhecimento na verdade não passam de egoísmo e vaidade.

É bom lembrarmos do questionamento que Deus nos faz no Salmo 50 “De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras?” (Sl. 50. 16-17) e da afirmação clara que encontramos na carta de João quando diz: “aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” (1Jo. 4.20b).

Que obras tem produzido a tua fé?

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

Compartilhe