Pular para o conteúdo principal

A COBRA DE BRONZE


No livro de Números, no capítulo 21 há um relato que podemos classificar como curioso. Trata-se do episódio em que Moisés construiu uma serpente de bronze para que os israelitas ficassem curados ao olharem para ela.
Por se tratar de um tema relativamente complexo e que envolve a explicação e a demonstração do conceito do recurso denominado tipologia bíblica proponho um estudo em três partes a serem publicadas nas postagens do blog Preceitos de Fé. Iniciemos então com a descrição do relato:
O texto nos conta que o povo de Israel, guiado por Moisés, ao rodear a terra de Edom em direção à terra prometida tornou-se impaciente com a longa jornada e passou a reclamar de Deus e de Moisés: “Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil.” (Nm. 21.4-5).

O ataque das serpentes

Nm. 21.5
Com a permissão do Senhor, então, sugiram naquele local serpentes venenosas que morderam muitos israelitas e uma grande quantidade do povo veio a morrer em consequência do veneno. (Nm. 21.6).
Desesperado, o povo procurou a Moisés e disse: “Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes”. Moisés então orou a Deus ao que ouviu do Senhor uma orientação inusitada: “Disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. ” (Nm. 21.8). 
O texto ainda relata que, de fato, “Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava. ” (Nm. 21.9).

Há contradição bíblica?

O texto nos suscita alguns questionamentos que buscarei responder iniciando pelo mais evidente: Não seria isso uma espécie de idolatria? Estaria Deus se contradizendo e negando seu próprio mandamento que diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; ” (Ex. 20. 4-5)?

... o episódio da construção da serpente de bronze para a qual quem olhava ficava curado aponta para Cristo Jesus que foi crucificado e morreu para nos dar vida.

Para responder a esse questionamento é preciso sabermos que nesse texto é utilizado pelo escritor um recurso chamado tipologia bíblica. Esse recurso também está presente em diversos outros textos bíblicos como já indiquei em outras postagens do nosso blog. A tipologia bíblica consiste basicamente em revelar ou apontar para uma realidade espiritual por meio de um relato real de um fato material.
No texto em questão o episódio da construção da serpente de bronze para a qual quem olhava ficava curado aponta para Cristo Jesus que foi crucificado e morreu para nos dar vida.
Como ocorre essa relação tipológica entre a serpente de bronze construída por Moisés sob ordem de Deus e a pessoa de Jesus Cristo é o que você vai descobrir na próxima postagem do blog Preceitos de Fé intitulada “A cobra de bronze”. Então até lá.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus

Comentários

Compartilhe