Pular para o conteúdo principal

FOCO EM DEUS


Muitas vezes nos perguntamos por que o antigo povo hebreu, mesmo depois de ser retirado da escravidão do Egito pela força de tantas maravilhas executadas por Deus, não suportou os quarenta dias e quarenta noites da ausência de Moisés no Monte Sinai sem se perder em idolatrias, chegando a construir um bezerro de ouro para adorar. (Ex. 32.1-5).
É evidente que não se pode creditar a fraqueza na fé daquele povo hebreu a apenas uma causa, muitas podem ser citadas, dentre elas, por exemplo, a adaptação aos costumes egípcios depois de passarem tantos anos em suas terras e a característica de “dura cerviz” do próprio povo. No entanto, certamente, um dos motivos determinantes para sua corrupção após a temporária ausência de Moisés quando subiu ao monte para receber as Tábuas da Lei foi o foco que os hebreus tinham nele e não em Deus.

A quem os antigos hebreus seguiam

Jo. 14.6
Não obstante tenha sido sempre Deus (e não Moisés por força própria) quem libertou e guiou o povo, os hebreus concentraram sua atenção em Moisés e não no Senhor e o escolheram como líder a ser seguido.
Percebamos que Deus havia escolhido todo o povo hebreu para ser “reino de sacerdotes e nação santa” (Ex.19.6), porém eles tiveram medo e pediram Moisés, dizendo-o: “Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos. ” (Ex. 20.19).
Atitude semelhante teve o povo de Israel quando rejeitaram a Deus como único soberano e pediram a Samuel que lhes constituísse um rei (1Sm. 8.6-7).

Todos esses acontecimentos nefastos se deram na história do povo de Deus porque por muitas vezes eles esqueceram de seguir ao Senhor e desejaram seguir a homens.

Essa atitude do povo hebreu de seguir ao líder e não a Deus fez com que suas esperanças fossem destruídas ao acharem que Moisés poderia estar morto (Ex. 32.1) esquecendo-se que quem os guiava e protegia era Deus e não o descendente da casa de Levi (Ex. 2.1). Ao perderem a fé e a esperança sucumbiram à corrupção e à idolatria sofrendo as consequências de suas ações.
Na história do povo de Israel, sob o regime monárquico, percebemos, em diversos relatos bíblicos, que a nação era abençoada ou amaldiçoada conforme o Rei que a comandava era fiel ou não a Deus, pois muitos deles fizeram a nação pecar contra o Senhor.
Todos esses acontecimentos nefastos se deram na história do povo de Deus porque por muitas vezes eles esqueceram de seguir ao Senhor e desejaram seguir a homens.

Em quem mantemos nosso foco?

Quantas vezes também nós não nos inclinamos a fazer o mesmo esquecendo-nos que o nosso modelo deve sempre ser o Senhor, que nosso guia deve ser Deus e não o Pastor da Igreja, o diácono, o obreiro ou algum pregador. Todos esses são seres humanos iguais a nós (At.14.15), estão sujeitos a falhas e jamais poderão estar sempre ao nosso lado. E o que faremos se nosso pastor nos decepcionar? O que faremos se aquele irmão de aparente fé inabalável pecar? Abandonaremos a Deus e construiremos nosso “bezerro de ouro”?
Os líderes da igreja são missionários de Deus realizando a Sua Obra que podem e devem nos ajudar a conhecer o caminho, a verdade e a vida (Jo. 14.6), mas nosso Mestre deve ser sempre o Senhor é a Ele a quem devemos seguir, é Sua Palavra que devemos ouvir. Qualquer outro em quem colocarmos nosso foco, mais cedo ou mais tarde pode nos levar à decepção.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe