Pular para o conteúdo principal

GANHAR PARA CRISTO

É verdade que devemos desejar que todas as pessoas se convertam a Cristo e alcancem a salvação porque esse também é o desejo de Deus (1Tm. 2.4), no entanto devemos ter cautela quanto aos esforços que empreendemos na pregação do evangelho com o intuito de ampliar o número de convertidos.
Desde quando a expressão “ganhar para Cristo” se popularizou no meio evangélico parece ter havido muito mais ênfase no verbo ganhar do que no nome de Cristo.
1Co. 2.4-5
Nos dias de hoje o que vemos em muitas igrejas é uma verdadeira competição para saber quem “ganha mais almas para Jesus”. Essa competição ocorre não apenas entre irmãos da igreja, mas também, muitas vezes, entre denominações cristãs.
Entre os irmãos, por trás dos esforços para atrair novos convertidos está, muitas vezes, o orgulho de se sentir importante dentro da congregação ou a ambição de alcançar favores do pastor ou cargos dentro da igreja, tendo em vista os seus “resultados”.
Entre denominações, essa disputa para “converter” mais adeptos, algumas vezes, esconde não apenas o orgulho de seus líderes, mas também visam o incremento das receitas da igreja por meio de dízimos e ofertas.
Ambas as faces dessa disputa para a conquista de mais e mais “afiliados a Jesus” provém de uma interpretação equivocada do texto bíblico.

A expressão "ganhar para Cristo"

A expressão “Ganhar para Cristo” provavelmente tem origem numa interpretação simplista do texto de Paulo escrito aos Coríntios que diz: “Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. (1Co. 9.19-23).
Para os defensores da batalha do “ganhar para Cristo” esse texto legitima toda e qualquer forma de conquistar pessoas para Jesus, afinal, como afirma um ditado popular “tudo é válido na guerra”.
Com base nesse raciocínio algumas igrejas patrocinam verdadeiros treinamentos de marketing e vendas para seus pastores e obreiros com a finalidade de conquistar pessoas para suas denominações. Promessas de bênçãos, distribuição de brindes, retórica apurada, técnicas de convencimento e muitas outras estratégias são utilizadas, sob o pretexto de ganhar almas para Cristo, por igrejas para fazer prosélitos.

O que Paulo diz?

No entanto o texto de Paulo fala muito mais de empatia do que de técnicas de convencimento, se assim não fosse que sentido teriam as palavras do mesmo apóstolo quando escreveu: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. ” (1Co. 2.4-5).
Devemos também ter em mente que quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo é o Espírito Santo (Jo. 16.8) e não a retórica de algum “iluminado”.

Querer, por meio de nossas habilidades retóricas ou recursos materiais convencer alguém a se converter a Cristo é desprezar a capacidade do Espírito Santo de fazer a Sua obra e, portanto, é uma heresia.

Percebamos que quando Jesus produzia curas e milagres o fazia para cumprir a Sua missão na terra e por compaixão de nós, não como estratégia de marketing para atrair adeptos. Cristo se limitava a anunciar a boa nova e tão somente isso nos comissionou a fazer (Mc.16.15).
As palavras de nossa pregação devem ter, evidentemente, os limites do bom senso, mas não podemos querer ajudar a Palavra de Deus a converter quem quer que seja. Querer, por meio de nossas habilidades retóricas ou recursos materiais convencer alguém a se converter a Cristo é desprezar a capacidade do Espírito Santo de fazer a Sua obra e, portanto, é uma heresia.
Contentemo-nos em utilizar, em nossa pregação da Palavra, tão somente a Palavra de Deus e esqueçamos as peripécias publicitárias quando apresentarmos Cristo; lembremos que nenhum esforço humano é superior ao poder de Deus e que sem Ele nada podemos fazer (Jo.15.5).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe