Pular para o conteúdo principal

O TEMPO DE DEUS

Quem é cristão certamente já ouviu a afirmação de que tudo acontece no tempo de Deus, porém devemos nos perguntar: o que de fato isso significa? Qual afinal é o tempo de Deus?

A atemporalidade de Deus

Quando observamos o relato da criação no primeiro capítulo do livro de Gênesis percebemos que o sol e a lua são criados apenas no quarto dia da criação, portanto, é evidente que os dias dessa criação não podem ser dias de 24 horas como os que temos na terra. Aliás basta sairmos da terra que percebemos que o dia de 24 não acontece nem mesmo em todos os lugares da nossa galáxia, Vênus, por exemplo, tem a duração de dias e anos bem diferente dos da terra em virtude de serem seus movimentos de rotação e translação diversos dos do nosso planeta.

É evidente também que Aquele que criou o tempo não poderia ficar limitado a sua própria criação, é fácil entender então que o tempo de Deus não é idêntico ao nosso. Porém ainda permanece a pergunta: Qual é o tempo de Deus?

Encontramos na carta de Pedro a seguinte afirmação: “Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia” (2Pe.3.8). Porém o texto do capítulo 3 se refere à futura volta de Cristo e o dia do juízo e nesse versículo o apóstolo está apenas reafirmando a atemporalidade do Senhor. Não podemos tomar o texto de forma literalista entendendo que cada dia para Deus dura de fato mil anos. 

É evidente também que Aquele que criou o tempo não poderia ficar limitado a sua própria criação...

Porém no livro de Eclesiastes encontramos: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Ec. 3.1). De fato, “debaixo do céu” (na terra, na nossa vida) há tempo para tudo, porém esse tempo não é contado “acima do céu”, para Deus, pois o Senhor não se limita a tempo ou espaço. 

Deus demora?

Em uma sociedade cada vez mais consumista e imediatista onde tudo é “para ontem” é quase impensável algo que não é dependente do tempo e normalmente a afirmação que citei no início desse texto é utilizada para se resignar com o fato de algum clamor feito a Deus ou alguma benção esperada estar demorando para acontecer.

Porém atemporalidade não significa demora ou lentidão. Deus não demora nem é rápido, porque ambos os conceitos são limites e o Senhor é ilimitado. Portando a resposta ao seu clamor pode chegar antes mesmo de você terminar de pronunciar as palavras da oração, pois antes de suas palavras chegarem à boca Deus já as conhecia todas (Sl.139.4) ou podem durar anos como aconteceu com a promessa feita a Abrão (Gn.12.4) e (Gn. 21.5) ou até mesmo nunca chegar. O importante é saber que qualquer que seja o caso não importa o tempo que dura para nós, mas o amor com que Ele nos concede ou não, pois tudo coopera para o bem daqueles que amam ao Senhor. (Rm.8.28)

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe