Pular para o conteúdo principal

O FORTE DE JACÓ

Escrevo esse post para responder um questionamento muito interessante que a irmã Isa fez no Bate-papo Cristão de nosso blog. A irmã perguntou: “O que se entende em Isaías 49:26, com a expressão " O forte de Jacó "? “. Pois bem, nas linhas abaixo, com a permissão do Senhor e fundamentado em Sua Palavra, passarei a explicar esse versículo.
O texto do capítulo 49 do livro de Isaías, a partir do versículo 8, é uma profecia a respeito da restauração do povo de Israel.  É utilizado nessa revelação um recurso conhecido como tipologia bíblica que, em síntese, é a forma de descrever uma realidade espiritual por meio de uma realidade material.
Nesse texto o profeta, inspirado por Deus, está revelando a libertação do povo de Israel por meio do imperador persa Ciro, que havia vencido os medos e conquistado e ampliado seus territórios, passando a dominar também sobre os israelitas.

O Imperador Ciro como ferramenta do Senhor

Is. 49.26
Lembremos que o profeta já havia revelado que Ciro seria ferramenta do Senhor para aplicar Sua justiça, quando escreveu: “Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Por amor do meu servo Jacó e de Israel, meu escolhido, eu te chamei pelo teu nome e te pus o sobrenome, ainda que não me conheces. Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces. ” (Is. 45.1-5).
Ciro haveria de ser usado por Deus para conquistar nações inclusive as que tinham dominado Israel para que depois libertasse o povo santo do cativeiro, aplicando assim Sua justiça, como revela o profeta no versículo 13: “Eu, na minha justiça, suscitei a Ciro e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade e libertará os meus exilados, não por preço nem por presentes, diz o SENHOR dos Exércitos. ” (Is. 45.13). E confirma ser Ele, o Senhor, que guia Ciro nessas ações: “...que digo de Ciro: Ele é meu pastor e cumprirá tudo o que me apraz” (Is. 44.28).
O capítulo 49 de Isaías, a partir do versículo 8, profetiza sobre essa libertação que, de fato, ocorreu como descreve o livro de Esdras.

As palavras no Hebraico

Ao se referir a si mesmo como aquele que pelejaria com os opressores de Israel e libertaria Seu povo, Deus diz: “Por certo que os presos se tirarão ao poderoso, e a presa do tirano escapará; porque eu contenderei com os que contendem contigo, e os teus filhos eu remirei. E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne, e com o seu próprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou o SENHOR, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Forte de Jacó. ” (Is.49.25-26). (Outras versões utilizam o termo poderoso em lugar de forte).

O texto de Isaías 49.26 descreve o Senhor como Deus forte (poderoso) que, assim como um cavaleiro domina o seu cavalo e parte para a batalha, aplicará Sua justiça por meio de Ciro dominando as nações e libertando Seu povo.

Interessante notar que a palavra utilizada na língua original do Antigo Testamento, o hebraico, e que foi traduzida por “forte” (ou poderoso em outras versões) é אֲבִיר ('abhiyr) que foi corretamente traduzida em ambos os casos, mas que também significa cavaleiro.
Isso ocorre porque Deus, por meio de Isaías, está descrevendo uma situação de batalha, de aplicação da justiça por meio da força, como, de fato, executou Ciro ao dominar outras nações para cumprir o propósito de Deus de libertar Israel.
Para destacar essa informação, vejamos outro exemplo em que o Senhor é descrito como forte e poderoso: “Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso, o SENHOR, poderoso nas batalhas. ” (Sl.24.8). Neste texto as palavras hebraicas que são traduzidas por forte e poderoso são עִזּוּז   e גִבֹּור (izzuzv e ghibbor) que significam forte e poderoso no sentido de ser herói do povo de Israel.
O texto de Isaías 49.26 descreve o Senhor como Deus forte (poderoso) que, assim como um cavaleiro domina o seu cavalo e parte para a batalha, aplicará Sua justiça por meio de Ciro dominando as nações e libertando Seu povo.

Por que De Jacó?

Com relação ao fato de o versículo descrever o Senhor como o forte de Jacó, isso ocorre devido descendência do povo de Deus. Lembremos que Abrão, que recebeu a promessa do Senhor, teve com Sara, sua esposa, Isaque de quem descendeu os judeus; e com Hagar (serva de Sara) Ismael de quem descendeu os árabes. Isaque teve com Rebeca, sua esposa, Jacó e Esaú, esse último era o primogênito mas vendeu sua primogenitura a Jacó, e deste descende Jesus.  
É a esse respeito que se refere a revelação espiritual da tipologia bíblica desse texto de Isaías que comentei no início desse post.
Do ponto de vista da revelação material (embora por meio do poder divino), o texto se refere a libertação do povo de Israel através das ações do imperador Ciro, porém do ponto de vista espiritual o texto de Isaías também aponta para a libertação dos filhos de Deus do mundo que jaz no maligno (1Jo. 5.19) por meio de Jesus Cristo em Sua volta.
Evidentemente muito ainda poderia ser dito sobre esse texto do profeta Isaías mas espero que esse rápido post tenha servido, a irmã Isa e a todos que tinham dúvidas sobre essa profecia, para lançar um pouco de luz sobre o texto do profeta. Desejo que o Espírito Santo continue esclarecendo o coração de todos nós.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe