Pular para o conteúdo principal

DAVI E ABSALÃO

 

Absalão, um dos filhos de Davi, certamente não era uma pessoa temente a Deus. Matou o próprio irmão em emboscada (2Sm. 13.28-29), usurpou o trono do próprio pai (2Sm. 15.1-18), possuiu as concubinas de Davi (2Sm. 16. 20-23) e até mesmo perseguiu o rei para matá-lo (2Sm. 17.1-18.15).

Não obstante o caráter de Absalão, Davi o amava e quando da sua morte declarou em prantos: “...Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (2Sm. 18.33).

O amor de Davi

Jo. 1.4

O comportamento de Davi era tão incompreensível para os que o acompanhavam que Joabe lhe disse: “Hoje, envergonhaste a face de todos os teus servos, que livraram, hoje, a tua vida, e a vida de teus filhos, e de tuas filhas, e a vida de tuas mulheres, e de tuas concubinas, amando tu os que te aborrecem e aborrecendo aos que te amam; porque, hoje, dás a entender que nada valem para contigo príncipes e servos; porque entendo, agora, que, se Absalão vivesse e todos nós, hoje, fôssemos mortos, então, estarias contente. Levanta-te, agora, sai e fala segundo o coração de teus servos. Juro pelo SENHOR que, se não saíres, nem um só homem ficará contigo esta noite; e maior mal te será isto do que todo o mal que tem vindo sobre ti desde a tua mocidade até agora.” (2Sm. 19. 5-7).

Para um homem natural como Joabe era absurdo o rei se lamentar tanto por alguém que tanto mal havia lhe trazido.

Porém, Davi havia gerado a Absalão, ele era seu filho, e embora não possuísse a nobreza de caráter do pai, Davi o amava e podia entender e suportar os sofrimentos espirituais dele, por isso sua tristeza não era injusta. Porém o rei não podia, como desejou, morrer no lugar de Absalão, não podia substituí-lo na pena de seus pecados, pois, conforme a Lei, cada um morrerá pelos seus próprios pecados (Dt. 24.16).

O amor de Jesus

No entanto, Jesus fez isso por cada um de nós. Não temos nenhum mérito que possa nos levar à salvação, ao contrário somos pecadores, vendidos à escravidão do pecado (Rm. 7.14), pois fomos gerados na iniquidade (Sl. 51.5) tendo em vista que a raça humana se degenerou em virtude do pecado original. Portanto, o que mereceríamos era o salário do pecado: a morte. (Rm. 6.23).

Olhemos com amor e gratidão para aquele que, não obstante toda a nossa maldade, se entregou por nós, para nos livrar da pena da morte.

Jesus, porém, foi quem criou a raça pois “Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” (Jo. 1.1-4). Sendo assim, Jesus se compadeceu de nós e com o Pai desejou morrer por nós e dessa forma o fez.

Quando Cristo entregou Sua vida por amor de nós Ele nos substituiu na pena do pecado possibilitando-nos a liberação e nos ofertando a remissão. Jesus executa o que Davi desejava com respeito a Absalão, Ele morreu em nosso lugar e, por ser Deus, Seu sacrifício é válido para toda a humanidade, porém seus benefícios são unicamente usufruídos por aqueles que com fé se unem a Ele em espírito e verdade.

Olhemos com amor e gratidão para aquele que, não obstante toda a nossa maldade, se entregou por nós, para nos livrar da pena da morte.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe