Pular para o conteúdo principal

OS ÚLTIMOS SERÃO OS PRIMEIROS - PARTE 2

Na Primeira Parte desse estudo começamos a descrever a Parábola dos Trabalhadores na Vinha, contada por Jesus, e analisamos como era contado o tempo pelos judeus dos tempos do Novo Testamento
Nesta Segunda Parte deste estudo iniciaremos uma análise sobre o conteúdo literal e simbólico dessa parábola que encerra um profundo ensinamento do Senhor, e veremos como ele ainda se aplica nos dias atuais.
Começaremos analisando a resposta do dono da casa aos trabalhadores queixosos: “Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos porque eu sou bom? ” (Mt. 20. 13-15).

A justiça do dono da casa

Mt. 20.1
De fato, o proprietário da vinha não estava fazendo nenhuma injustiça, pois estava pagando aquilo que tinha acertado com os trabalhadores. O salário que aquele homem havia combinado com os primeiros trabalhadores era um denário e precisamente era isso que eles estavam recebendo. O dono da casa então afirma que está sendo com eles absolutamente justo, pois cumpre o que havia prometido.
A segunda parte da resposta do proprietário da vinha se refere a sua liberdade de fazer o que lhe aprouver de seu dinheiro, então, compete a ele, e não aos trabalhadores, decidir se vai dar mais ou não a cada um deles, pois os bens são do proprietário e não dos que trabalharam para ele.
A terceira parte da resposta do proprietário questiona se a queixa daqueles trabalhadores não teria sua origem na maldade e na inveja deles, pois sabiam que ele havia sido justo com eles, mas se queixam de ter sido bom com os demais.

O significado da parábola

Agora lembremos que essa parábola representa o reino dos céus, Jesus a inicia dizendo: “Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. ” (Mt. 20.1), portanto é fácil perceber que o dono da vinha representa o próprio Deus.
Os primeiros trabalhadores da parábola representavam os judeus que haviam sido escolhidos como o Povo de Deus (Gn. 17.8), por meio da aliança do Senhor com Abraão (Gn. 17.7). Os outros trabalhadores seriam os demais povos que se achegaram ao Senhor posteriormente e, por fim, os cristãos.
De fato, nos tempos de Cristo, os judeus, sobretudo os mais conservadores, por possuírem uma longa história de relação com Deus desde o tempo dos patriarcas, se achavam os únicos capazes a terem alguma ligação com o Senhor, os únicos merecedores das graças de Deus. Estrangeiros eram bem-vindos desde que se adaptassem as suas leis. Jesus e a aliança da graça era considerado uma aberração e uma blasfêmia.

Os dias atuais

Nos dias atuais podemos encontrar muitos dos “primeiros trabalhadores” nas diversas igrejas, defendendo um suposto status quo da salvação, crendo que por estarem por muito tempo dentro da denominação são mais merecedores de receber as bênçãos do Senhor ou de possuírem maior conhecimento ou comunhão com o Pai. 
Se compreendermos a profundidade da parábola dos trabalhadores da vinha, entenderemos que, assim como é ao dono da vinha que compete decidir quanto e a quem vá dar do seu dinheiro, também compete a Deus, e apenas a Ele, decidir a quem, como, quando e quanto vai dar de suas bênçãos.
Mas, certamente, assim como aquele proprietário da vinha procedeu com justiça para com os primeiros trabalhadores pagando aquilo que havia combinado, assim também Deus pagará a cada um de nós com absoluta justiça. Afinal, cada um receberá segundo as suas obras (Sl. 62.12).

... assim como é ao dono da vinha que compete decidir quanto e a quem vá dar do seu dinheiro, também compete a Deus, e apenas a Ele, decidir a quem, como, quando e quanto vai dar de suas bênçãos.

No entanto, se tomando o texto literal da parábola, o fato de o proprietário da vinha pagar aos últimos trabalhadores o mesmo valor pago aos primeiros possa ser considerado apenas bondade deste para com os últimos, quando analisamos como Deus entrega aos últimos que se converteram ao Seu Nome o mesmo céu e a mesma vida eterna que obtêm os que O receberam desde os primeiros dias de suas vidas, isso não é apenas bondade, mas também justiça.
Mas, como a entrega de um mesmo pagamento a quem passou menos tempo na obra e a quem passou mais tempo pode ser justa? Isso não é um contrassenso? Descobriremos isso na Terceira Parte do nosso estudo. Então até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.   

Comentários

Compartilhe