Pular para o conteúdo principal

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O BATISMO - PARTE 2

Na Primeira Parte deste estudo fizemos um rápido histórico sobre o estabelecimento da Aliança de Deus com Abraão e sua descendência e sobre a circuncisão, bem como citamos alguns fatos a respeito da Nova Aliança e do batismo.
Neste post buscaremos entender com maior profundidade o significado e o valor do batismo na Nova Aliança.
Iniciaremos perguntando: Se na antiga aliança o sinal não era mais importante do que a própria aliança, ou seja, se o ato da retirada do prepúcio, a circuncisão, não era o que importava, mas sim o que esse ato representava, acaso deveria ser diferente na Nova Aliança? Ou seja, o ato do batismo é mais importante do que o que ele representa?
Por extensão ainda podemos perguntar: o fato de participarmos do ritual do batismo nos garante a salvação?
Embora pareça, à primeira vista, um questionamento complexo e que necessita de extensas argumentações teológicas para ser respondido, na verdade a Palavra de Deus nos responde de forma muito clara.

O batismo

Ao lermos o relato da crucificação de Jesus (Lc. 23. 26-49) notamos que, como havia sido profetizado (Is. 53.12), Cristo foi colocado entre dois malfeitores. Um deles zombava de Cristo, enquanto o outro pediu que o Senhor se lembrasse dele quando viesse em Seu reino, ao que Jesus respondeu: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. ” (Lc. 23.43).
Existe alguma dúvida de que esse segundo malfeitor foi salvo? No entanto, Jesus não desceu da cruz para batiza-lo, não há relato de que ele havia sido batizado anteriormente, ao contrário, como ele mesmo reconheceu, estava sendo castigado pelos seus próprios atos de maldade. O que houve nesse momento foi uma conversão real, aquela que deveria acompanhar todo ato de batismo.
Lc. 22. 19-20
Naquele momento o malfeitor, reconheceu a Jesus como Senhor (Lc. 23.40), arrependeu-se ao considerar justa a punição de suas ações (Lc. 23.41) e clamou pela misericórdia de Deus (Lc. 23. 42). Nesse momento aquele homem se tornou uma nova criatura, sem o ritual exterior da imersão nas águas, mas com o verdadeiro batismo do coração.
Ao lermos o capítulo 16 do evangelho de Marcos encontramos Jesus comissionando seus discípulos a ir por todo o mundo pregar o evangelho (Mc. 16.15) e em seguida o Senhor afirma: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc. 16.16).
Cristo, assevera que quem crer e for batizado será salvo, mas o que não crer será condenado, não o que não for batizado. Jesus demonstra claramente que o que importa é o batismo do coração não o da carne, é crer firmemente em suas palavras e não simplesmente mergulhar nas águas.

A Conversão 

No entanto, não podemos deduzir que o ato do batismo nas águas é desnecessário ou inútil, de forma alguma. O batismo nas águas é a nossa declaração pública de que a partir daquele momento reconhecemos a Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida e que, por isso, somos uma nova criatura, um novo homem ou uma nova mulher.
Infelizmente nem sempre acontece dessa forma. Algumas pessoas insistem em considerar o batismo apenas um ritual exterior. Se batizam mas continuam sendo a mesma velha criatura vivendo em pecado e se comprazendo neles. Estes, de fato, não se batizaram, apenas tomaram um banho.

A nossa participação nesta Nova Aliança é representada pelo batismo de imersão nas águas, mas deve ser efetivada em nosso coração...

Devemos lembrar que a Palavra de Deus afirma que “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. ” (Pv.28.13). Aquele que se batiza e permanece vivendo no pecado está desejando encobrir suas transgressões encenando uma conversão que não existe e esse não alcançará a misericórdia do Senhor.
A Nova Aliança, instituída por Jesus já havia sido anunciada pelo Senhor ao profeta Jeremias quando disse: “Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. ” (Jr. 31. 31-33).
A nossa participação nesta Nova Aliança é representada pelo batismo de imersão nas águas, mas deve ser efetivada em nosso coração, do contrário é apenas engano.
Encerramos aqui este rápido estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.   

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe