Pular para o conteúdo principal

OS NINIVITAS - PARTE 1

É bem conhecido, sobretudo no meio cristão, o relato bíblico contido no livro de Jonas, especialmente o episódio em que Jonas é engolido por um grande peixe permanecendo dentro do animal por três dias. Porém talvez menos conhecida seja a cidade que foi o motivo da desobediência de Jonas à ordem do Senhor que o levou a tal situação inusitada.

Por se tratar de um tema relativamente complexo proponho um estudo em duas partes a serem publicadas nas postagens do blog Preceitos de Fé. Iniciemos então com uma análise da Palavra do Senhor:

O relato do livro de Jonas conta que: “Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.” (Jn. 1. 1-3).

A Cidade de Nínive

Percebamos que Deus foi muito claro quanto a Sua vontade de que o profeta fosse a cidade de Nínive para que clamasse contra ela pois o Senhor sabia de suas iniquidades, mas desejava leva-los ao arrependimento. Porém, Jonas decidiu ir para Társis, uma cidade na direção oposta à Nínive para não ter de profetizar para os ninivitas, ou seja, embora fosse um profeta de Deus, Jonas quis fugir do cumprimento de Sua vontade. Para compreendermos melhor essa atitude do profeta é importante conhecermos um pouco sobre a cidade dos ninivitas.

Infelizmente é comum às pessoas, inclusive no meio cristão, querer se colocar na posição de Deus a julgar quem deve ou não ser salvo...

Nínive era uma poderosa e importante cidade do reino Assírio, edificada por Ninrode (Gn. 10.11), descendente de Cam (Gn. 10. 7-8) que era o filho de Noé que zombou do pai em virtude de sua nudez (Gn. 9.22). A Assíria era considerada a nação mais cruel da época em virtude do tratamento que davam aos povos que conquistavam, tendo inclusive perseguido o povo de Israel por longo tempo. Jonas então não desejava que Deus salvasse aquela cidade iníqua, mas que a destruísse completamente (Jn. 4. 1-2).

Porém Deus é paciente e grande em misericórdia (Sl. 86. 15) e tinha planos para aqueles ninivitas. Após ser vomitado na terra pelo grande peixe (Jn. 2.10), o Senhor mais uma vez manda o profeta proclamar contra Ninive (Jn. 3. 1-2) e dessa vez Jonas obedece (Jn. 3, 3-4).

O Arrependimento

Sl. 86.15

O texto bíblico relata que “Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor. Chegou esta notícia ao rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco e assentou-se sobre cinza. E fez-se proclamar e divulgar em Nínive: Por mandado do rei e seus grandes, nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem os levem ao pasto, nem bebam água; mas sejam cobertos de pano de saco, tanto os homens como os animais, e clamarão fortemente a Deus; e se converterão, cada um do seu mau caminho e da violência que há nas suas mãos.” (Jn. 3. 5-8). O texto ainda afirma que” Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez.” (Jn. 3.10).

Infelizmente é comum às pessoas, inclusive no meio cristão, querer se colocar na posição de Deus a julgar quem deve ou não ser salvo, quem é bom ou mal, quem é justo ou injusto. Por vezes alguém que sob todos os olhares parece irremediavelmente perdido pode ter a vida transformada e se tornar uma grande benção. Jonas discordou do julgamento de Deus e por um momento se achou mais justo que o Senhor, mas Deus mostrou que nós somos capazes de enxergar apenas as aparências (1Sm. 16.6) e nosso juízo não possui a profundidade nem a coerência do julgamento do Senhor (Jn. 4.10-11). Os ninivitas se arrependeram de suas iniquidades e Deus os salvou da destruição.

No entanto, um pouco mais adiante no texto bíblico observamos uma nova profecia a respeito da destruição de Nínive, como entender esse fato? Deus se arrependeu de haver perdoado os ninivitas? A esse respeito teceremos comentários esclarecedores na próxima postagem do blog Preceitos de Fé. Então, até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe