Pular para o conteúdo principal

MÃE

A Palavra de Deus apresenta-nos diversas personalidades importantes nos planos do Senhor que eram mães.
Em Gênesis nos apresenta a primeira de todas: Eva, a mãe de todos os seres humanos (Gn. 3.20). Mulher que era osso dos ossos e carne da carne de Adão (Gn. 2.23) e que seria sua companheira por toda a vida. Apresenta também Sara, esposa de Abraão, que junto a ele seguiu o caminho da fé e foi abençoada com seu filho Isaque e, assim, foi mãe de muitas nações.
A Bíblia fala de Ana, mulher dedicada ao Senhor, que desejava ser mãe e, por isso, orou fervorosamente e fez um voto a Deus: Se o Senhor lhe desse um filho, ela o daria ao Senhor por todos os dias de sua vida e ele seria nazireu (1Sm.1.11). Deus, então, a deu o profeta Samuel. Ana cumpriu seu voto e depois teve mais três filhos e duas filhas (1Sm. 2.21).

As mães abençoadas

Lc. 1.42
É bem verdade que nos relatos bíblicos também existem mães que não são tementes a Deus, elas também existem hoje, mas a Palavra de Deus nos mostra nos meandros de suas histórias quais são as características das mães abençoadas pelo Senhor. A Idoneidade de Eva, a Fé de Sara, a Fidelidade de Ana, são algumas dessas características.
As Escrituras também nos fala do amor de mãe quando relata o julgamento do Rei Salomão na causa das duas mulheres que diziam ser mãe de um menino. Ao pronunciar a sentença de dividir o menino ao meio e dar metade dele a cada uma das mulheres, a verdadeira mãe foi reconhecida, pois, por amor, preferiu abdicar de seu direito para não ver seu filho morto (1Rs. 3. 16-27).

...mãe nos fala ao coração, fala de sentimentos, de vida, de amor. A sabedoria da mãe, daquela que é mãe de verdade, reside também no coração.

O que dizer, então, de Maria, mãe de Jesus? Mulher fiel que achou graça diante de Deus (Lc. 1.30), que mesmo nem sempre compreendendo as palavras de seu filho Jesus, guardava-as todas em seu coração (Lc. 2.51) e aconselhava: Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo. 2.5), que sofreu a pior das dores: a de ver seu filho torturado, humilhado e morto (Jo. 19.25) e ainda assim perseverou em oração com os discípulos (At. 1.14).

A educação dos filhos

A Bíblia também nos indica em Pv. 1.8 e Pv. 6.20 um dos papéis fundamentais da mãe na educação dos filhos: o de ensinar-lhes a vontade de Deus.
Em português esses versículos estão assim: Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. (Pv. 1.8) (ARA) Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe; (Pv. 6.20) (ARA). É interessante notar que os dois versículos se referem ao dever do filho de escutar pai e mãe, mas quando se refere ao pai usa “ensino” em (1.8) e “mandamento” em (6.20), porém, ao se referir ao que deve o filho ouvir da mãe, nos dois versículos usa a palavra “instrução”.

As palavras hebraicas

Na língua original do texto, o hebraico, a sutilidade desse ensino fica ainda mais clara, pois, quando se refere ao que o filho ouvirá do pai, as palavras utilizadas são מוסר) –Mussar) - Moral (Pv. 1.8) e ( מצוה)– mitsvath) – ordem (Pv. 6.20). No entanto quando se refere ao que o filho deve ouvir da mãe é utilizada, em ambos os versículos, a palavra ( תורה – Torá) que significa lei, doutrina, ciência; o pentateuco, livro das Leis de Deus, inclusive, tem o mesmo nome. Percebe-se que o escritor bíblico parece ter desejado indicar que ensinamentos de ordem mais práticas como preceitos, ordens (Pv. 6.20) e moral (inclusive a de Deus) (Pv. 1.8) seriam ensinados pelo pai, mas ensinamentos que tocassem mais ao coração como doutrina seriam ouvidos da mãe.
De fato, mãe nos fala ao coração, fala de sentimentos, de vida, de amor. A sabedoria da mãe, daquela que é mãe de verdade, reside também no coração.

Herança do Senhor

Os filhos são herança do Senhor, diz o Salmo 127.3 e tal herança vem por intermédio da figura abençoada de uma mãe, portanto, diante de tamanha benção e responsabilidade, as mães e as que buscam essa graça, devem fixar seus olhos nos fartos exemplos de mães fieis e abençoadas presentes na Palavra de Deus, para que, seguindo o caminho que Cristo preparou para vós, possam, um dia, ouvir do Senhor: “Bendita és tu entre as mulheres. E bendito o fruto do teu ventre”. (Lc. 1.42)
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.

Comentários

  1. Caro amigo e irmão Carlos, linda mensagem! E sou suspeita para falar sobre ela, sou mãe! rsrsrs
    Quantos exemplos a Palavra de Deus possui sobre esta tarefa tão árdua, e ao mesmo tempo tão honrosa e divina.
    Recebemos os filhos sim como herança do Pai, são tesouros em nossas vidas, confiados a nós para educá-los, orientá-los, mas também, e esse é o grande "mistério" por parte de Deus, aprender com eles.
    Tenho três bênçãos em minha vida e, amo-os incondicionalmente, mesmo cada um sendo de um jeito diferente, personalidades distintas, maneira de ser bem peculiar. Criei-os no conhecimento do Evangelho de Jesus, e hoje vejo os resultados dessa atitude.
    E como é bom, e me dá felicidade ver os frutos desse amor florescendo. Em cada atitude, nas pequenas e grandes situações, como é maravilhoso ver o desdobramento em suas vidas, dos ensinamentos que passei e das orientações que dei, dos cuidados que tive e, principalmente, de vê-los crescendo nas atitudes embasadas nos ensinamentos do exemplo de Jesus. A consciência cristã que desenvolveram e a atitude responsável e correta para com o próximo.
    O irmão fez uma correlação ou observação bastante interessante, quando fala com propriedade que, transcrevendo do texto acima: "Percebe-se que o escritor bíblico parece ter desejado indicar que ensinamentos de ordem mais práticas como preceitos, ordens (Pv. 6.20) e moral (inclusive a de Deus) (Pv. 1.8) seriam ensinados pelo pai, mas ensinamentos que tocassem mais ao coração como doutrina seriam ouvidos da mãe. De fato, mãe nos fala ao coração, fala de sentimentos, de vida, de amor. A sabedoria da mãe, daquela que é mãe de verdade, reside também no coração." Amor é o bem maior que Cristo nos deixou, através dele despertamos para o nosso papel no mundo, para o bem, para a caridade, para o cuidar do próximo.
    E onde buscar representação maior deste sentimento, se não na figura da mãe. Da mãe consciente do seu dever, que busca no Senhor a fonte de inspiração e de força para os desafios, lutas e dificuldades do dia a dia.
    Sabemos que no mundo atual, diante dos desgastes que a instituição família vem sofrendo, por N motivos que não nos cabe aqui analisar neste momento, boa parte das mães criam filhos sem um companheiro e, infelizmente, este número é cada vez mais crescente.
    O esforço, neste sentido, se torna bem maior, pois os papéis, que naturalmente são compartilhados, num lar onde há presente do pai, são acumulados pela mãe. Situação que gerou até a criação do termo “Pãe”. O que leva muitas mulheres a terem que lidar, sozinhas, não só com questões de cunha material, mas emocionais bastante difíceis.
    Porém, independente de todo este quadro, existe “uma fórmula” que é bem eficaz para se usar neste contexto, que é quando o irmão coloca que: “Os filhos são herança do Senhor, diz o Salmo 127.3 e tal herança vem por intermédio da figura abençoada de uma mãe, portanto, diante de tamanha benção e responsabilidade, as mães e as que buscam essa graça, devem fixar seus olhos nos fartos exemplos de mães fieis e abençoadas presentes na Palavra de Deus, para que, seguindo o caminho que Cristo preparou para vós, possam, um dia, ouvir do Senhor: ‘Bendita és tu entre as mulheres. E bendito o fruto do teu ventre’. (Lc. 1.42)”
    Algo que sempre comento com meus filhos e enfatizo em minhas conversas, é que o mundo está carente de Deus e da Sua Palavra, do conhecimento desta. Por isso vemos tantas barbáries e desmandos sendo cometidos, e muitas vezes “em nome de Deus”.
    Continue firme em seu trabalho de divulgação da Palavra irmão Carlos.
    Talvez ele possa parecer uma pequena semente. Mas, lembra como diz a Palavra sobre o grão de mostarda? “Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria.” – (Lucas 17.5,6)
    É um pequeno grão que se transforma numa grande e frondosa árvore.
    Fica na Paz Meu Irmão!
    Um Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom ver o agir de Deus em nossa vida e em nossa casa, não é irmã Eliane? Cabe àqueles que conhecem o quanto é bom estar com Cristo buscar mostrar aos que não conhecem essa realidade, quão grande é o amor de Deus por todos nós e isso podemos, e devemos, fazer no nosso cotidiano nas atitudes e nas palavras e buscando cada vez mais a presença do Deus verdadeiro para que Seu rosto venha a resplandecer sobre nós (Nu. 6.25). Fica na Paz
      Um forte abraço

      Excluir

Postar um comentário

Compartilhe