Pular para o conteúdo principal

COMO IDENTIFICAR A VOZ DE DEUS (COMO SABER QUE FOI ELE QUEM FALOU CONOSCO) - PARTE 2

Na Primeira Parte deste estudo verificamos que nos tempos do Antigo Testamento Deus falava frequentemente, e, as vezes, até diretamente com seu povo. Quando Jesus esteve entre nós, o próprio Deus estava presente entre os homens. Porém, descobrimos também que mesmo depois de Cristo, o Senhor continua falando conosco através de Sua Palavra.
No estudo de hoje vamos analisar os possíveis sinais que Deus nos dá quando fala com cada um de nós.
Na Primeira Parte deste estudo discorri sobre um Primeiro Ponto que devemos analisar quando surgir a dúvida, em determinada situação, se é mesmo Deus quem está falando conosco, ou não.
Outro ponto, porém, ainda permanece: quando o que desejamos ou a orientação que obtemos não é frontalmente contrária a vontade de Deus, como saber quando Ele nos responde?

Quando há dúvidas

Bem sabemos que muitas vozes existem no mundo e para termos discernimento para identificar qual a de Deus, e abrir nossos olhos para enxergar Seu caminho e destampar nossos ouvidos para ouvir Sua voz, precisamos buscar sempre a comunhão com Ele. Se andamos na carne, como podemos esperar a resposta do Espírito? (Gl. 5.16). Aliás, sabedoria e discernimento foi o que Salomão pediu ao Senhor quando assumiu o reinado sobre Israel (1Rs. 3.9). E discernimento de espíritos é um dos dons do Espírito Santo. (1Co. 12.10)
Quanto ao sinal patente de que aquela reposta, aquela orientação, aquela ideia que “recebemos” vem mesmo do Senhor, a Bíblia não é completamente clara quanto a isso, mas nos dá duas dicas muito importantes:
No Livro de Êxodo, capítulo 35 versículos 30 a 35 a Palavra de Deus relata que, quando se precisou fazer as obras do santuário, Deus chamou pelo nome a Bezaleu e o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento (vs. 31) e lhe dispôs o coração para ensinar a outrem (vs. 34).
No versículo 2 do capítulo 36 do mesmo livro, a Palavra de Deus afirma que Moisés chamou para a obra do santuário a todo o homem cujo coração o impeliu a se chegar à obra para fazê-la. (Ex. 36.2).
Para compreendermos melhor como esse relato nos indica a maneira de percebermos se é Deus quem fala conosco, vejamos outro texto, agora do Novo Testamento: No capítulo 24 do Evangelho de Lucas encontramos o relato de dois discípulos de Jesus que caminhavam em direção a uma aldeia chamada Emaús (Lc. 24.13). Jesus já havia sido morto e já estava ressuscitado.

O simples fato de uma ideia, uma palavra, ou uma orientação acelerar nosso coração não é indício suficiente para supormos que aquilo vem de Deus...

Os dois discípulos conversavam entre si e, em determinado momento, Jesus se lhes aparece, mas eles não o reconheceram (Lc. 24.15-16). Jesus lhes pergunta sobre o que conversavam. Os discípulos prontamente responderam que falavam da morte de Cristo e lhe expuseram tudo que havia acontecido (Lc. 24.18-24). Jesus os repreende e passa-lhes a explicar sobre o que as Escrituras dizem a Seu respeito (Lc. 24.25-27).
Quando se aproximaram da aldeia de Emaús os discípulos o convidaram para pernoitar ali com eles pois já era tarde (Lc. 24.29), porem eles ainda não o tinham reconhecido.
Quando estavam à mesa Jesus abençoou o pão repartiu e deu a eles, e seus olhos se abriram, e só, então, eles o reconheceram, mas ele desapareceu (Lc. 24.30-31).
O versículo 32 é muito esclarecedor quanto a questão levantada sobre como reconhecer quando Deus fala conosco:
Os dois discípulos disseram um ao outro: “Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” (Lc. 24.32).

Alguns sinais

Ao analisarmos os dois relatos, o de Êxodo e o de Lucas, percebemos que Deus quando fala conosco, toca o nosso coração, provoca um impulso (Ex. 36.2) um ardor no coração (Lc. 24.32).
Por que isso acontece? Porque o Senhor quer trocar nosso coração de pedra por um de carne (Ez. 36.26), quer nos quebrantar (Sl. 34.18), pois, do nosso coração procedem as fontes da vida (Pv. 4.23).
Ez. 36.26
Porém devemos também estar atentos a outro fator que é comum aos dois textos: tanto no relato do livro de Êxodo, como na descrição de Lucas, em ambas situações, as pessoas estavam envolvidas com o Senhor e seguiam a Sua Palavra. Em Êxodo, o povo de Israel havia sido libertado do Egito e tinham recebido as tábuas dos 10 mandamentos, em Lucas Jesus tinha sido crucificado a três dias (Lc. 24.21) e havia exposto a eles sobre como as Escrituras comprovavam ser Ele, Jesus, o Messias e os dois viajantes eram seus discípulos.
A análise do contexto é importante, pois em ambas situações havia, entre os envolvidos, uma proximidade com o Senhor, o que reforça o que falei no primeiro ponto, anteriormente.
O simples fato de uma ideia, uma palavra, ou uma orientação acelerar nosso coração não é indício suficiente para supormos que aquilo vem de Deus, muita coisa no mundo agrada nosso coração.
Porém se caminhamos com Cristo e buscamos orientação em Sua Palavra, através da leitura ou do ouvir a pregação e, em determinado momento dessa busca, sentirmos um ardor de felicidade, uma disposição diferente em nosso coração, aí sim, teremos fortes indícios de que o Senhor, como Pai amoroso, está ao nosso lado nos ensinando o caminho que devemos escolher (Sl. 25.12).
Encerramos aqui este estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe