Pular para o conteúdo principal

CRISTO É A VERDADE

Quando Jesus disse a seus discípulos “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo. 14.6) estava revelando uma verdade muito profunda.

Verdade

A palavra grega αλήθεια significa verdade e foi utilizada nesse texto do apóstolo João. É bom lembrar que o texto dos originais do Novo Testamento, até onde se sabe, foi escrito na língua grega comum (Koiné). No entanto o significado de verdade para os gregos antigos é um pouco mais abrangente do que o que hoje conhecemos por verdade.

Jo. 8.36

Αληθής(verdadeiro) no idioma grego antigo possui mais a conotação de algo que não foi esquecido (λήθης), não ocultado, manifesto, algo que não se perdeu, portanto possui o significado mais próximo do que hoje entendemos por realidade e não algo que é contrário a o que é falso como hoje entendemos o termo verdade, verdadeiro.

O homem ao pecar no Éden, desobedecendo o mandamento do Senhor(Gn.3.6), teve temporariamente obliterada a sua semelhança com Deus (Gn. 1.27), no sentido de se afastar da santidade, entendida como a ausência da experiência do pecado, no entanto essa semelhança na raça humana não estava irremediavelmente perdida, esquecida de uma vez para sempre.

Jesus ao habitar a humanidade manifesta a santidade de Deus, pois é uno com Ele (Jo. 10.30) e assim restaura a semelhança com Deus em nós pecadores quando, arrependidos dos pecados, permitimos que o Espírito Santo controle nossas vidas nos ligando a Cristo.

É bom lembrarmos que Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (pessoalidade e santidade), mas Adão, após o pecado, gerou Sete “à sua semelhança, conforme a sua imagem” (Gn. 5.3) ou seja, com a imagem de Deus já ofuscada pelo pecado.

A Plena Imagem

Porém Cristo encarnado é aquela expressão da imagem de Deus nunca perdida na humanidade. O teólogo Augustus Hopkins Strong diz que “A dignidade da natureza humana consiste, não tanto naquilo que o homem é, mas naquilo que Deus pretende que ele ainda venha a se tornar, quando a perdida imagem de Deus for restaurada pela união da alma do homem com Cristo.” Por isso a definição de fé que encontramos em Hebreus, capítulo 11, versículo 1 também se aplica ao ser humano. Dessa forma torna-se mais clara a afirmação de Paulo aos coríntios quando escreve: “O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante” (1Co. 15.45).

Conhecer a verdade é conhecer a Deus na pessoa de Jesus Cristo...

Porém Jesus não é apenas a verdade no sentido de expressão da realidade, mas Ele (plenamente divino) é a fonte da verdade. A sua essência é verdade, assim como Deus é amor Ele também é verdade e já o é antes mesmo da criação, o é eternamente. Toda e qualquer verdade que exista no universo tem seu fundamento no Ser de Deus.

Nenhum ser humano, por mais santo que seja, pode dizer eu sou a verdade, ele só pode dizer eu falo a verdade, porque apenas Deus é a verdade em essência. Por isso Jesus nos diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo. 8.32).

Conhecer a verdade é conhecer a Deus na pessoa de Jesus Cristo e apenas assim seremos verdadeiramente livres (Jo. 8.36).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe