Pular para o conteúdo principal

CÚMPLICES DE OBRAS MÁS

Estamos atravessando tempos tumultuosos no mundo e não apenas me refiro aos assuntos propriamente seculares, mas também às igrejas que já há algumas décadas têm se multiplicado em denominações que hoje são quase tão numerosas quanto as heresias praticadas dentro de muitas delas.
Utilizando-se de retórica, os mensageiros do destruidor aproveitam-se da preguiça daqueles irmãos e irmãs - que são capazes de perder horas lendo, assistindo ou conversando bobagens nas redes sociais ou em outras distrações mundanas, mas que cansam já nas primeiras palavras do estudo ou da leitura bíblica - para incutir dentro das igrejas doutrinas estranhas à Palavra de Deus.
Algumas dessas falsas doutrinas, que podem se trazidas por membros, obreiros, diáconos, pastores ou qualquer pessoa a serviço de Satanás, são tão absurdas que facilmente são percebidas por qualquer recém convertido, no entanto algumas são mais sutis e se não estivermos atentos penetram na congregação e realizam a obra para a qual foram criadas: matar, roubar e destruir (Jo. 10.10).
Algumas dessas falsas doutrinas vêm disfarçadas de esclarecimento ou interpretação bíblica e terminam por trazer para dentro da casa de Deus algo que o Pai nunca disse ou ensinou.

A importância de estudar a Bíblia

Por isso é fundamental mantermos o costume de lermos e estudarmos a Palavra de Deus sempre, pois como iremos reconhecer o que é falso se não conhecemos a verdade? Ao nos dedicarmos ao estudo das Escrituras Sagradas Aquele que as escreveu por intermédio de homens nos capacitará para combater as doutrinas do inimigo.
No entanto, se nos acomodarmos a limitar nosso conhecimento da Palavra de Deus apenas ao que recebemos de outras pessoas, sejam elas membros da igreja, obreiros, diáconos ou pastores, estaremos correndo o risco de nos colocarmos em situação semelhante à de Eva que, por ter recebido a orientação de Deus por intermédio de Adão, foi enganada pela astúcia de Satanás e caiu em desgraça.
1Pe. 5.8
Ao recebermos em nossa igreja ou em nossos corações doutrinas que vão além ou são contrárias ao que Deus nos ensinou estaremos sendo cooperadores de tais doutrinas.
A esse respeito o evangelista nos esclarece em sua segunda epístola quando diz: “Porque muitos enganadores têm saído pelo mundo fora, os quais não confessam Jesus Cristo vindo em carne; assim é o enganador e o anticristo. Acautelai-vos, para não perderdes aquilo que temos realizado com esforço, mas para receberdes completo galardão. Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem lhe deis as boas-vindas. Porquanto aquele que lhe dá boas-vindas faz-se cúmplice das suas obras más. ” (2Jo. 7-11).

As ciladas do inimigo

Lembremos que o diabo anda ao derredor bramando como um leão procurando alguém a quem possa devorar (1Pe. 5.8) e umas das formas de ele executar seu plano maléfico dentro das igrejas é por meio dessas sutis doutrinas que, travestidas de revelações, entendimentos, interpretações novas da Palavra de Deus, são na verdade armadilhas do inimigo para promover a apostasia de muitos.
O evangelista é muito claro ao dizer que aqueles que recebem (dão boas-vindas) a essas doutrinas, ainda que não sejam seus divulgadores, fazem-se cúmplices de suas obras más.
E isso ocorre pelo fato de que Jesus não veio nos trazer o evangelho da indecisão, da covardia nem das palavras dúbias, ao contrário ele nos recomendou que nossas palavras fossem sempre sim, sim e não, não (Mt. 5.37) e afirmou que aquele que não é por Ele é contra (Mt. 12.30).

Por isso é fundamental mantermos o costume de lermos e estudarmos a Palavra de Deus sempre...

Se aceitamos e recebemos doutrinas estranhas a Palavra do Senhor na nossa igreja ou na nossa vida porque escolhemos nos acomodar e não buscar o conhecimento de Deus ou porque tais doutrinas nos acalentam em nossos pecados estaremos nos tornando cúmplices de todas as desgraças que tais doutrinas venham a trazer.
Lembremos que quando Corá, Datã e Abirão estavam para ser tragados pela terra em virtude de suas maldades o Senhor recomendou a toda a congregação a se desviarem daqueles homens para que não fossem eles também arrebatados em todos os seus pecados (Nu. 16.26).

Gostou desta postagem? Comente, compartilhe, recomende. Utilize os botões abaixo para postar esse texto em sua rede social, colocar em seu blog ou enviar por e-mail para seus amigos. Ajude a divulgar a Palavra de Deus. 

Comentários

Compartilhe