Pular para o conteúdo principal

A SABEDORIA E O VERBO

Quem já se aprofundou um pouco no estudo das Escrituras Sagradas sabe que o Antigo Testamento é repleto de revelações acerca de Jesus Cristo. É dito que o Novo Testamento está oculto no Antigo e que o Antigo Testamento é revelado no Novo.

A Revelação

Uma das revelações a respeito de Jesus como Deus eterno, uma das pessoas da Trindade, encontramos no livro de Provérbios quando diz: “O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo” (Pv. 8. 22-30).

Jo. 1.1-3

É fácil perceber que o texto se refere a alguém que estava com Deus desde a eternidade, “antes de suas obras mais antigas” (v. 22), “antes do começo da terra” (v. 23) construindo com Deus todas as coisas, sendo seu arquiteto (v. 30).

É quase intuitivo fazermos a relação entre esse alguém descrito no texto de Provérbios e o Verbo a quem se refere o apóstolo João quando escreve: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” (Jo. 1. 1-3). Ao lermos o restante do texto do evangelista percebemos que ele se refere a Jesus Cristo, o Verbo de Deus. Entendemos então que Provérbios 8 se refere ao verbo de Deus, a Jesus Cristo.

A Sabedoria e o Verbo

No entanto quando observamos desde o início do capítulo 8 de Provérbios percebemos que todo o capítulo, inclusive o texto citado, se refere à sabedoria, pois ela se apresenta em diversos versículos como por exemplo: “Não clama, porventura, a Sabedoria, e o Entendimento não faz ouvir a sua voz?” (Pv. 8.1); “Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos.” (Pv. 8.12).

A nossa geração precisa conhecer mais desse Jesus que foi, é e sempre será Deus...

Embora possa parecer que os dois textos se referem a pessoas diferentes, essa dificuldade é facilmente resolvida quando observamos ambos os textos nos idiomas em que foram escritos: Provérbios na língua hebraica e o Evangelho de João na língua grega.

Em Provérbios a palavra utilizada para sabedoria é חכמה (châkhemâh) que significa sabedoria, inteligência e também arte, talento, ciência, portanto não apenas uma sabedoria teórica, mas também prática, uma sabedoria relacionada a ação. No Evangelho de João, o evangelista utiliza a palavra grega λόγος (lógos) que, entre outras coisas, significa verbo, mas também inteligência, razão, lógica, motivo. Percebemos, portanto, que ambos os escritores se referem ao mesmo alguém que estava junto a Deus no momento da criação, e esse alguém é Jesus Cristo, a segunda pessoa da Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. A esse respeito já falava Justino lá no Século II e também outros apologistas.

A nossa geração precisa conhecer mais desse Jesus que foi, é e sempre será Deus, pois apenas Ele é o caminho, a verdade e a vida (Jo. 14.6).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe