Pular para o conteúdo principal

DEUS PREDESTINA?

Infelizmente, ainda nos dias atuais, há no meio cristão muitas dúvidas sobre predestinação e presciência de Deus. Algumas pessoas creem e difundem a ideia antibiblica de que o Senhor predestinou desde a criação algumas pessoas para serem boas e outras para serem más, umas para salvação e outras para perdição. Evidentemente essa ideia é uma aberração teológica, contrária ao caráter amoroso e sábio de nosso Senhor e Criador.
No entanto, isso não significa dizer que a predestinação não existe, porém ela deve ser bem compreendida à luz da palavra de Deus.
Embora deseje aqui fazer um estudo resumido sobre alguns aspectos da predestinação e da presciência do Senhor, creio ser impossível fazê-lo em apenas uma postagem, por isso proponho um estudo em duas partes a serem publicadas em sequência nas postagens do blog Preceitos de Fé.

Presciência

Iniciaremos analisando alguns textos da epistola de Paulo aos romanos para que possamos compreender melhor o que é a predestinação de Deus e como ela está intimamente relacionada com a Sua Presciência.
Nos versículos 29 e 30 do capítulo 8 da epístola de Paulo aos romanos, o apóstolo escreve: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. ” (Rm. 8. 29-30).
Lc. 12.7
Percebamos que Paulo declara aqui que Deus predestinou alguns a serem “conformes à imagem de seu Filho” e ainda afirma que a esses a quem Deus predestinou também chamou, justificou e glorificou. É nítida, no texto, a ideia de que foram alguns, e não todos, que foram predestinados por Deus, no entanto o início do versículo 29 afasta qualquer possibilidade de predestinação determinista e aleatória da parte do Senhor e nos esclarece o real significado dessa predestinação quando diz: “Porquanto aos que de antemão conheceu”.
Ora, fica muito claro que essa predestinação está baseada na presciência do Senhor e não em uma vontade aleatória e desprovida de sentido, ou seja, Deus predestina alguns para serem a imagem de Seu Filho porque em virtude de sua presciência já sabe que estes escolherão crer e confessa-lo como Senhor e Salvador.
Uma vez que Deus de antemão já conhece as escolhas e consequências que cada um de nós faremos e sofreremos, pois até os fios de nossas cabeças estão contados (Lc.12.7), predestina àqueles que irão optar por guardar as Suas palavras à salvação eterna.
Porém, alguns textos desta mesma epístola de Paulo são utilizados equivocadamente para tentar fundamentar a falsa doutrina da predestinação arbitrária de Deus, citarei dois deles.

Predestinação?

No capítulo 9, encontramos nos versículos de 8 a 13 o seguinte texto: “Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo, virei, e Sara terá um filho E não ela somente, mas também Rebeca, ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú. ” (Rm. 9. 8-13).

...essa predestinação está baseada na presciência do Senhor e não em uma vontade aleatória e desprovida de sentido...

Ainda no capítulo 9 da epístola encontramos: “Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade? Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra? Que diremos, pois, se Deus, querendo mostrar a sua ira e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição, a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? ” (Rm. 9. 19-24).
Ambos versículos citados parecem sugerir uma predestinação meio aleatória, no entanto não é esse o caso, porém estudaremos mais profundamente o real significado desses dois versículos na Segunda Parte de nosso estudo intitulado “Deus predestina? ”. Então, até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.   

Comentários

Compartilhe