Pular para o conteúdo principal

QUEM SÃO OS ATALAIAS DO SENHOR?

É muito conhecido, no meio cristão, o relato bíblico encontrado no evangelho de Marcos, no capítulo 16, onde Jesus aparece dando a missão a seus discípulos de pregarem o evangelho a toda a humanidade. Disse assim Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. ” (Mc. 16.15)
No entanto, eu pergunto: nós nos esforçamos para cumprir a missão que Cristo nos confiou?
Do tempo em que Jesus pronunciou essas palavras até os dias atuais já se passaram mais de dois mil anos e muita coisa aconteceu: muitas pessoas morreram tentando cumprir a ordem de Jesus, governos se levantaram, outros caíram, houve guerras, surgiram instituições religiosas, a ciência evoluiu, o sistema social mudou... de fato, muitas coisas aconteceram.

Quem deve pregar

Talvez, em virtude de tantas mudanças, a voz de Jesus nos comissionando a ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura nos soa como um sussurro distante, quase inaudível, e, porque geralmente não nos esforçamos muito por ouvi-lo, nos contentamos em sentar em bancos de igrejas para ouvir alguém que cumpra essa missão por nós.
Mc. 16.15
Sabemos que algumas igrejas possuem missionários pregando a Palavra de Deus em outras regiões, dentro e fora do nosso país, mas não nos importamos muito com isso, quando muito, nos contentamos em dar alguma soma em dinheiro para ajudar a obra, mas geralmente não nos envolvemos muito com aqueles irmãos, não sentimos as suas dores, não nos solidarizamos em suas dificuldades. Infelizmente, para a maioria de nós, cristãos, os missionários são apenas pessoas distantes que estão fazendo algo que nem mesmo sabemos bem o que é.
Da mesma forma, os pastores são vistos por boa parte de nós, cristãos, como aqueles a quem está encarregada a responsabilidade de fazer a obra de Deus, de pregar a Palavra do Senhor e de buscar a santidade. E nós? Qual é a nossa responsabilidade? Será mesmo que a ideia de Igreja que Jesus possuía era ter alguns poucos recitando Suas palavras em templos enquanto milhares apenas sentavam e ouviam?
É evidente que não; Jesus não pensou em templos, mas em comunhão, Ele não criou denominações religiosas, mas estimulou-nos a enxergarmos todos como irmãos. Por isso, quando Ele comissionou a seus discípulos a pregar seu evangelho a todas as criaturas, estava falando com todos nós e não se dirigindo apenas a uma casta de “iniciados”, mas a todos que desejem seguir os Seus passos.
Precisamos encarar o comissionamento de Jesus com seriedade, pois tudo que o Mestre nos encarregou de fazer deve ser feito com zelo, pois bem sabemos que é maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente (Jr. 48.10).
Somos escolhidos do Senhor (Jo. 15.16) e devemos ser seus Atalaias, suas sentinelas, ou seja, devemos ser aqueles que avisam quando o perigo se aproxima. E o perigo para a humanidade já chegou, Satanás já anda, há muito, andando ao derredor, bramando como um leão buscando alguém a quem possa devorar (1Pe. 5.8), o dia da volta de Jesus já está próximo e, com ele, o dia do julgamento.

Somos atalaias 

Precisamos alertar ao mundo que o inimigo se aproxima e que a forma de o vencer é lutando com Jesus, porque apenas com Ele seremos mais que vencedores (Rm. 8.37).
Essa é a nossa missão como atalaias que somos: anunciar a Jesus, o arrependimento, o perdão dos pecados e a salvação. Anunciar a Sua Palavra.
A missão da atalaia de Deus é de tamanha importância e responsabilidade que o Senhor, falando ao profeta Ezequiel, disse que aquele que foi constituído por atalaia, se ver chegar a espada sobre a terra e avisar ao povo e algum deles ouvir o aviso, mas não se importar e for abatido, seu sangue cairá sobre a própria cabeça, mas se a espada vier sobre a terra e a atalaia não avisar e um do povo for abatido, aquele que foi abatido o será em sua iniquidade, mas o sangue deste será demandado da atalaia.
Perceba que a atalaia (cada um de nós, crentes em Cristo Jesus) será responsabilizado por aquela vida para quem pudemos anunciar a salvação em Jesus e não o fizemos. Deus fala ainda mais claro ao profeta quando diz: “A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma. ” (Ez. 33. 7-9)

...deixemos de encarar a Cristo Jesus apenas como um compromisso social, ou como um amuleto a quem nos apegamos quando queremos receber bênçãos...

Se, por acaso surgir em sua mente aquele auto-sabotagem, tão comum na cabeça do cristão, dizendo algo como: “ah! Mas isso está no Antigo Testamento, isso foi escrito no tempo da Lei, hoje estamos no tempo da graça, não é mais assim”, gostaria de lembrar-lhe, para não me estender muito, apenas três relatos bíblicos do Novo testamento:
1. Jesus nos disse que a árvore boa deve produzir bons frutos e que toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada no fogo (Mt. 7. 17-19),
2.O apóstolo Tiago nos afirmou que “aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. ”. (Tg. 4.17)
3. O apóstolo Paulo, quando foi a Corinto pregar aos judeus e estes se opuseram e blasfemaram, sacudiu suas vestes e disse: “Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue! Eu dele estou limpo e, desde agora, vou para os gentios. ” (At. 18.6), atitude completamente coerente com a missão de atalaia que o apóstolo assumiu.
Portanto, irmãos, deixemos de encarar a Cristo Jesus apenas como um compromisso social, ou como um amuleto a quem nos apegamos quando queremos receber bênçãos ou nos livrarmos de problemas, lembremos que de Deus não se zomba (Gl. 6.7), e tomemos em nossas mãos a missão que nos foi confiada pelo Senhor, pois se nela perseverarmos até o fim, certamente receberemos a coroa da vida (Tg. 1.12).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. Excelente texto irmão! Você disse tudo!
    Urge que saiamos da nossa posição cômoda e comecemos a praticar o que já aprendemos do Cristo.
    Somos atalaias sim, e o que Ele espera que façamos, nada mais é do que continuemos o trabalho de Amor que Ele iniciou.
    Se é fácil? Claro que não. Por que esse trabalho começa em nós mesmos, de dentro para fora, vivendo cada dia Seus ensinamentos, começando em nós aquilo que ensinamos ao outro, como exemplos vivos que podemos ser. E isto independente sim, de credos, dogmas, religiões. Praticando a maior de todas, da qual Ele foi grande prepulsor, a do Amor!
    Deus Te Abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Amém irmã. Toda honra e toda glória ao Senhor. Deus continue derramando sobre ti bençãos sem medida.

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor
    Atalaia é uma categoria distinta de servo (a) de Deus meus queridos.
    Exemplo de atalaias, Samuel, Isaias, Jeremias, Ezequiel, João Batista, Pedro, etc
    Todavia todas as demais pessoas eram ovelhas comuns
    Não pode generalizar
    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe