Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DO JUSTO - PARTE 1

Encontramos no capítulo 18 do livro de Gênesis um relato interessante sobre a postura de Abraão diante do Senhor quando Seus anjos iriam destruir Sodoma: “Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHOR. E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? Se houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles. Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza. Na hipótese de faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco. Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta. Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não o farei se eu encontrar ali trinta. Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte. Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez. Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar.”. (Gn. 18. 22-33).

Por se tratar de um tema relativamente complexo proponho um estudo em duas partes a serem publicadas nas postagens do blog Preceitos de Fé. Iniciemos então com uma análise da posição de Abraão:

A Fé

Rm. 5.10

De imediato nos salta aos olhos a posição de Abraão, aquele cuja fé lhe foi imputada por justiça (Gn. 15.6), diante do Senhor: a posição de quem intercede pelo seu próximo. Aqui podemos traçar algum paralelo com outras personagens bíblicas que em determinados momentos atuaram como intercessores ou mediadores entre o povo e Deus, como Moisés, por exemplo, que também clamou para que seu povo não fosse destruído (Ex. 32. 9-14) ou Davi que clamou a Deus para que afastasse a peste do povo e castigasse tão somente a ele em virtude de seu pecado (1Cr. 21.17).

Essa é uma das atribuições de um homem justo: clamar em favor daqueles que sofrem. Dessa forma, enquanto clama, o justo se coloca na posição de mediador entre Deus e o povo.

A Limitação Humana

No entanto, ainda que em alguns momentos aquele que foi justificado possa se colocar nessa posição bem sabemos que só existe um que efetivamente é o mediador entre nós e Deus: Jesus Cristo (1Tm. 2.5).

Abraão clamou repetidas vezes para que Deus poupasse Sodoma, mas em determinado momento ele achou que seu clamou já era o suficiente (quando supôs a existência de 10 justos na cidade); Jesus entregou a própria vida por amor de nós. Abrão clamou pela vida de possíveis justos que haveriam em Sodoma, Jesus completou a missão mais difícil: entregar a própria vida por amor daqueles que eram ainda seus inimigos (Rm. 5.10).

Percebemos que existe nesse relato de Abraão intercedendo pelo povo uma indicação para a futura ação excelente de Jesus se entregando por nós.

...bem sabemos que só existe um que efetivamente é o mediador entre nós e Deus: Jesus Cristo

Porém esse texto possui também outro aspecto que devemos salientar: a posição estrutural daqueles que são justificados para a manutenção da própria sociedade. A esse respeito teceremos comentários esclarecedores na próxima postagem do blog Preceitos de Fé. Então, até lá.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe