Pular para o conteúdo principal

COMBATENDO O INIMIGO

Muitas vezes nos perguntamos como combatermos de forma eficiente as investidas do inimigo em nossa vida, pois bem sabemos que ele anda ao derredor rugindo como um leão buscando alguém a quem possa devorar (1Pe. 5.8). Sabemos também que, vez por outra, escorregamos nas suas armadilhas e falamos ou fazemos algo do qual nos arrependemos.
Algumas recomendações bíblicas me vêm logo a mente quando o assunto é impedir a ação do inimigo em nossa vida, dentre elas posso citar o texto do apóstolo Tiago que diz que devemos resistir ao diabo e ele fugirá de nós (Tg. 4.7). Há também a recomendação do próprio Mestre Jesus a seus discípulos quando diz: “Vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt. 26.41).
Certamente muitos outros textos bíblicos encontraremos no Novo Testamento e também no Antigo Testamento sobre o que devemos fazer para evitarmos a influência nociva do inimigo em nossas vidas, porém pode parecer, ao iniciante no caminhar com Cristo, que alguns desses textos careçam de instruções práticas de execução.
Por exemplo, pode surgir, ao lermos o texto de Tiago, a dúvida sobre como, efetivamente, resistir ao diabo. Ou, ainda, nas palavras de Jesus, poderíamos questionar: sabemos o que é orar, mas como devemos vigiar?

Uma nova vida

Em suma, aquele que está iniciando uma nova vida transformada em Cristo Jesus, em grande parte das vezes, está dando os primeiros passos em um caminho que ele sequer supunha existir e, portanto, é normal surgir um turbilhão de dúvidas sobre quase tudo.
Com o tempo, a nova criatura (2Co. 5.17) vai percebendo que a Bíblia Sagrada não é um equipamento de GPS que vai nos indicando passo a passo em qual curva devemos entrar e onde devemos seguir adiante, porém é um mapa que sempre nos mostrará o caminho.
2Tm. 3.16
No entanto, a Palavra de Deus possui exemplos bem práticos sobre como devemos nos comportar em diversas situações, pois ela é inspirada por Deus e útil para educação na justiça (2Tm.3.16) e muito de seu texto foi escrito para nos servir de exemplo (1Co. 10.11).
A respeito de como combatermos as armadilhas do inimigo, podemos tomar como exemplo a atitude do Mestre Jesus, quando foi tentado no deserto por Satanás. Encontramos esse relato nos primeiros versículos do Evangelho de Mateus.
“...depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. ” (Mt. 4. 2-11).

Como agiu Jesus

Se observarmos a atitude de Cristo perceberemos que o Mestre utilizou uma única arma para combater o inimigo: a Palavra de Deus. A cada proposta satânica Jesus rechaçava com algum texto das escrituras e formulava sua resposta com “está escrito...”.
Percebamos que o inimigo também conhece as escrituras e chegou a se utilizar dos textos sagrados, fora de contexto, para tentar ao Senhor quando disse: “Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. ” (Mt. 4.6).

Josué, inspirado por Deus, nos recomenda a meditarmos na Sua Palavra dia e noite...

Porém, Jesus da mesma forma continuou usando a Palavra de Deus e foi com ela que o Senhor fez com que o diabo o deixasse (Mt. 4.11).
Esse relato bíblico nos revela claramente como devemos combater o inimigo nos momentos em que ele busca nos destruir, seja com tentações ou com dores e dificuldades. O texto chega a ser um exemplo prático de como executar a recomendação de Tiago 4.7.
Porém, isso não quer dizer que devemos, nos momentos em que estamos sendo tentados, chamar o inimigo para discutir com ele. O que devemos fazer é nos focarmos na Palavra do Senhor e a utilizarmos quando estivermos em oração, meditarmos nela quando fizermos um jejum, e a estudarmos continuamente.
Aliás, Josué, inspirado por Deus, nos recomenda a meditarmos na Sua Palavra dia e noite (Js. 1.8) e devemos fazer isso estando ou não sendo atacados pelo inimigo, pois é a melhor forma de vigiar e se assim fizermos estaremos revestidos com a armadura de Deus (Ef. 6.13) e preparados para com Ele vencer qualquer batalha.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.   

Comentários

  1. É isso irmão, o Senhor É conosco todos os momentos das nossas vidas. Porém, é necessário estarmos com Ele, e seguirmos Suas orientações, que nos chegam através da Sua Palavra.
    Assim, todo mau/mal poderá ser evitado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe