Pular para o conteúdo principal

NÃO HÁ JUSTOS

No Salmo 143, o Rei Davi clama a Deus dizendo: “Não entres em juízo com o teu servo, porque à tua vista não há justo nenhum vivente.” (Sl. 143.2), com isso ele está afirmando que ninguém é considerado por seus próprios méritos justos aos olhos de Deus.

Davi

Veja, Davi era o homem “segundo o coração de Deus” (At. 13.22), foi rei ungido por Deus para Israel, pai de Salomão, a quem coube edificar a Casa do Senhor (2Sm. 7. 12-13), de sua linhagem nasceu entre nós o nosso Senhor Jesus, o próprio Cristo muitas vezes foi chamado de filho de Davi, ainda assim ele, o rei Davi, sabia que não suportaria caso Deus entrasse em juízo com ele, sabia que não seria aprovado.

Porém alguns podem pensar: “isso se dá porque Davi cometeu pecado grave contra Urias e Bate-Seba”. Porém convém lembrar que o Senhor perdoou o seu pecado (2Sm 12.13).

Sl. 51.5

O fato é que Davi sabia que mesmo sendo um ungido de Deus ele era essencialmente um pecador nascido na iniquidade (Sl. 51.5) porque trazia em si a semente do pecado que todos nós trazemos e esse fato faz com que cometamos pecados sem muitas vezes nem mesmo reconhecê-los como tais. Por isso em outro Salmo Davi clama para que seja absolvido até mesmo dos pecados ocultos (Sl. 19.12).

Porém o Salmo 143 não trata apenas do rei Davi. O salmista também afirma que à vista de Deus não há justo nenhum vivente, ou seja, nenhum de nós suportaríamos um julgamento divino baseado em nossos méritos, porque de fato não temos mérito nenhum. Não há obra alguma nossa que possa satisfazer aos critérios de santidade do Senhor, agradar a Deus a ponto de nos trazer a salvação, pois essa só vem por meio da Graça (o amor de Deus em ação) mediante a fé (Ef. 2.8).

Nossa Situação

O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos, citando o Salmo 14, diz: “Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” (Rm. 3. 9-12).

...devemos ter em mente que nenhum de nós é justo, nenhum de nós busca a Deus com pureza de coração...

Não é o fato de frequentarmos uma igreja que nos faz sem pecados, ao contrário: o fato de nos reconhecermos pecadores é que nos faz buscar a Cristo através de alguma igreja, porque Jesus não veio para os justos (os sem pecados – esses estão com Ele) mas para os pecadores (Mc. 2.17). E se você meu amigo buscou uma igreja por qualquer outro motivo que não seja encontrar a Cristo, ore para que o Senhor mude o seu coração e abra os seus olhos para a verdadeira fé.

O apóstolo João disse que “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.” (1Jo. 1.8), e foi a cristãos que João escreveu essas palavras.

Portanto, devemos ter em mente que nenhum de nós é justo, nenhum de nós busca a Deus com pureza de coração, pois o pecado habita em nós (Rm. 7.17). Porém esse fato não é motivo para desesperança, ao contrário, a exposição de nosso pecado deve nos servir de estímulo para que nos entreguemos por inteiro a Deus, nos reconhecendo inteiramente dependentes dEle cuja misericórdia triunfa sobre o juízo (Tg. 2.13) e nos lembrarmos que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1Jo. 1.9).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a semear a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe