Pular para o conteúdo principal

LOUVAR A DEUS OU CANTAR AOS HOMENS?

É bem verdade que uma das funções do culto na igreja é o louvor a Deus com cânticos, no entanto esse não pode ser a principal e muito menos a única função de um culto.
A Palavra de Deus está repleta de relatos em que personagens bíblicos entoavam cânticos ao Senhor: Moisés, o fez após atravessar o mar com o povo hebreu (Ex.15.1), Débora e Baraque louvaram ao Senhor com cântico após derrotarem o rei de Canaã (Jz.5), Davi e todo o povo de Israel se alegrava com cânticos e instrumentos musicais quando retiraram a Arca da Aliança de Quiriate-Jearim (1Cr. 13.8), Paulo recomenda aos irmãos em Éfeso que falem entre si com salmos, louvando ao Senhor com hinos e cânticos espirituais (Ef. 5.19).

Louvor pop-star

No entanto, a filosofia pop-star que nos dias atuais está se infiltrando nas igrejas e especialmente nos chamados “ministérios de louvor” é muito diferente do louvor praticado nos tempos do Antigo e do Novo Testamento.
Mt. 7.23
Um ponto importante a ser considerado é a qualidade de certos “louvores” que nada mais são do que músicas mundanas “maquiadas” de música gospel.
Há também aqueles que, embora tanto na letra como na melodia remetam à oração, na verdade, diferentemente dos cânticos que vemos na Palavra de Deus, estão contaminados pela filosofia da supervalorização do ego, característica do nosso século, e descrevem uma relação exclusivista entre a pessoa e Deus.
Os temas de tais louvores se referem ao que Deus fez na Minha Vida, o que Deus pode Me Dar, como Eu Alcançarei Vitória, onde fica a igreja nesses cânticos? Onde agradecemos ou oramos pelos irmãos nesses louvores? Onde estão as outras pessoas nas melodias que entoamos?

Os ministérios de louvor

Outro ponto importante é a formação cristã dos grupos de louvor. Infelizmente muitos assumem essa posição no culto apenas porque tem uma boa voz ou toca algum instrumento, no entanto possui pouco ou mesmo nenhum conhecimento da Palavra de Deus, o que conhecem da Palavra se resume às letras das músicas que cantam e ao que ouvem da pregação durante os cultos.
Ostentam com orgulho o título de levita (e é bom que se saiba que na Bíblia os levitas não eram apenas os que cantavam e tocavam), mas muitos deles não têm nenhum preparo na Palavra de Deus.

...antes de sonharem com seus filhos ocupando lugares no púlpito da igreja em grupos de adoração e louvor ajude-os a fazer de suas vidas um verdadeiro ministério com Cristo Jesus...

Indiretamente estimulados pela ausência de cobrança, por parte dos líderes da congregação, do conhecimento bíblico e do comportamento cristão necessários para assumir responsabilidades na igreja, muitos deles encaram esse ministério como uma promoção pessoal e, não raramente, possuem uma vida na igreja e outra completamente diferente fora dela.
Alguns deles são jovens e imaturos, e terminam se iludindo com tantas atenções em torno deles, rapidamente perdem o foco e se afastam do verdadeiro objetivo dos cânticos: o louvor a Deus. Tropeçam na soberba, se afastam de Deus e se aproximam do mundo, as vezes permanecem na igreja, mas longe do Senhor.
Precisamos ter em mente que o fato de participar de um ministério dentro da igreja não é garantia de salvação, pois muitos dirão, naquele dia, Senhor, Senhor e não entrarão no reino dos céus (Mt. 7.22-23).
Atentemos para o fato de que se louvamos a Deus, mas não ouvimos e cumprimos Suas palavras, certamente o Senhor nos mandará afastar o estrépito dos nossos cânticos, pois não ouvirá a melodia de nossas liras (Am. 5.23), uma vez que Ele mesmo já nos alertou que de nada adiantará repetirmos os Seus preceitos se rejeitarmos Suas palavras (Sl. 50.16-17).

Portanto, é importante alertar a pais e mães de jovens cantores ou instrumentistas cristãos para que antes de sonharem com seus filhos ocupando lugares no púlpito da igreja em grupos de adoração e louvor ajude-os a fazer de suas vidas um verdadeiro ministério com Cristo Jesus, pois muito mais importa o Conhecer a Deus do que qualquer holocausto (Os. 6.6).
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.

Comentários

Compartilhe