Pular para o conteúdo principal

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE VIGIAR E ORAR

É bem conhecido o trecho bíblico onde Jesus, no Getsêmani, quando estava prestes a ser preso, disse a Pedro: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. (Mt. 26.41). Em textos anteriores já falamos um pouco sobre oração, agora quero me ater no ato de vigiar, ordenado aqui pelo Senhor.
Notemos que quando Jesus pronunciou tais palavras ele havia levado a Pedro e os dois filhos de Zebedeu (Tiago e João) (Mt. 26.37) ao monte para orar ao Pai. Se afastou dos discípulos e orou ao Senhor, pedindo para que, se possível, o livrasse da morte em cruz. Ao voltar à presença dos discípulos os achou dormindo e então repreendeu-os dizendo: “Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação”. (Mt. 26. 40-41).

Vigiar

Os evangelistas Mateus e Marcos, ao narrarem esse episódio utilizaram, no grego, a palavra γρηγορέω, que significa manter-se atento em algo, manter-se em vigilância, manter-se desperto.
Embora, em um sentido direto, Jesus estava determinando que os discípulos despertassem e orassem, suas palavras iam muito mais além, pois os orientava a manterem-se vigilantes, muito mais do que despertos, pois, do contrário poderiam entrar em tentação.
Mt. 26.41a
A ordem das palavras de Jesus também tem um significado, pois revela-nos que para orar precisamos estar vigilantes, veja que, a sequência das palavras do Senhor é: vigiar e orar, ao contrário do que algumas pessoas pensam, vigiar vem em primeiro lugar nessa afirmação.
Isto significa que para nos dirigirmos a Deus, precisamos estar atentos, vigilantes, e não apenas no momento da oração, mas em todo o tempo. No entanto, o que significa vigiar? e como nos mantermos vigilantes?  
Bem sabemos que o diabo anda ao redor, bramando como um leão buscando a quem possa devorar (1Pe.5.8), portanto precisamos estar atentos as ciladas do inimigo, que é astuto (Gn. 3.1) e é até mesmo capaz de se disfarçar em um anjo de luz para tentar nos enganar (2Co. 11.14).
Precisamos entender que não vivemos no mundo que foi idealizado por Deus para nós, mas num mundo decaído e deteriorado pelo pecado (Gn. 3.18) e, sendo assim, não podemos ser ingênuos e nos deixamos levar por todo vento de doutrina (Ef. 4.14), por toda “conversa bonita”, mesmo que tal história venha disfarçada de orientação divina, ou mesmo profecia, pois o próprio Deus nos orienta a não nos apressarmos em dizer é santo (Pv. 20.25).
E o que devemos fazer para nos mantermos vigilantes e não cairmos em tentação?

Como fazer?

O Senhor Deus, falando a Josué, quando estava prestes a entrar com todo o povo hebreu na terra prometida, disse: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. ” (Js. 1.8).
O apóstolo Paulo, escrevendo aos filipenses, nos recomenda a ocuparmos o nosso pensamento em “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” (Fp. 4.8).

Para isso necessitamos nos alimentar da Palavra de Deus, estudando e meditando nela dia e noite...

No entanto, engana-se quem pensa que Paulo, ao escrever essas palavras, estava nos orientado a ver um mundo sempre cor de rosa, de forma alguma, o próprio apóstolo afirma que os episódios de comportamentos reprováveis praticados pelo povo de Deus, estão relatados na Bíblia para que se tornem exemplos para nós a fim de que não cobicemos as coisas más (1Co. 10.6) e foram escritas para advertência nossa (1Co. 10.11).
Portanto é fundamental conhecermos, praticarmos, vivermos, pensarmos e falarmos o bem, no entanto, precisamos ter consciência que nesse mundo, que jaz no maligno (1Jo.5.19), existe o mal e precisamos estar vigilantes para, quando necessário, nos revestirmos das armaduras de Deus (Ef. 6.11) para combate-lo.

Para isso necessitamos nos alimentar da Palavra de Deus, estudando e meditando nela dia e noite e não nos contentarmos apenas com aquelas palavras básicas, fáceis, entregues pelo pastor no culto dominical, tais palavras, em grande parte das vezes, tem como foco os iniciantes na fé, aqueles que estão dando os primeiros passos no conhecimento de Cristo, mas se já passamos por essa fase, se já estamos na igreja há algum tempo, busquemos, como diz o escritor de Hebreus, o alimento sólido, o aprofundamento do conhecimento e da prática da Palavra, pois dessa forma teremos nossas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal (Hb. 5.14).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

  1. A paz do Senhor. Gostei bastante da postagem, edificou-me bastante, pude aprender a diferenciar o vigiar do orar, tinha as ideias de forma espalhada e concordo quando se diz que vale mais estarmos de vigia para que venha a oração e nos encontre puros e chegue por meio de Jesus Cristo ao nosso Deus. Que as bênçãos continuem sendo derramadas em sua vida, longanimidade para que aprendamos mais. Carolina Macamo, Moçambique-Maputo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Carolina Macamo. Fico feliz em saber que estás se dedicando a aprender mais de Deus. Continue firme com Jesus e o Espírito Santo continuará te ensinando todas as coisas. Que o Senhor te abençoe poderosamente.

      Excluir
  2. Louvado seja o Senhor do alto por este ensinamento. Aprendi bastante, o essencial agora é na verdade eu vigiar e orar para que não caia na tentação. Deus abençoe. Aqui Edson Chituvane de Maputo-Moçambique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Edson Chituvane. Me alegro por você estar se dedicando a aprender mais de Deus. Continue firme com Jesus e o Espírito Santo continuará te ajudando e te fortalecendo para vencer as tentações. Que o Senhor te abençoe poderosamente.

      Excluir
  3. Amém! Glória a Deus. Obrigado pelo ensinamento irmão, Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão. Toda honra e toda glória ao Senhor. Deus te abençoe.

      Excluir
  4. Satisfeita com a explicação muito edificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã. Toda honra e toda glória ao Senhor. Deus continue te abençoando poderosamente. Fique na paz.

      Excluir
  5. A paz de Cristo amado , creio sim na seriedade dessa instrução de Jesus para nossas vidas e sei que não da pra brincar com isso , vigiar é fundamental para quem quer ser salvo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz de Cristo. Isso mesmo, você tem razão, vigiar é um comportamento fundamental para quem deseja seguir com Jesus porque, como nos alerta Pedro, o nosso inimigo "anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1Pe. 5.8). Que o Senhor te abençoe poderosamente. Fique na Paz.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Amém. Toda honra e toda glória ao Senhor. Deus te abençoe. Fique na Paz.

      Excluir
  7. porque não consigo crer totalmente em Deus? Embora tenho muito desejo de servi-lo de todo o coraçao, tenho tentado varias vezes em ser fiel,mas não consigo passar mais de uma semana, e acabo achando se Deus realmente existe, Ele me descartou. Se falam muito em fé, mas não ensinam como adquiri-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, a Paz. O fato de você ter o desejo de servir a Deus já demonstra o agir do Espírito Santo na sua vida, porém o processo nem sempre é rápido e, como encontramos em Provérbios 4.18, "A vereda do justo é como luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito", a fé e a esperança vai crescendo dentro de nós em um processo contínuo. O importante é mantermos sempre aceso esse desejo de ter comunhão com o Senhor. Quanto a forma de adquirir fé, encontramos em Romanos 10.17, a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus, ou seja é lendo a Palavra do Senhor na Bíblia, meditando nela, buscando bons textos sobre a Palavra do Senhor, seja na internet ou por meio de livros, ouvindo pregações na igreja, ou seja, buscar sempre estar em contato com a Palavra é o caminho para adquirir e desenvolver a Fé. Continue firme e verás que em breve sua fé brilhará. Fique na Paz.

      Excluir
  8. É muito bom aprender mais sobre o que a bíblia diz . Me ajudou bastante. Que Deus continue abençoado o vosso trabalho. Recomendo sim!

    ResponderExcluir
  9. Paz do Mestre Jesus,
    Adorei esse comentário. Li ele pois estava fazendo uma busca sobre esse tema. Por muitas vezes oro muito, inclusive pelas madrugadas, todavia tropeço quase sempre no mesmo erro, entendo que essa é razão, não sei a arte de vigiar. Que Deus me ajude nessa busca.

    ResponderExcluir
  10. Benção puraaas Deus abençoe mais ainda

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, glórias a Deus por esse ensino tão maravilhoso.

    ResponderExcluir
  12. Para quem não gostou do texto e porque não sabe para que deve vigiar

    ResponderExcluir
  13. Amém, precisamos ler mais a palavra de Deus, para não cair,está atentos para as ciladas do inimigo.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o estudo,porém gostaria de confirmar o vs de Marcos 13;33 e não Mt 13;33, e que o diabo nosso adversário anda em derredor, buscando a quem tragar, e não em redor.
    Em redor está o anjo do Senhor.

    ResponderExcluir
  15. Aprendi muito com esse estudo. Principalmente quando o autor diz que ñ vivemos em um mundo indealizado por Deus. Então precisamos mesmo está vigilantes e cuirdar das nossas distrações!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe