Pular para o conteúdo principal

QUEM É A IGREJA - PARTE 2


Na Primeira Parte de nosso estudo intitulado “Quem é a igreja” descobrimos que existe, por parte de alguns cristãos, certa incompreensão do verdadeiro significado da palavra igreja e que um dos motivos desse fato é a variedade de significados que possui esse vocábulo tanto em nossa língua portuguesa como na língua grega de onde essa palavra se origina. Nesta segunda e última parte de nosso rápido estudo veremos como interpretações equivocadas de textos bíblicos bem como características de nossa sociedade atual tendem a causar essas incompreensões. 

Igreja e Templo

1Co. 3.16
O comportamento individualista dentro das igrejas, como disse anteriormente, se deve também a interpretações equivocadas dos textos bíblicos, especialmente algumas que tratam do Espírito Santo.
Certas pessoas ao lerem textos como os da carta de Paulo aos coríntios que diz: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co. 3.16) ou ainda “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co. 6.19) confundem o termo santuário (templo) – ναός (Náos) em grego – com igreja -  Έκκλησíα” (Eklessía) em grego – e desenvolvem a teoria equivocada de que a igreja é cada um de nós individualmente.

Ao participar de uma igreja lembre-se que você está em uma comunidade em que todos tem necessidades e possibilidades.

Nesses textos o apóstolo está alertando para a importância da santidade e do zelo pelas obras e não afirmando que você se basta com Deus. Tomando emprestado a frase do Dr. Rodrigo Silva: A relação de Deus não é Deus e eu e sim Deus e nós.

A Comunidade do Senhor

A cultura individualista de nossa sociedade que supervaloriza o ter em detrimento do ser, que prima por relações sociais voláteis, muitas delas vividas quase que exclusivamente no ambiente virtual, que gera sensação de ansiedade e medo devido, entre outras coisas, a sua constante cobrança por resultados e agilidade (tudo é para ontem) tem desenvolvido também nos cristãos o comportamento e a sensação de isolamento mesmo quando estão reunidos em grupos. E isso faz com que alguns entendam que precisam estar fisicamente no templo, mas que, estando lá, é suficiente relacionar-se com Deus, podendo ignorar os irmãos.
A Igreja é uma comunidade onde estão presentes Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), Você e todos os demais membros, seus irmãos. Então que tal deixar de lado a tendência individualista da sociedade moderna, parar um pouco de conjugar apenas o Eu sou e passar a conjugar o Nós somos?
Ao participar de uma igreja lembre-se que você está em uma comunidade em que todos tem necessidades e possibilidades. Abra-se para o irmão, ore por ele, interceda, ajude-o espiritualmente e se preciso materialmente. Você está ali não apenas para ser amado por Deus, mas também para amar seu irmão, e não apenas da boca para fora. Quando cada irmão entender isso o templo será uma igreja e cada um de seus membros de fato se tornará em comunidade a Igreja de Deus.
Encerramos aqui este rápido estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe