Pular para o conteúdo principal

DEUS CUMPRE POR INTEIRO

Bem sabemos que Deus não é homem par mentir e nem filho de homem para se arrepender (Nm. 23.19), portanto todas as suas promessas são cumpridas. Se Ele nos fez alguma promessa na Palavra isso significa que em algum momento ela será cumprida.
No entanto, as circunstâncias em que a promessa será cumprida, por vezes, deixam alguns cristãos em dúvida, e com a dúvida a incerteza, e com a incerteza a fraqueza, e com a fraqueza a queda.
A Palavra de Deus nos revela que há um tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec. 3.1), ou seja, para tudo tem seu tempo certo. Jesus nos falou que até os cabelos de nossas cabeças são contados (Mt. 10.30), então nada passa desapercebido do olhar de Deus.

Os três fatores

Porém, as vezes recebemos uma promessa do Senhor e ela parece demorar a se concretizar e isso pode acontecer devido a, basicamente, três fatores:
1) O tempo de Deus não é o nosso tempo, para Ele 1 dia são como mil anos e mil anos como um dia (2Pe. 3.8), portanto, Deus, que é o senhor do tempo, possui com ele uma relação completamente diversa da nossa.
2) O inimigo pode tentar atrapalhar ou atrasar o cumprimento da promessa em nossa vida, como ocorreu com Daniel, cujo relato bíblico nos revela que demônios tentaram impedir o anjo de levar a revelação a Daniel por vinte e um dias (Dn. 10. 10-14).

3) Nossas escolhas podem nos afastar da benção como aconteceu com o povo de Israel que, embora já tivessem recebido a promessa de possuírem a terra, sua escolha em ser infiel para com Deus fez com que a benção fosse retardada por 40 anos e entregue a seus descendentes.

Deus não entrega obra incompleta

Is. 66.9
Porém, é preciso sermos fiéis a Deus e estarmos sempre vigilantes para que não sejamos enganados com falsas bênçãos, pois o inimigo é capaz de se disfarçar em anjo de luz para tentar enganar os escolhidos (2Co. 11.14).
Se há uma promessa de Deus para nossa vida, creiamos que ela será cumprida por completo, Deus não dá meia benção.  Ele é o alfa e o ômega o princípio e o fim (Ap. 22.13) por que iria abençoar alguém pela metade?
O Senhor falando por intermédio do profeta Isaías diz: “Acaso, farei eu abrir a madre e não farei nascer? – diz o SENHOR; acaso, eu que faço nascer fecharei a madre? ” (Is. 66.9). De fato, como supor que o Senhor iniciará uma obra e não a concluirá? O apóstolo Paulo afirma que “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. ” (Fp.1.6).
Percebamos, então, que Deus não entregará obra Sua incompleta. Se Ele nos prometeu algo Ele cumprirá Sua promessa integralmente.

Devemos estar alertas

Ocorre que, Satanás, conhecendo nossa natureza ansiosa, por vezes, se põe em nosso caminho, antes do cumprimento da promessa de Deus, para nos fazer ofertas que podem até se assemelhar, à primeira vista, com aquilo que Deus nos prometeu, mas que, na verdade, não passa de um engano.
Por exemplo: Se temos como promessa do Senhor um casamento feliz, antes mesmo de alcançarmos esse casamento, as vezes até mesmo antes de conhecermos nosso futuro marido ou esposa, o inimigo pode fazer surgir em nosso caminho, possíveis pretendentes a realizar esse nosso sonho.

...aguardemos sempre no Senhor, vigilantes e em oração, com paciência, não aceitando os engodos do inimigo, pois no tempo certo a promessa do Senhor se cumprirá 

No entanto, as garras do inimigo nunca estão completamente encobertas para quem tem os olhos abertos pelo Senhor. Se estivermos vigilantes e em oração (Mt.26.41) como nos orienta a Palavra, perceberemos que aquela pessoa ou aquela situação não passa de um engodo e continuaremos esperando em Deus.
Lembremos que “A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto. ” (Pv.10.22), portanto, como aceitar que uma benção dada por Deus pode nos trazer sofrimentos futuros?
No exemplo do casamento, como podemos acreditar que uma pessoa que possui vícios, falta de domínio próprio, infidelidade crônica, ou outras tantas falhas de caráter será o cumprimento da promessa de Deus em nossa vida?
Portanto, aguardemos sempre no Senhor, vigilantes e em oração, com paciência, não aceitando os engodos do inimigo, pois no tempo certo a promessa do Senhor se cumprirá e transbordará em nossa vida, porque, tenhamos a certeza, que Ele sempre nos dá muito mais do que pedimos ou pensamos (Ef. 3.20)

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus.  

Comentários

Compartilhe