Pular para o conteúdo principal

A COBRA DE BRONZE - PARTE 3


Na Primeira Parte desse estudo descrevemos o relato bíblico contido no capítulo 21 do livro de Números em que Moisés, sob as ordens de Deus, constrói uma serpente de bronze e a coloca sobre uma haste para que todo aquele que olhasse para ela ficasse curado das picadas das cobras venenosas que na região de Edom picavam o povo israelita. Falamos também que nesse texto é utilizado um recuso denominado tipologia bíblica e demos a sua definição.
Na Segunda Parte do nosso estudo explanamos sobre essa relação tipológica entre a serpente de bronze construída por Moisés sob ordem de Deus e a pessoa de Jesus Cristo.
Neste post buscaremos esclarecer a relação tipológica entre a figura da serpente de bronze e a pessoa de Jesus Cristo.

A figura da serpente

Uma pergunta que possivelmente surgiu para algumas pessoas durante a leitura das partes anteriores desse nosso estudo pode ser assim descrita: Por que Jesus foi representado na figura da serpente se sabemos que em diversos textos bíblicos como no relato da criação em Gênesis, nas profecias de Isaías e até mesmo no apocalipse a figura da serpente representa Satanás?

A revelação tipológica então não se limita a anunciar que Cristo morreria na cruz, mas que morreria por nós.

Dt. 21.23
Para responder a essa pergunta precisamos ter em mente que a serpente de bronze representa Jesus crucificado, assumindo nossos pecados sobre si (Is. 53. 4-5) para nos dar vida e devemos lembrar que a Palavra de Deus afirma que “o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus” (Dt. 21.23).
Jesus naquele momento se tornava maldito por nós ao levar sobre si nossos pecados, como nos revela o apóstolo Paulo escrevendo aos gálatas: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro) ” (Gl. 3.13).
É evidente que Jesus não se tornou Satanás, mas levou sobre si ao morrer na cruz todo o pecado que o inimigo insuflou na terra. A revelação tipológica então não se limita a anunciar que Cristo morreria na cruz, mas que morreria por nós. Por se tornar maldito ao morrer na cruz por nossos pecados é representado nesta revelação pela serpente na haste.

Não devemos adorar a cruz

É importante salientar também que assim como à serpente de bronze não deveria ser prestado nenhum culto nem dedicadas orações, e por isso foi destruída pelo Rei Ezequias (2Rs. 18.4), também se equivoca as crenças que adoram a cruz pois Jesus já não está mais nela, ressuscitou, venceu o pecado e a morte (1Co. 15. 54-57) e nos trouxe vida.
Não é a cruz que devemos adorar, mas somente a Deus, na pessoa de Jesus Cristo, o único intermediário entre nós e o Pai (1Tm. 2.5), o Cristo vivo e não morto, aquele que ressuscitou e foi alçado aos céus e está assentado a direita do Pai (At. 2. 32-36).
Encerramos aqui este rápido estudo que, para mim, foi muito gratificante e espero que tenha sido também para os irmãos e irmãs. Desejo que o Espírito Santo fale mais aos nossos corações.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

Compartilhe