Pular para o conteúdo principal

POR QUE MOISÉS NÃO ENTROU NA TERRA PROMETIDA?


Talvez você já tenha se perguntado por que Moisés, depois de tantos serviços prestados à Obra de Deus, guiando o povo hebreu à Terra Prometida, tenha sido impedido de entrar nela pelo Senhor em virtude de um único ato impensado ao bater na pedra duas vezes. (Nu. 20.11). Não estaria Deus sendo rigoroso demais com o seu servo Moisés?
É importante salientar que embora Deus tenha impedido Moisés de entrar com o povo hebreu na terra prometida em virtude de sua atitude em Meribá (Nu. 20.10-11) isso não significa que ele foi condenado por Deus à perdição. Lembremos, por exemplo que Moisés apareceu aos discípulos ao lado de Jesus no momento da transfiguração. (Mt. 17.1-4).
Na verdade, essa proibição divina tinha dois objetivos, um deles guardava relação com Moisés e o outro com o povo hebreu. 

O motivo relacionado à pessoa de Moisés

Punir a atitude de Moisés era um dos objetivos, como o texto deixa bem claro: “Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei. ” (Nu. 20.12).
Et. 4.14aMoisés, ao bater na rocha duas vezes exclamando “porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros? ” (Nu. 20.10) agiu de forma desobediente a Deus, pois devia falar à rocha (Nu.20.8) e não bater nela, e presunçosa pois colocou a ele e Arão no lugar de Deus como se fossem eles, e não o Senhor, que estavam dando água ao povo.
Na forma como o relato foi escrito também há uma revelação tipológica que aponta para Jesus que é a Pedra fundamental sobre a qual se ergue a Igreja (Mt. 16.18) que nos dá água da vida para jamais termos sede (Jo. 4.13-14) e que é exposto a ignominia ao ser crucificado pela segunda vez por aqueles que se tornaram participantes do Espirito Santo mas caíram (Hb. 6.4-6).

O motivo relacionado ao povo hebreu

Porém o outro objetivo era orientar o povo hebreu. Em um Texto Anterior, abordei o fato de que o povo havia preferido Moisés ao Senhor como seu líder. Embora em alguns momentos a liderança de Moisés foi questionada, de forma geral os hebreus no deserto escolheram ouvir o que Deus dizia desde que fosse por meio de Moisés (Ex. 20.19).  Havia quase uma idolatria à liderança do irmão de Arão e Miriã.
Deus, ao retirar as figuras de Moisés e Arão do restante da missão de fazer o povo se tornar uma grande nação indicava aos hebreus que a Obra é de Deus e não do homem e ela será feita independentemente de quem estará à frente dela, por isso devemos nos concentrar no Dono da Obra e não em seus executores.
Orientação parecida deu Mordecai à Rainha Esther quando ela temeu pela própria vida no momento em que precisou falar ao Rei em defesa de seu povo; disse o primo de Esther: “Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis” (Et. 4.14).

... a Obra é de Deus e não do homem e ela será feita independentemente de quem estará à frente dela... 

Deus ensinava ao povo que era a Ele a quem deviam adorar e não a Moisés, Arão, Josué, ou qualquer de seus missionários, pois sempre é Ele quem nos faz querer e efetuar (Fp. 2.13) e sem Ele nada podemos fazer (Jo. 15.5).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus. 

Comentários

  1. Amei esse estudo, muito profundo e revelador simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe