Pular para o conteúdo principal

CEGUEIRA ESPIRITUAL


Algumas pessoas imaginam que se nos dias atuais ainda existissem grandes profetas como nos tempos do Antigo Testamento a nos alertar sobre o que estava por vir, talvez, a mensagem da Bíblia se tornasse mais clara e fizesse com que mais pessoas a aceitassem diante dos sinais realizados por tais profetas.
Não obstante a Bíblia não negue a possibilidade de continuarem sendo levantados por Deus profetas em todos os tempos, o fato é que não temos notícia atualmente da existência de profetas da envergadura de Isaías ou Jeremias, por exemplo.
Os motivos para o silêncio atual das grandes vozes proféticas são diversos, por exemplo: O nascimento de Jesus que veio para cumprir as profecias do Antigo Testamento e a existência das Escrituras que são inteiramente inspiradas por Deus e se constitui em informação suficiente para nosso ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça (2Tm. 3.16), sendo, portanto, tudo o de que precisamos para entender o que Deus espera de nós.

A iniquidade do mundo

Porém há um motivo para o silêncio dos profetas sobre o qual o Senhor, por meio de Isaías, já alertava a seu povo nos tempos do Antigo Testamento. 

O distanciamento que as pessoas nos dias atuais escolheram manter de Deus, entregando-se aos prazeres e interesses do mundo também tem como consequência o silêncio profético.

Is. 29.10Disse o Senhor: “Estatelai-vos e ficai estatelados, cegai-vos e permanecei cegos; bêbados estão, mas não de vinho; andam cambaleando, mas não de bebida forte. Porque o SENHOR derramou sobre vós o espírito de profundo sono, e fechou os vossos olhos, que são os profetas, e vendou a vossa cabeça, que são os videntes. Toda visão já se vos tornou como as palavras de um livro selado, que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não posso, porque está selado; e dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele responde: Não sei ler. O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento; de maneira que a sabedoria dos seus sábios perecerá, e a prudência dos seus prudentes se esconderá. ” (Is. 29. 9-14).
O distanciamento que as pessoas nos dias atuais escolheram manter de Deus, entregando-se aos prazeres e interesses do mundo também tem como consequência o silêncio profético. O mundo anda como cego, sem guia, sem rumo, porque o inimigo do homem o cegou para que não entendessem a verdade (2Co. 4.4).

Uma escolha nossa

Para aqueles que buscam sinceramente ao Senhor, certamente O encontrão nas Escrituras e por meio delas Ele falará com seus filhos e os orientará, esclarecerá e abençoará. Porém para aqueles que se afastam voluntariamente do Senhor ou que se aproximam dEle apenas em aparência, sem ter sincero o coração, ainda que estejam dentro de uma igreja, continuarão cegos e assim permanecerão até caírem no precipício da morte eterna, pois para estes, diz Deus: “De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras? ” (Sl. 50.16-17).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe