Pular para o conteúdo principal

O ABORTO


Há ainda nos dias atuais intensas discussões a respeito da prática do aborto. Por se tratar de um assunto complexo e, por vezes controvertido mesmo no meio religioso, quero propor um rápido estudo dividido em duas partes a serem publicadas sequencialmente nas postagens do blog Preceitos de Fé.

As teses sobre o aborto


Gn.9.6
Os defensores de tal prática - alguns se autodenominam progressistas - geralmente não consideram as orientações bíblicas a esse respeito ou querem “adaptar” a Palavra de Deus as suas próprias concepções. Normalmente tais pessoas invocam o direito da mulher sobre o próprio corpo para defender tal posição.

Já os que são contrários ao aborto afirmam ser essa prática abominável a relacionando com o assassinato e, aqueles que creem na Bíblia, invocam o princípio bíblico de valorização da vida humana, expresso por exemplo em Gn. 9.6, em defesa de sua posição.

O que a Bíblia diz


É bom lembrarmos que existem em síntese dois tipos de abortos: O aborto natural ou espontâneo e o aborto induzido. O aborto natural se deve em virtude de alguma dificuldade biológica do organismo da mulher em segurar o feto que acaba o expelindo. E o aborto induzido é aquele provocado intencionalmente pela mulher através, geralmente, de intervenção médica ou farmacêutica para expelir o embrião ou o feto já em estágio relativamente avançado de formação. 

Questiona-se então quando a vida inicia de fato, afirmando alguns que ela só se inicia nos últimos meses da gestação ou mesmo só após o nascimento.


Para nós que somos cristãos e que cremos na Palavra de Deus é importante sabermos que a Bíblia não trata diretamente a respeito do aborto induzido porém, evidentemente, o princípio de respeito á vida humana, um dos pilares do texto bíblico, pode e deve ser utilizado como prova da inadequação da prática do aborto na vida daquele que deseja fazer a vontade do Senhor.

Porém, mesmo considerando a importância do valor da vida humana como evidência suficiente para comprovação bíblica do pecado do aborto, algumas pessoas questionam o marco inicial da vida. Tais pessoas afirmam que se o problema do aborto é a destruição da vida então se ele for realizado antes de haver comprovadamente vida deixaria de ser um erro aos olhos de Deus e, consequentemente, deixaria de ser pecado. Questiona-se então quando a vida inicia de fato, afirmando alguns que ela só se inicia nos últimos meses da gestação ou mesmo só após o nascimento.

Como se posiciona a Palavra de Deus a respeito do início da vida de um ser humano? Há algum período, conforme as Sagradas Escrituras, em que a prática do aborto induzido não seria abominável aos olhos do Senhor?

Essas respostas encontraremos na segunda parte do nosso estudo intitulado O Aborto. Então, até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe