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DEIXAR PAI E MÃE

 

Quando a Palavra de Deus fala em Gênesis que o homem deixa pai e mãe e se une a sua mulher tornando-se os dois uma só carne (Gn. 2.24) não está apenas instituindo a célula base de toda a sociedade, a família, nos moldes que Ele deseja, mas está também falando da própria completude do ser humano enquanto imagem e semelhança do Senhor.

Veja, quando o primeiro capítulo do livro de gênesis descreve a criação do homem diz assim: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn. 1.27).

À semelhança de Deus

Quando tomamos esse texto em seu idioma original, o hebraico, percebemos que a primeira palavra homem da frase (Criou Deus, pois, o homem...) é escrito אדם  (Adam) que na verdade tem a conotação de humanidade, ser humano. Assim o texto ficaria: Criou Deus, pois, o ser humano à sua imagem...Já na segunda palavra homem da frase (...homem e mulher os criou) a palavra hebraica utilizada é זכר )zhar) que aí sim tem a conotação de ser do sexo masculino, homem, portanto nessa parte o texto está se referindo ao homem do sexo masculino e a mulher, sexo feminino.

Portanto é importante atentarmos para o fato de que homem e mulher não podem viver em relação de concorrência...

Dessa forma, diferentemente do relato da criação do homem e da mulher encontrado no capítulo dois de Gênesis, esse texto explicita que é o ser humano e não apenas o homem ou a mulher que se constitui em imagem e semelhança do Senhor. Deus criou o ser humano como a Sua imagem, e o homem e a mulher, cada um com características peculiares que se complementam, em conjunto refletem a Sua semelhança.

Os judeus fazem uma construção interessante com as palavras hebraicas homem e mulher que reflete bem essa realidade. Eles dizem que se unirmos as palavras homem (איש) e mulher (אישה) e retirarmos as consoantes repetidas (אש) o resultado é o nome de Deus (יה).  

A união entre homem e mulher


Quando Deus diz “Não é bom que o homem esteja só” (Gn. 2.18), Ele não está se referindo apenas à formação familiar e ao caráter social do ser humano mas também ao fato de que homem e mulher juntos refletem de forma mais completa a imagem e semelhança do Senhor. Aliás uma das primeiras consequências do pecado que encontramos no capítulo 3 de Gênesis foi a separação, o fim da harmonia, entre o homem e a mulher.

Vemos também em muitas passagens do Novo Testamento a união entre Cristo e a Igreja sendo representada como uma união conjugal entre o noivo e sua noiva.

Portanto é importante atentarmos para o fato de que homem e mulher não podem viver em relação de concorrência como tanto quer fazer parecer necessário a sociedade que jaz no maligno (1Jo. 5.19), mas de complementariedade pois a harmonia entre os dois sexos, especialmente dentro de uma relação conjugal, reflete de modo mais completo a face do Senhor no nosso mundo.

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