Pular para o conteúdo principal

A NOVA CRIATURA

Encontramos na primeira carta de João a seguinte afirmação: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (1Jo. 3.2) e podemos nos perguntar o que de fato isso significa.

Em primeiro lugar devemos descobrir a quem o evangelista chama de amados, sobre os quais afirma serem agora filhos de Deus. Esse questionamento é fácil de resolver pois o próprio evangelista esclarece quem pode ser chamado filho de Deus, quando escreve: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome” (Jo. 1.12). Portanto os amados de João a quem ele chama de filhos de Deus são todos aqueles que recebem o Senhor Jesus como seu único e suficiente salvador e que creem em Seu nome.

O Processo

No entanto em seguida o evangelista faz uma profunda revelação, ele diz: “ainda não se manifestou o que haveremos de ser”, ou seja, João está revelando que quando nos unimos a Cristo tornando-nos uma nova criatura (2Co. 5.17) iniciamos um processo de transformação que envolve todo o nosso ser, mas que só estará completo na eternidade.

Pv. 4.18

Porém, isso não quer dizer que a nova criatura só surge após o juízo. Na verdade, ao nos unirmos sinceramente a Jesus já somos regenerados ainda que os sinais da regeneração surjam paulatinamente. O momento do batismo é o momento da concretização desta transformação, mas a ação deste sacramento na vida do convertido se prolonga até a sua morte executando sua função transformadora. A esse caminhar na justiça se refere o livro de Provérbios onde se lê: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Pv. 4.18).

Portanto, ainda que os sinais de transformação não sejam patentes na vida de alguém, devemos buscar enxerga-lo com os olhos da fé que vê a essência divina depositada no fundo do coração de cada um. É a esse enxergar além do que é visível que se refere o escritor da carta aos hebreus quando diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” (Hb. 11.1).

O Resultado

Ainda no versículo da carta de João, o evangelista continua dizendo: “Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é”. Certamente João está se referindo à segunda volta de Cristo, ao momento em que Ele separará os escolhidos para o Seu Reino e permanecerá definitivamente com eles. Porém o que podemos saber a respeito dessa semelhança da qual fala o evangelista?

...na nova vida teremos nosso corpo e a nossa mente transformados e assim não estaremos mais sujeitos às limitações da carne...

É evidente que não podemos conhecer todos os detalhes da vida futura, pois alguns mistérios pertencem só a Deus (Dt. 29.29) porém encontramos nas Sagradas Escrituras algumas dicas a esse respeito, por exemplo Paulo escrevendo aos filipenses diz: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” (Fp. 3. 20-21) e em sua primeira carta aos coríntios revela: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.” (1Co. 13.11-12).

É possível portanto compreender que na nova vida teremos nosso corpo e a nossa mente transformados e assim não estaremos mais sujeitos às limitações da carne, nem sofreremos mais as dores provocadas pelo pecado e nossos olhos se abrirão para o verdadeiro conhecimento, o conhecer ao Senhor. Utilizando-me de uma terminologia de Aristóteles, posso dizer que aquele que recebe Jesus em sua vida, embora ainda não possua essa nova realidade em ato, a possui em potência e João enxergava isso, com os olhos da fé.

Recebamos, pois, a Cristo Jesus em nossa vida para que naquele dia possamos desfrutar junto dEle da verdadeira vida.

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe