Pular para o conteúdo principal

CRER NO SENHOR JESUS

É muito conhecida a promessa contida no Livro de Atos dos Apóstolos Capítulo 16, versículo 31, onde Paulo diz ao carcereiro: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa. ” (At. 16.31).
Porém, algumas pessoas pensam, equivocadamente, que o texto está afirmando que se um membro da casa, ou da família, se converter a Jesus, todos os seus familiares serão salvos automaticamente, como se a conversão daquele familiar fosse uma espécie de procuração para a salvação dos demais.

A salvação é pessoal

Na verdade em momento algum o texto afirma tal coisa. Se lermos os versículos seguintes desta narrativa veremos que após a promessa de salvação, Paulo e Silas lhe pregaram a Palavra de Deus e a todos os de sua casa (At. 16.31).
At. 16.31
No versículo 33 ainda encontramos que na mesma hora da noite, após cuidar deles, lavando -lhes os vergões dos açoites, foi o carcereiro batizado juntamente com toda a sua família (At. 16.33).
Paulo e Silas foram então levados para a casa do carcereiro e lhes puseram a mesa e o carcereiro e toda sua família manifestava grande alegria por terem crido em Deus (At. 16.34).
Fica claro, então, que não houve uma salvação por procuração, na verdade toda a casa do carcereiro também creu e foram batizados, por isso seriam salvos.
Nesse relato, todos creram em Jesus após a pregação de Paulo e Silas, e na nossa casa? Quem trará a Palavra para dentro de nosso lar, se não nós mesmos? Se somos verdadeiramente convertidos a Cristo Jesus, cabe a nós pregar a boa nova dentro da nossa própria casa. Não de forma autoritária, com palavras de críticas e humilhação contra aqueles que ainda não tiveram o entendimento da verdade, mas com amor e sobretudo com exemplos.
Não podemos crer na falácia de que ao nos convertermos a Jesus, como alguma espécie de mágica, toda a nossa família já estará salva. Se crermos nisso e nada fizermos em favor da salvação de nossos entes queridos, podemos ter a desagradável surpresa de, naquele dia, vermos aqueles que nos são mais caros serem condenados.
A Palavra de Deus é bem clara ao afirmar que “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai, a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este. ” (Ez. 18.20). Da mesma forma que nossos filhos não serão acusados por nossos pecados, também nossa decisão correta de aceitar a Cristo não será creditada na vida deles.
A salvação é pessoal e intransferível. Jesus diz que está a porta e bate e se alguém abrir a porta Jesus ceara com quem abrir (Ap. 3.20). O pronome está propositalmente no singular (ele), inclusive na língua original, o grego, porque Cristo se refere a porta do coração e só nós podemos abrir a nossa própria porta do coração.
O Espírito Santo nos recomenda a, se ouvirmos a Sua voz, não endurecermos o nosso coração (Hb. 3.8), isso é pessoal.

A salvação da nossa família

Se somos filhos e nossos pais não aceitam a Palavra de Deus, lembremos que honrar pai e mãe (Ex. 20.12), inclui desejar o melhor para eles em vida e depois da morte.
Se somos pais convertidos a Cristo, cabe a nós brilharmos como luz em nosso lar (Mt.5.14) para que nossos filhos também encontrem a salvação, pois quando ensinamos a criança no caminho em que deve andar, ainda quando for velho, não se desviará dele. (Pv. 22.6).
O Ide e pregai comissionado por Jesus (Mc. 16.15) deve iniciar dentro da nossa própria casa.
Ainda que os de sua casa não aceitem a Palavra ou até mesmo lhe ridicularize por ela, tenha a certeza de que sua parte foi feita, mas é cada um que escolhe entre a vida e a morte, entre a benção e a maldição (Dt. 30.19).

Se queremos nossa família junto a nós no paraíso, naquele dia, devemos buscar viver nossa fé em Cristo dia após dia...

Devemos repreender sim, quando necessário e com amor e com a verdade, mas evitar pregações moralistas e preconceituosas, pois todos nós temos pecados (1.Jo.1.10).
Para podermos ser essa luz em nossa família, levarmos nossos entes queridos a Cristo e, aí sim, vermos, não apenas nós, mas toda a nossa casa servindo ao Senhor (Js. 24.15) e dessa forma ter a certeza da salvação daqueles que amamos, devemos ouvir o que diz o Pai em Dt. 6. 5-9:
“Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. ”.

Se queremos nossa família junto a nós no paraíso, naquele dia, devemos buscar viver nossa fé em Cristo dia após dia, em cada instante, em cada lugar, inclusive na nossa casa, do contrário, não O estaremos servindo com inteireza de coração (2Cr. 19.9) e, nesse caso, talvez nem mesmo nós cheguemos ao paraíso.
Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe