Pular para o conteúdo principal

A COBRA DE BRONZE - PARTE 2


Na Primeira Parte desse estudo descrevemos o relato bíblico contido no capítulo 21 do livro de Números em que Moisés, sob as ordens de Deus, constrói uma serpente de bronze e a coloca sobre uma haste para que todo aquele que olhasse para ela ficasse curado das picadas das cobras venenosas que na região de Edom picavam o povo israelita. Falamos também que nesse texto é utilizado um recuso denominado tipologia bíblica e demos a sua definição.
Neste post explanaremos sobre essa relação tipológica entre a serpente de bronze construída por Moisés sob ordem de Deus e a pessoa de Jesus Cristo.

A serpente de bronze

Nm. 21.8
Antes de explicarmos essa relação tipológica entre a serpente e Jesus é preciso salientar que nesse relato de Números não há qualquer menção à idolatria. Perceba que no texto as pessoas não cultuavam a serpente de bronze, não clamavam a ela, não faziam orações, não pediam nada a ela, não se ajoelhavam, tão somente olhavam para ela e ficavam curadas.
Nunca foi intenção do Senhor que a serpente de bronze se tornasse objeto de adoração e de idolatria, tanto é assim que quando o povo de Israel, muito tempo depois de Moisés, já na época dos Reis, desvirtuaram o objetivo inicial daquele episódio tornando a serpente objeto de culto, Ezequias, Rei de Judá, destruiu-a por completo, fazendo-a em pedaços (2Rs. 18.4).
A serpente de bronze, além de ser uma solução imediata para a cura dos israelitas que estavam morrendo em virtude das picadas das cobras venenosas da região de Edom, apontava para a realidade de Cristo Jesus que foi pendurado na cruz, assim como a serpente na haste, e para quem devemos olhar para que possamos viver.

O significado tipológico

É significativo que quando Deus ordena a Moisés que construa a serpente de bronze o Senhor afirma que “todo mordido que a mirar viverá” (Nm. 21.8). Ele não oferece apenas cura, mas vida. Lembremos que Jesus nos diz que veio para nos dar vida e vida em abundância (Jo.10.10).
A todo aquele que havia sido envenenado pela peçonha da serpente (o pecado na revelação tipológica do texto) estava reservada a morte caso não tomasse a atitude de olhar para aquela serpente que estava pendurada na haste (Cristo Jesus que foi pendurado no madeiro na revelação tipológica do texto).

... revela a todos nós que somente Cristo Jesus pode nos salvar do veneno do pecado e nos oferecer a verdadeira vida

É significativo também que as serpentes venenosas que matavam o povo de Deus surgiram quando Israel rodeava a terra de Edom, pois os edomitas são os descendentes de Esaú (Gn. 36. 8-9) o irmão de Jacó que rejeitou ao Senhor ao vender sua progenitura (Gn. 25. 27-34) assim como Lúcifer rejeitou ao Pai.
O relato bíblico da construção da serpente de bronze, portanto conta-nos um fato que ocorreu no tempo de Moisés, porém também anunciava aos israelitas e revela a todos nós que somente Cristo Jesus pode nos salvar do veneno do pecado e nos oferecer a verdadeira vida.
No entanto àqueles que já possuem algum conhecimento bíblico pode parecer estranho a anunciação do Senhor Jesus ser realizada por meio da figura de uma serpente. Esclareceremos essa questão na próxima postagem do blog Preceitos de Fé. Então até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

Compartilhe