Pular para o conteúdo principal

A GRAÇA E A LEI


Debates intermináveis ainda existem no meio cristão a respeito da revogação ou não da Lei em virtude da Graça. Ainda se questiona se Jesus e, consequentemente a aliança da Graça, aboliu ou não esse ou aquele mandamento da Lei.
Se compararmos textos do Antigo e do Novo Testamento fica fácil perceber que existe uma espécie de releitura, no Novo Testamento, de alguns textos contidos no Antigo Testamento, mas que de forma alguma isso se constitui em contradições bíblicas ou em negação do texto antigo. Vemos, por exemplo, Jesus, no capítulo 5 do Evangelho de Mateus, complementando e esclarecendo alguns mandamentos de Deus contidos no Antigo Testamento.
No entanto, a situação fica mais obscura quando encontramos dentro do próprio Novo Testamento versículos que parecem confirmar a perfeita vigência atual da Lei em contraposição a outros que parecem afirmar que ela foi revogada pela Graça.
Embora eu pretenda fazer uma abordagem rápida do tema, pela própria natureza complexa do que trataremos proponho um pequeno estudo em duas postagens a serem publicadas aqui no Blog Preceitos de Fé.

O Texto Bíblico

Mt. 5.17-18
Dentre os diversos textos que encontramos no Novo Testamento com as características citadas talvez dois dos que mais incitam os debates sobre a revogação ou não da Lei sejam os que encontramos em Mateus capítulo 5, versículos 17 a 19 e Gálatas capítulo 3, versículos 23 a 25, vejamos:
Em Mateus, Jesus está falando ao povo e diz: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. ” (Mt. 5.17-19).

...a situação fica mais obscura quando encontramos dentro do próprio Novo Testamento versículos que parecem confirmar a perfeita vigência atual da Lei em contraposição a outros que parecem afirmar que ela foi revogada pela Graça

Paulo, escrevendo aos gálatas, diz: “Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. ” (Gl. 3. 23-25).
Não obstante esses textos pareçam se contradizer, Jesus afirmando que não veio revogar a Lei e o outro afirmando que depois de Cristo não estamos mais subordinados à Lei, na verdade eles se complementam.

Ir além da Lei

João Crisóstomo, um dos chamados Pais da Igreja Antiga que viveu entre 354 e 407 d.C. aproximadamente, esclarecia sabiamente a posição da Graça em relação a Lei, ele afirmava que a Graça nos liberta da Lei não para que possamos transgredi-la mas para que possamos ir além do domínio dela, ou seja para que possamos fazer ainda mais do que a Lei determina.
Ficou confuso com essa afirmação de Crisóstomo? Então não perca a próxima postagem do Blog Preceitos de Fé onde abordarei essa afirmação esclarecendo sua fundamentação bíblica bem como o que nos revela a Bíblia sobre a diferença entre a Lei e a Graça. Então até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

Compartilhe